Voyager já tem data confirmada de encerramento

A UPN já confirmou a data de conclusão de Jornada nas Estrelas – Voyager: 23 de abril. A rede anunciou o fim da série –um episódio duplo, como já tradicional em conclusões de Jornada– no final da semana passada, elogiando o programa até dizer chega.

“Estamos imensamente orgulhosos dessa série extraordinária, uma que foi lançada –e inaugurou uma rede de televisão– em 16 de janeiro de 1995 e desde então garantiu seu lugar na história da ficção científica”, disse Tom Nunan, presidente de entretenimento da UPN.

A rede também está programando um especial de duas horas no dia 22 de abril. Além de um programa de uma hora –uma retrospectiva da série–, a rede também pretende exibir o episódio eleito pelos fãs como o melhor da série.

A UPN anunciou também sua programação com data de estréia em janeiro. A rede, que luta para sobreviver após a venda de algumas de suas estações para a concorrente News Corp, companhia que administra a rede Fox, declarou que, embora continue a existir após janeiro, não trocará de nome, como antes era planejado.

A idéia original era transformar a UPN na “Paramount Network”, mas o projeto foi descartado. Não foram dadas razões para a manutenção do nome original, mas eu arriscaria chutar que a Paramount não está a fim de vincular ainda mais o seu nome a uma empresa que está à beira da falência.

Para promover o anúncio, a rede reuniu todo o elenco de Voyager, somado aos produtores-executivos Rick Berman e Kenneth Biller, para uma entrevista coletiva.

Berman não quis entregar nada sobre a conclusão da série, mas declarou que “resolver a série é muito mais que responder à questão “a nave volta para casa ou não?”. Para ele, “compactá-la a essa simples questão é injusto para com o que esperamos obter no episódio final de duas horas”.

Ele disse que as atuais datas para a próxima série e o próximo filme são, respectivamente, setembro de 2001 e em algum ponto de 2002. Entretanto, ele enfatizou que essas datas dependem das contingências, ou seja, das greves programadas para este ano.

Berman também deu novo fôlego às especulações de que a nova série vá parar em outra rede que não seja a UPN, dizendo que é “prematuro especular quando a nova série vai estrear e em que rede”.

Ele também se recusou a descartar a possibilidade de a tripulação de Voyager aparecer no novo filme, gerando um momento de descontração na entrevista. Ao ouvir isso, Kate Mulgrew (Janeway) se virou para o produtor-executivo e falou, rindo: “Você poderia elaborar mais?”

O site Startrek.com divulgou uma matéria sobre a entrevista coletiva, e promete uma transcrição completa para breve.