Kenneth Biller defende descanso para o franchise

Kenneth Biller, produtor-executivo de Voyager, deu uma nova entrevista durante a festa da imprensa da rede norte-americana de televisão UPN, desta vez para o Startrek.com, site oficial de Jornada nas Estrelas.

O produtor voltou a comentar que a próxima série de Jornada, em desenvolvimento por Rick Berman e Brannon Braga, pode não chegar em setembro de 2001, como a equipe planejava inicialmente. Curiosamente, Biller mostrou sobriedade acima da média ao dizer que o atraso talvez fosse bom para o franchise.

“Eu acho que um respiro seria saudável e faria a audiência esperar pela série e querê-la. Mas eu não tomo essas decisões. Essas são todas decisões de estúdio e de rede.”

Ele admite que pode vir a trabalhar na nova série, mas a decisão ainda está longe de ser tomada. Biller também tem contrato para criar novas séries para a Paramount, mas diz que só vai apresentar propostas após a conclusão de Voyager. Ele manteve o bico calado sobre o final da série, que vai ao ar em abril pela UPN.

Biller não contou muitas novidades sobre os próximos episódios da sétima temporada da série, que deve começar a exibir inéditos ainda em janeiro. O produtor só comentou o que já se sabia sobre “Shattered” (várias partes da nave ficam em diferentes pontos do tempo e só Chakotay consegue transitar de uma a outra), “Repeteance” (episódio que vai lidar com mais uma questão de atualidade, a exemplo de “Critical Care”, desta vez usando Seven of Nine), “Lineage” (que ele agora definiu como um “tour de force” para Roxann “B’Elanna” Dawson e Robert “Paris” McNeill, que enfrentarão seu primeiro conflito conjugal) e “Workforce” (o episódio duplo em que a tripulação é usada como mão-de-obra para alienígenas).

Um rumor interessante que circulou recentemente foi revelado por Robert Picardo (o Doutor holográfico), em uma convenção em Orlando. Ele disse que um episódio futuro irá mostrar Seven of Nine explorando sua sexualidade, usando para isso uma representação holográfica do comandante Chakotay.

Ele revela que os dois personagens irão até trocar um beijo. Picardo disse ter ficado muito desapontado por Seven não ter escolhido o Doutor para suas “experiências”.

Uma coisa é certa: se Robert Beltran (Chakotay) voltar a reclamar dos produtores, ele não bate bem da cuca. Não é qualquer um que pode beijar a mulher do chefe e sair impune.