Saiba por onde anda a turma que criou e produziu DS9

Luiz Castanheira
Editor de Deep Space Nine

Uma das maiores constelações de roteiristas e produtores se reuniu em algum ponto entre 1993 e 1999 para contribuir para a série mais audaciosa de Jornada nas Estrelas em termos criativos. Vamos saber agora o que andam fazendo no momento os responsáveis pela criação e produção de Deep Space Nine durante os seus sete anos de vida.

O criador Rick Berman continua envolvido com Jornada e é responsável pela criação e produção-executiva do próximo filme de Jornada e também da próxima série do franchise. Já o outro criador, Michael Piller, nos falou tudo sobre os seus mais novos projetos em uma recente entrevista ao Trek Brasilis.

Infelizmente não foi possível determinar precisamente o atual estado profissional de Peter Allan Fields, apesar de certos rumores apontarem para uma aposentadoria do veterano roteirista. Fields foi editor-executivo de histórias para a quinta temporada da Nova Geração e produtor nas duas primeiras temporadas de DS9. Esperamos no futuro trazer mais notícias sobre o escritor de clássicos como “Inner Light” (Nova Geração), “Duet”, “Necessary Evil” etc.

Ira Steven Behr foi, no início dos anos 80, produtor da série nomeada ao prêmio Emmy, “Fame”, tendo depois se envolvido na produção da terceira temporada da Nova Geração, se retirando ao final do ano por não gostar da caracterização dos personagens da série, entre outras coisas. Foi o primeiro nome a ser contatado por Michael Piller para fazer parte da produção criativa de DS9 e fez o seu caminho ao longo dos sete anos de produção até o cargo de produtor-executivo. Seu nome é sinônimo de DS9. Seu mais recente projeto tem tido alguns rumores oscilantes, mas aparentemente será uma “sitcom” (comédia de situação, na abreviatura em inglês) estrelada por Jason Alexander (o George Constanza, da série “Seinfeld”).

Hans Beimler é o ex-produtor da série de maior sucesso no momento, ao menos se julgarmos os índices de audiência Neilsen, com o drama policial “The District” (CBS nos EUA, Sony no Brasil). Hans trabalhou nas três primeiras temporadas da Nova geração, junto com seu eterno parceiro Richard Manning, que agora trabalha em “Farscape”, e depois nas séries “Beyond Reality” e “Tek War”. Foi produtor de DS9 durante as suas últimas quatro temporadas.

Robert Hewitt Wolfe foi membro da equipe de roteiristas e produtores da série durante as suas primeiras cinco temporadas, quando foi um grande parceiro de roteiros de Behr (vaga ocupada por Beimler nas duas últimas temporadas). Wolfe é agora produtor-executivo da última série baseada em anotações de Gene Roddenberry, “Andromeda” (distribuída em syndication nos EUA e ainda inédita no Brasil). A série tem como protagonista Kevin Sorbo (de “Hercules”) no papel do capitão Dylan Hunt e aparentemente vai terminar a temporada como a hora de Sci-Fi mais assisistida em syndication, batendo a concorrência de “Xena”.

Rene Echevarria, o mestre na caracterização de personagens, trabalhou nas cinco últimas temporadas da Nova Geração (inicialmente como free-lancer) e nas cinco últimas de DS9. Após o final de DS9 ele trabalhou na excelente série “Now and Again” (CBS nos EUA e AXN no Brasil), infelizmente cancelada com apenas uma temporada. Atualmente ele é co-produtor-executivo na nova série de James Cameron, “Dark Angel” (FOX nos EUA e no Brasil). “Dark Angel” também conta em seus quadros com o ator John Savage, o capitão Hanson, do episódio “Equinox”, da virada do quinto para o sexto ano de Voyager.

Ronald D. Moore, considerado por muitos o melhor roteirista da história de Jornada, trabalhou nas cinco últimas temporadas da Nova Geração e nas cinco últimas de DS9. Após o final de DS9 ele teve uma rápida e conturbada passagem por Voyager, no início da sexta temporada daquela série, e agora é co-produtor-executivo da série “Roswell” (Warner nos EUA e Fox no Brasil) série que já contava com Jonathan Frakes (o comandante Riker da Nova Geração) como produtor-executivo e com o ator William Sadler (o Sloan da Seção 31).

Moore também já tem acertado o piloto para uma nova série, também com a Warner. O novo trabalho é baseado na série de romances “Dragonriders of Pern”, de Anne McCaffrey.

A pergunta é, se “Roswell” for renovada e “Dragonriders Of Pern” for aprovada, Moore dará conta das duas?

De qualquer forma é importante saber que DS9 continua viva em suas “descendentes”: “Andromeda”, “The District”, “Dark Angel”, “Roswell”…