Kor, Kang e Koloth estão de volta neste fim-de-semana

Os três Klingons mais marcantes da Série Clássica estarão de volta em um inédito deste fim-de-semana, cortesia do USA Network. Confiram tudo sobre “Blood Oath” e os demais episódios inéditos, em nosso suplemento especial.

 

 

“The Drumhead”
(“Inquisição”)

A Nova Geração
4ª temporada

Episódio 095
Exibição nos EUA: 29/04/1991
Data Estelar: 44769.2.

sábado, 16h; domingo, 13h

Sinopse:

Uma explosão na câmara de dilithium da Enterprise-D soa muito suspeita, e faz com que Worf desconfie de J’Ddan, um oficial Klingon a bordo da nave em um programa de intercâmbio. A renomada investigadora da Federação almirante Norah Satie deixa sua aposentadoria para conduzir uma detalhada investigação do acidente.

J’Ddan admite que estava roubando informações da Federação para repassar aos Romulanos, mas diz que não tem nada a ver com a explosão na Enterprise. Sabin Genestra, o adido Betazóide da almirante Satie diz que ele está dizendo a verdade, e a almirante começa então a procura por mais conspiradores a bordo da nave. Mas a forma pela qual essa investigação está sendo feita não agrada nem um pouco Picard, onde inocentes poderão vir a serem declarados culpados.

Notas:

“The Drumhead”, um episódio barato que foi feito para economizar dinheiro, transformou-se em uma das melhores coisas já produzidas na saga de Jornada nas Estrelas. Sem o apoio de efeitos especiais, e baseado apenas no excelente roteiro escrito por Jeri Taylor, “The Drumhead” foi inspirado em um esboço de Ron Moore chamado “It Can’t Happen Here”, e traz ecos da investigação de Picard em “Coming of Age”, referências a abdução de Picard pelos Borgs em “The Best of Both Worlds”, referências também sobre os invasores parasitas de“Conspiracy”, sobre o escândalo do espião Romulano Selok “T’Pel” de “Data’s Day”, e ainda o episódio desenvolve uma boa intriga entre Klingons e Romulanos. Tudo isso com um orçamento US$ 250 mil abaixo do normal!

O episódio é o terceiro da Nova Geração a ser dirigido por Jonathan Frakes, sendo que dois foram nesta temporada (“Reunion” e “The Drumhead”) e um na temporada anterior (“The Offspring”).

Após 25 anos de Jornada, neste episódio é explicado que a Federação tem uma “Carta Magna”, denominada como “Constituição”.

A nave que traz a almirante Satie para a Enterprise é a Cochrane, uma nave da classe Oberth, como a USS Grisson, de “Jornada nas Estrelas III”, ou a USS Tsiolkovsky, de “The Naked Now”. O nome da nave, claro, é uma refência a Zefram Cochrane, criador da dobra espacial. Cochrane já havia sido mencionado no episódio do terceiro ano “Ménage à Troi”.

Neste episódio é a vez de Picard agir como advogado, algo que já foi feito por Riker em “Angel One”, da primeira temporada, e “The Measure of a Man”, do segundo ano.

Aqui descobrimos que Picard assumiu o comando da Enterprise-D na data estelar 41124, sendo que a nave foi comissionada em 40759.5. O primeiro registro no diário do capitão tem a data de 41153.7.

E neste episódio também é citado que a Frota perdeu 39 naves e 11 mil oficiais na batalha de Wolf 359 contra os Borgs, conforme eventos vistos em “The Best of Both Worlds”.

A almirante Norah Satie é interpretada pela experiente atriz Jean Simmons. Jean nasceu em 31 de janeiro de 1929, em Londres. Começou sua carreira como atriz aos 14 anos, no filme “Give Us the Moon”. Sua interpretação ao lado de Laurence Oivier em “Hamlet” lhe valeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz codjuvante. Em 1985 ela atuou na minissérie de TV “North and Soul”, que contava com Jonathan Frakes (Riker) no elenco. Jean Simmons, hoje com 72 anos de idade, residente em Santa Monica, EUA, diz para quem quer ouvir que sempre foi uma grande fã deJornada.

Elenco convidado:

Jean Simmons como almirante Norah Satie
Bruce French como Sabin Genestra
Spencer Garrett como Simon Tarses
Henry Woronicz como o Klingon J’Ddan
Earl Billings como o almirante Thomas Henry
Ann Shea como Nelle Tore

Escrito por Jeri Taylor
Direção de Jonathan Frakes

 

“Blood Oath”
(“Juramento de Sangue”)

Deep Space Nine
2ª temporada

Episódio 039
Exibição nos EUA: 28/03/1994
Data Estelar: desconhecida.

sábado, 17h; domingo, 14h

Sinopse:

Quando três lendários Klingons chegam à Deep Space Nine, Kor (do episódio “Errand Of Mercy”, da série original), Koloth (do episódio “The Trouble With Tribbles”, da série original) e Kang (do episódio “The Day of the Dove”, da série original), Jadzia Dax encontra-se em meio a um difícil dilema moral, dividida entre os valores da Federação e a lealdade a esses Klingons.

Acontece que Curzon Dax foi muito ligado a esses guerreiros e em particular a Kang, cujo filho foi morto por um inimigo traiçoeiro, O Albino. Curzon era o padrinho do filho de Kang, o qual forá chamado Dax em homenagem ao Trill. Os quatro juraram vingança contra o Albino.

Poderá Jadzia Dax honrar tal juramento de sangue?
Poderá ela comer do coração do Albino?

Notas:

Participação de John Colicos, como Kor. Participação de William Campbell, como Koloth. Participação de Michael Ansara, como o Kang.

William Campbell nasceu em 30 de outubro de 1926, em Newark, Nova Jersey, EUA. Ele já participou de filmes como “Love Me Tender” (1956) e “Blood Bath” (1966), bem como séries de TV como “Perry Mason” (1957) e “Kung Fu: The Legend Continues” (1992). Participou de Jornada nos episódios da série original: “The Squire Of Gothos”, como Trelane, e “The Trouble With Tribbles”, como o Klingon Koloth. Mais recentemente participou do game “Star Trek: Judgement Rites” (1994), como a voz de Trelane. Ele é irmão do escritor R. Wright Campbell e do também ator Robert Campbell. Sua primeira esposa, Judith Exner, é apontada por muitos como um antigo caso do falecido presidente Kennedy. Mas provavelmente a história mais absurda envolvendo Campbell é o fato de que acredita-se que ele “substituiu Paul McCartney” nos Beatles, com “auxílio de uma cirugia plástica”, quando da época em que “Paul estava morto”, ao final dos anos 60.

John Colicos nasceu em 10 de dezembro de 1928, em Toronto, Ontário, Canadá. Faleceu em 6 de março de 2000, devido a uma sucessão de ataques cardíacos. Com apenas 22 anos, se tornou o mais jovem ator a viver o Rei Lear na nobre “Old Vic”, em Londres. Ela acabou se tornando famoso, pelo mesmo papel, em 1964, na montagem da Companhia Canadense de Stratford. Também ganhou belos elogios por sua versão de Churchill na peça “Soldiers”. Seus melhores papéis no cinema foram: “Anne of a Thousand Days”, de 1970 (seu mais importante papel no cinema, com Richard Burton), “Raid on Rommel” (1971), “Red Sky at Morning” (1971), “Doctor’s Wives” (1971), “The Wrath of God” (1972), “Scorpio” (1973), “Breaking Point” (1976), “Drum” (1976) e “Postman Always Rings Twice” (1981). Alguns dos seus principais papéis em televisão foram o do conde Baltar, em “Battlestar Gallactica”, entre 1978 e 79 (com Lorne Greene), e de Mikkos Cassadine em “General Hospital”. Ele participou também de séries e filmes para TV, tais como “The Three Musketeers”, de 1960 (como Porthos), “Mission: Impossible” (1966) e “Charlie’s Angels” (1976). Entretanto, para os trekkers, Colicos será sempre lembrado como o primeiro protagonista Klingon da história de Jornada, o personagem Kor, do episódio da série original “Errand Of Mercy”. Ele retornaria em DS9, também como Kor, nos episódios “Blood Oath”“The Sword of Kahless” (quarta temporada), onde Kor se une a Worf e Jadzia na busca da mítica arma do criador do Império Klingon, e “Once More Unto the Breach” (sétima temporada), onde finalmente o personagem segue o seu caminho de glórias para Stovokor, a morada eterna dos guerreiros Klingons. Suas últimas palavras para o franchise: “Vida longa ao Império!”. Ainda que seu último trabalho para TV tenha sido este último em DS9, o seu último trabalho profissional foi na montagem do (eterno esforço de) relançamento de “Battlestar Galactica”, intitulado: “Battlestar Galactica: The Second Coming” (1999).

Nascido de pais americanos, em um pequeno vilarejo na Síria, em 15 de abril de 1922, Michael Ansara foi estudar na faculdade da cidade de Los Angeles quando o seu desejo inicial de se tornar um médico foi superado pela paixão de interpretar. Na escola de arte dramática se tornou amigo de gente como Charles Bronson, Carolyn Jones e Aaron Spelling. Seu papel de maior destaque na TV foi o de Cochise, na popular série “Broken Arrow” (1956-1960). Foi quando conheceu sua primeira esposa (de 1958 a 1974), a bela Barabara Eden (a Jeannie de “I Dream of Jeannie”). Outros créditos: “Buck Rogers in the 25th Century”, de 1979 (como Kane, no episódio “Escape From Wedded Bliss”), o piloto original de “Voyage to the Bottom of the Sea”, de 1961, com a própria Barbara Eden, “The Outer Limits” (1963), como “Quarlo”, no clássico episódio “Soldier”, escrito por Harlan Ellison, e o tecnomago Elric, do episódio “The Geometry Of The Shadows” (1994), de “Babylon 5”. Em Jornada ele trabalhou em “The Day Of The Dove” (Série Clássica), “Blood Oath” e “Flashback” (Voyager) como Kang, e em “The Muse”, da quarta temporada de DS9, como Jeyal. Podemos conferir o seu trabalho recente como a voz de “Dr. Victor Fries/Mr. Freeze” nos últimos desenhos de Batman.

Klak T’kel Bracht foi uma famosa batalha entre os Klingons e os Romulanos de quase um século antes do episódio. Kor é um mestre Dahar e foi homenageado em tal batalha.

Aparentemente Kor encontrou Curzon Dax pela primeira vez em torno de 2289, o que coloca o encontro deles entre os filmes V e VI de Jornada.

Curzon Dax foi o padrinho de Dax (assim chamado em sua honra), filho de Kang. Curzon Dax foi um GRANDE diplomata (condecorado diversas vezes), considerado por Kang como o primeiro diplomata a realmente entender a “alma Klingon”.

Foi de Robert Wolfe a idéia de envolver estes três Klingons específicos no episódio.

Foi discutido nos bastidores se os Klingons deveriam ter uma maquiagem como a da série original. Ao final, foi decidido manter a maquiagem “pós-Jornada I” e fingir que eles sempre foram assim.

(Apesar de o episódio da quinta temporada de DS9“Trials and Tribble-ations”, aparentemente negar tal hipótese.)

O título orginal da história foi “The Beast”, e Fields a indicou como sendo um misto de vingança e redenção, como “The Seven Samurai” ou “The Magnificent Seven”. Koloth foi o personagem de James Coburn, e Kang foi o de Yul Brynner. Kor foi baseado em Falstaff, de Shakespeare.

Elenco convidado:

John Colicos como Kor
Michael Ansara como Kang
William Campbell como Koloth
Bill Bolender como O Albino
Christopher Collins como assistente do Albino

História de Andrea Moore Alton
Roteiro de Peter Allan Fields
Direção de Winrich Kolbe

 

“Tattoo”
(“Tatuagem”)

Voyager
2ª temporada

Episódio 025
Exibição nos EUA: 06/11/1995
Data Estelar: desconhecida.

sábado, 18h; domingo, 15h

Sinopse:

Chakotay lidera um grupo avançado para perfurar minerais na superfície de uma lua e surpreende-se ao encontrar desenhos e inscrições semelhantes aos de sua tribo. Intrigado, pede permissão à capitã para investigar. De volta ao local, começa a ter flashbacks de sua infância, numa floresta na América Central. Embora nunca tenha acreditado em certos mitos de seu povo, depara-se nesse lugar com elementos que talvez reafirmem seus valores…

Notas:

Sem contar a não-creditada revisão do roteiro de “Parturition”,“Tatoo” foi a primeira contribuição do produtor-executivo Michael Piller para a segunda temporada de Voyager.

O personagem secundário de talvez maior destaque da Voyagerreaparece neste episódio. Trata-se da alferes Samantha Wildman (Nancy Hower), introduzida no episódio “Elogium”, em que descobre estar grávida. Aqui a vemos com a gravidez mais avançada e ainda no segundo ano da série nasce seu bebê.

Em um batepapo de Internet:
Pergunta – Houve uma cena “muito especial” no episódio Tattoo a qual suas fãs gostaram mais. Você a fez pessoalmente ou usou um dublê?
Robert Beltran – A cena tornou-se possível graças ao meu dublê, ao editor e a uma afiada caneta tinteiro. É tudo o que tenho a dizer sobre isso!

Elenco convidado:

Henry Darrow como Kolopak
Richard Fancy como alienígena
Douglas Spain como Chakotay jovem
Nancy Hower como alferes Wildman
Richard Chaves como Chefe
Joseph Palmas como Antonio

Escrito por Larry Brody
Direção de Alexander Singer