DVDs de Jornada movimentam mercados no mundo todo

Salvador Nogueira
Editor do Trek Brasilis

Nos EUA, demorou para a Paramount aceitar o DVD como mais que uma moda passageira –mas aconteceu. Na Europa, o estúdio começou mais tímido ainda –não mais. No Brasil, a companhia estava ausente do mercado no novo formato até outro dia. Felizmente, mesmo que de forma tardia, tudo isso agora faz parte do passado.

Ninguém mais duvida do potencial mercadológico do DVD. Não é à toa que a Paramount decidiu acelerar os lançamentos dos episódios da Série Clássica nos EUA, além de estar programando para o segundo semestre o lançamento da primeira temporada de Voyager no formato, além de uma versão muito especial de “Jornada nas Estrelas – O Filme”, único dos longa-metragens cinematográficos do franchise que ainda não ganhou sua versão digital.

Na Europa, a situação não é muito diferente. A Série Clássica ainda não tem data para chegar por lá, mas Voyager deve chegar para alemães e britânicos em setembro de 2001. A série será lançada em pacotes de temporadas completas –formato que deve substituir a política de discos individuais com dois episódios cada, adotada durante o lançamento da Série Clássica.

Para completar, os brasileiros também vão entrar na dança. Em junho chega a versão para a Região 4 (que inclui a América Latina e a Austrália) do filme “Jornada nas Estrelas – Insurreição”, o último filme do franchise a chegar aos cinemas. Assim como nos EUA, a Paramount irá lançar os filmes em ordem reversa, ou seja, do último para o primeiro. A capa de “Insurreição” já foi disponibilizada na internet pelo site Menu Interativo.

O próximo da lista é “Primeiro Contato”, que deve chegar às prateleiras brasileiras em julho. Os dois filmes terão versão anamórfica (imagem que se adapta ao formato do televisor) e muito pouco a oferecer em termos de conteúdo extra. “Primeiro Contato” terá trailers. “Insurreição” terá trailers e um pequeno “making of”.

A entrada no mercado está sendo tímida, mas isso tem tudo para mudar –se os filmes de Jornada garantirem uma boa vendagem. Exemplo disso é a Fox, que também entrou no mercado brasileiro de DVDs há pouco tempo, mas entrou de sola. A empresa já anunciou que irá lançar no Brasil em outubro o pacote completo com a primeira temporada da série “Arquivo-X”. O kit fez muito sucesso nos EUA no fim do ano passado, por conter, além de cópias dos episódios com imagem excelente, um disco só dedicado a material extra, com entrevistas com o elenco e o produtor-executivo Chris Carter.

Se o lançamento tupiniquim de “Arquivo-X” for bem sucedido, e Jornada mostrar fôlego nas vendas, não há por que duvidar que o franchise possa receber um tratamento justo da Paramount na Região 4. Por enquanto, tudo não passa de especulação. Pelo menos, é fundamentada.

Enquanto isso, nos EUA, as coisas estão caminhando cada vez mais. O ritmo de lançamentos adotado pela Paramount nos últimos dois anos para sua coleção da Série Clássica é de dois novos discos a cada dois meses. Pois bem, o estúdio resolveu engatar uma quinta marcha.

Há apenas dois dias ocorreu o lançamento dos volumes 21 e 22, com os episódios “I, Mudd”, “The Trouble With Tribbles”, “Bread and Circuses” e “Journey to Babel”. Em maio o mercado ficará sem lançamentos, mas a calmaria irá antecipar uma tempestade.

Em 5 de junho, saem mais dois volumes (23 e 24), com os episódios “A Private Little War”, “The Gamesters of Triskelion”, “Obsession” e “The Immunity Syndrome”. No mesmo mês, no dia 19, outros dois volumes (25 e 26), com os episódios “A Piece of the Action”, “By Any Other Name”, “Return to Tomorrow” e “Patterns of Force”.

Em 10 de julho, outro lançamento duplo, com os volumes 27 e 28. Os episódios da vez serão “The Ultimate Computer”, “The Omega Glory”, “Assignment: Earth” e “Spectre of the Gun”, primeiro episódio da terceira e última temporada da série. Faltarão apenas 12 dos 40 volumes programados para a coleção completa da série, que começou a ser lançada no segundo semestre de 1999.

Levando em conta a política mercenária adotada pela Paramount com a série original –vendendo os discos a preço de tabela de US$ 20 cada, com apenas dois episódios por disco (onde facilmente caberiam, no mínimo, quatro) e com pouquíssimo material extra (os DVDs têm, além dos episódios remasterizados, os comerciais originais veiculados pela NBC nos anos 60)–, os discos foram um sucesso absoluto.

As novas séries deverão receber um tratamento mais adequado (à la “Arquivo-X”), o que tornará a presença de Jornada em DVD consistente, consolidada e qualificada. A aceleração dos lançamentos da série original sinalizam essa mudança de política –eles querem tirar logo esse sofrimento da frente para poder lançar as outras séries, em formato de temporadas completas.

Segundo a chefia da Paramount Home Entertainment, Voyager deve ser a primeira da encarnações modernas de Jornada a chegar em DVD, o que deve acontecer em algum momento do segundo semestre. A Nova Geração deve aparecer pouco depois, entre o fim de 2001 e o começo de 2002. Deep Space Nine ainda não tem perspectiva concreta de lançamento.

Uma coisa é certa: os DVDs vieram para ficar. Torçamos apenas para que a Paramount e Jornada também.