Terceiro ano de DS9 pode chegar no segundo semestre

O USA Network continua se mostrando empenhado em exibir novas temporadas de Jornada nas Estrelas. O canal comprou um grande pacote de episódios no segundo semestre de 2000, que incluiu as duas primeiras temporadas de Deep Space Nine, as duas primeiras de Voyager e a quarta e quinta temporadas de A Nova Geração.

A exibição dos inéditos pelo canal atualmente já está chegando à metade da segunda temporada de Deep Space Nine, e os fãs temem que o seriado entre em uma fase longa de reprises após a conclusão do segundo ano.

Segundo o USA, haverá reprises. Mas nada que lembre os tenebrosos tempos em que o canal reprisou sete vezes seguidas a primeira temporada de A Nova Geração.

“Deep Space Nine, ao que parece, irá ser reexibido a partir da primeira temporada. Nós não fechamos a compra de um novo pacote, que deve ser anunciado somente para o próximo semestre”, disse ao Trek Brasilis Franklin Costa, do departamento de marketing do canal.

Ele reafirmou a vontade do USA de apoiar Jornada, mas ressaltou que nem tudo é possível ao canal. “Temos o interesse em exibir todas as séries de Jornada, com todas as temporadas e todos os episódios. Porém, não nos é possível exibi-la de uma só vez, até porque os custos das temporadas são altos.”

Ele justifica as dificuldades pela necessidade de dar atenção ao resto da programação do canal. “Apesar de Jornada nas Estrelas ser o carro-chefe do Sci-Fi Weekend, nós ainda temos todas as séries do RUA 13 e os filmes do Studio Universal, além de algumas séries novas que estão pintando na telinha em breve.”

Segundo Franklin, o canal resolveu adotar uma lógica de exibição mais razoável para o início do segundo ano de Voyager. Eles seguirão (ao menos no começo da segunda temporada) a ordem de exibição norte-americana. Até então, a política do canal estava sendo optar pela ordem de produção, o que invariavelmente acarretava problemas de cronologia.

Sobre a aquisição de novas séries, como Andromeda, Franklin diz que algumas novidades podem pintar a partir de março.

No campo das traduções dos episódios, Cristina Nastasi (responsável pela coordenação da equipe que traduz os roteiros para a dubladora VTI-Rio) conta que os trabalhos do atual pacote comprado pelo USA estão bem adiantados.

“Em Deep Space, o segundo ano já está todo traduzido. Da Nova Geração, o quinto ano já começou a ser traduzido e em Voyager estamos fechando o segundo ano, faltam uns oito episódios para acabar”, informa.

Os nomes definitivos dos episódios traduzidos devem estar pintando em breve no Trek Brasilis, juntamente com um relatório do andamento das dublagens. Uma entrevista com um dos mais capazes dubladores de Jornada no Brasil também está a caminho. Fique ligado!