Episódio terá sonda com mensagem de Zefram Cochrane

Daniel Sasaki
Editor de Voyager

Um dos episódios que faz parte da última bateria de inéditos de Voyager nos EUA promete uma dose extra de saudosismo: trata-se de “Friendship One”, o primeiro segmento da série em que a nave completará uma missão a pedido da Frota Estelar.

Janeway e seus tripulantes devem encontrar uma velha sonda enviada da Terra em 2067, contendo uma mensagem de amizade gravada pelo próprio Zefram Cochrane, o inventor da Dobra Espacial. A informação vem do site TrekToday.

Segundo o relato, a sonda teria encontrado uma cultura alienígena do quadrante Delta. Sua tecnologia teria permitido àquela civilização desenvolver armas mortais, que a levariam a séculos de guerra e à devastação de sua sociedade. Aparentemente, o episódio também aborda personalidades alteradas, um elemento usado recentemente no duplo “Workforce”.

Michael Taylor, um dos roteiristas do episódio, recentemente comentou a empreitada. “Bryan (Fuller) e eu escrevemos um episódio chamado ‘Friendship One’, em que a Voyager é enviada em uma missão da Frota para recuperar uma velha sonda. Isso nos leva a um planeta onde todo tipo de coisa nos acontece. É nossa tripulação lidando com as consequências, as ramificações de enviar tecnologia avançada muito antes de haver uma Primeira Diretriz, ou mesmo uma Frota Estelar. Poderemos ver o que acontece como resultado disso.”

Além da familiar presença de Cochrane (que pode acabar sendo retirada na versão final, ou ainda pode não ser gravada pelo ator James Cromwell, que interpretou o personagem no cinema), outro rosto conhecido voltará a aparecer.

Josh Clark retorna no episódio como o tenente Carey. Ele apareceu na primeira temporada de Voyager, e nos episódios “Relativity” (quinto ano) e “Fury” (sexto ano), que se passam antes ou durante a primeira temporada. Este será o primeiro episódio desde aquela época em que Carey será mostrado vivo atualmente. Mas não por muito tempo. Segundo os rumores, o personagem morre no desenrolar da história.

Outro episódio que foi extensivamente destrinchado neste fim-de-semana foi “Natural Law”, que também abordará importantes questões envolvendo a Primeira Diretriz. A diferença é que, aqui, Janeway não se encontra responsável por interferir em uma cultura alienígena, mas deve impedir outra raça de fazê-lo.

A tripulação encontra o planeta Ledos, onde espera passar um tempo em recreação. Chakotay e Seven pilotam uma nave auxiliar, mas são presos por um tipo de campo de força. Janeway não consegue contactá-los, então se comunica com um embaixador Ledosiano. Ele crê que a nave colidiu com a barreira e expressa suas condolências. Janeway diz que acredita que a nave atravessou a barreira de alguma forma e, embora descrente, o embaixador oferece ajuda.

Aparentemente, a barreira foi criada para proteger o território de um povo primitivo, chamado Ventu, da interferência dos Ledosianos.
Quando o campo é desativado pela Voyager, os povos se reencontram, resultando em uma grave intervenção na população local. Uma expedição científica vai atrás de experimentos, enquanto outros buscam recursos do planeta.

11.abr Q2
18.abr Author, Author
25.abr Friendship One
02.mai Natural Law
09.mai Destiny
16.mai Renaissance Man
23.mai Endgame (duplo)

Voyager atualmente está em reprises nos EUA. A nova (e última sequência de inéditos) deve começar em duas semanas, com a esperada volta de Q a Jornada, em “Q2”. Confira na tabela ao lado o que falta para que a série seja concluída. A equipe já está atualmente filmando o episódio final. A fase de filmagens da série deve ser oficialmente encerrada em 9 de abril.

E enquanto Rick Berman e Kenneth Biller estão preocupados em manter em segredo a história do episódio final da série, já tem gente pensando em como revelá-la –depois da exibição.

Startrek.com, site oficial de Jornada, publicou uma entrevista com a Diretora Executiva das publicações da Viacom, Paula Block, em que a escritora profissional comenta sobre possíveis novelizações do episódio final de Voyager.

Ela disse que vai depender do tempo que o roteiro levará para chegar nas mãos dos editores, o que pode demorar. “Basicamente”, Block explica, “isso implica levar o roteiro para o editor em tempo suficiente para ele mandar um escritor entregar um manuscrito, para um membro da minha equipe de publicação revisar esse manuscrito por precisão, e notificar o editor se há atualizações nas páginas do roteiro que poderão alterar substancialmente as cenas no manuscrito.”

“Queremos que os leitores comprem um produto o mais próximo da data de exibição do episódio possível – mas algumas vezes o prazo de um editor impossibilita colocar as últimas mudanças no livro,” ela continua, enfatizando que “Porque todos na Paramount gostam de manter esses episódios uma surpresa, sempre pedimos ao editor de uma novelização para segurar o lançamento de um livro até a semana que o episódio é exibido.”

Até lá, a editora diz ser impossível prever qual será o futuro de Voyager nos livros após a conclusão da série. Uma coisa é certa: um “Companion” (livro em formato de guia de episódios) já está sendo escrito. Um manual técnico da Voyager ainda não está nos planos, mas ela diz que também não está descartado.