Guerra, tortura e aberrações são os destaques do sábado

Enquanto Worf tenta resolver a guerra civil de seu povo, O’Brien é levado a julgamento pelos Cardassianos. Enquanto isso, Tom Paris tenta ultrapassar a dobra 10, que pelo visto está mais para barreira do ridículo do que de velocidade, neste que é o “Spock’s Brain” de Voyager. Tudo isso e muito mais, nas Jornadas Inéditas deste fim de semana.

 

 

“Redemption, Part II”
(“Redenção, Parte II”)

A Nova Geração
5ª temporada

Episódio 101
Exibição nos EUA: 23/09/1991
Data Estelar: 45020.4.

sábado, 16h; domingo, 12h

Sinopse:

Após abandonar a Enterprise e, conseqüentemente, seu posto de oficial da Frota Estelar, para lutar ao lado de Gowron na guerra civil Klingon, Worf começa a suspeitar que os Romulanos estão envolvidos no conflito, e ajudando o lado de Duras. A tripulação da Enterprise, enquanto isso, tem de lidar com Sela, a filha Romulana da falecida Tasha Yar, e Data tem sua primeira experiência no comando de uma nave.

Notas:

Segundo Michael Piller, a história de “Redemption” seria usada como o episódio final da terceira temporada, porém a idéia do episódio “The Best of Both Worlds” fez com que os Klingons fossem atrasados em um ano.

O diretor deste episódio foi David Carson, mais conhecido como o diretor de “Jornada nas Estrelas – Generations”. Além de “Redemption”, Carson dirigiu quatro episódios da Nova Geração, entre eles o clássico “Yesterday’s Enterprise”, que também conta com a participação de Denise Crosby.

A nave que Data comanda neste episódio é a USS Sutherland, registro número NCC 72015, da classe Nebula. A primeira aparição de uma nave desta classe ocorreu no episódio “The Wounded”. A nave de Riker neste episódio é a USS Excalibur, da classe Ambassador, a mesma da Enterprise-C.

Após “Redemption”, Gowron voltará no episódio “Rightful Heir”, da sexta temporada. Kurn voltaria apenas em Deep Space Nine.

Elenco convidado:

Nicholas Kepros como general Movar
J.D. Cullum como Toral
Denise Crosby como Sela
Michael G. Hagerty como capitão Larg
Tony Todd como Kurn
Robert O’Reilly como Gowron
Colm Meaney como tenente Miles Edward O’Brien
Fran Bennett como almirante Shanthi
Timothy Carhart como tenente-comandante Christopher Hobson
Jordan Lund como Kulge
Stephen James Carver como navegador da Hegh’ta
Clifton Jones como alferes Craig
Barbara March como Lursa
Gwynyth Walsh como B’Etor

Escrito por Ronald D. Moore
Direção de David Carson

 

“Tribunal”
(“O Tribunal”)

Deep Space Nine
2ª temporada

Episódio 045
Exibição nos EUA: 06/06/1994
Data Estelar: 47944.2.

sábado, 17h; domingo, 13h

Sinopse:

O’Brien finalmente sai de férias com sua esposa Keiko, mas o Explorador deles é abordado por forças Cardassianas comandadas por gul Evek. O chefe é preso e levado sob custódia para a capital Cardassiana, onde será levado a um julgamento em que ele é a priori considerado culpado e cuja sentença de execução já está marcada para a semana seguinte. Sisko e seus demais companheiros têm de resolver o mistério envolvendo os Maquis, os Cardassianos e um antigo companheiro de O’Brien dos tempos das guerras de fronteira com os Cardassianos, de forma a impedir a morte do chefe de operações de DS9.

Notas:

Mais um episódio do tipo “vamos torturar o chefe O’Brien”.

Presença de Keiko e de Richard Poe, como Gul Evek.

Primeiro episódio dirigido por um ator da série, no caso Avery Brooks.

O episódio foi feito tendo como inspiração as falas de Dukat sobre o sistema de justiça Cardassiano em “The Maquis, Part II”.

Herman Zimmerman declarou que a arquitetura de Cardássia é fortemente baseada na obra “1984”, de George Orwell.

O cenário da corte Cardassiana foi uma rearrumação do cenário da holosuíte. Este cenário serviu de inspiração para o penteado de Makbar.

Foi a primeira cena de nudez de Colm Meaney. Existem paralelos entre o tratamento recebido por O’Brien e o recebido por Picard no clássico episódio da sexta temporada da Nova Geração“The Chain Of Command”. Outros bons pontos de continuidade são a lembrança da Rutledge (a antiga nave de O’Brien) e do massacre de Setlik III.

Elenco convidado:

Rosalind Chao como Keiko O’Brien
Caroline Lagerfelt como Makbar
John Beck como Boone
Richard Poe como gul Evek
Julian Christopher como a voz Cardassiana
Fritz Weaver como Kovat
Majel Barrett-Roddenberry como a voz do computador

Escrito por Bill Dial
Direção de Avery Brooks

 

“Threshold”
(“O Limiar”)

Voyager
2ª temporada

Episódio 031
Exibição nos EUA: 29/01/1996
Data Estelar: 49373.4.

sábado, 18h; domingo, 14h

Sinopse:

Tom Paris faz história ao se tornar a primeira pessoa a realizar um vôo transdobra. Entretanto, logo após sua nave retornar da dobra 10, ele começa a sofrer mudanças bioquímicas. Suas membranas celulares começam a se degradar e, apesar dos esforços do Doutor, Paris morre. Horas depois, ele volta a respirar, e seu corpo começa a sofre mutações aceleradas que o transformam radicalmente, transformando-o em uma mistura de humano com anfíbio.

Notas:

No background científico de Jornada, a dobra 10 equivale à velocidade infinita. Quando viajando a essa velocidade, um indivíduo pode ocupar todos os lugares do Universo ao mesmo tempo. É possível que Tom tenha viajado a uma velocidade além da dobra 10. Neste caso ele estaria viajando em uma direção dada por um número complexo (a+bi). Vale lembrar que tudo isso não tem nenhum fundo científico. É só a boa e velha tecnobaboseira.

Em uma entrevista recente, Robert Duncan McNeill (Paris) disse ser este episódio o seu preferido de Voyager, apesar de os fãs considerarem o segmento um dos piores da série. “Eu realmente gosto de ‘Threshold’, aquele em que me transformo em salamandra. A maioria dos fãs odiou. Eu não ligo. Eu realmente gostei.” Pelo menos ele justifica: “Eu vi uma foto outro dia que mostrava o momento em que minha língua cai. Foi tão divertido atuar essa nojenta e maravilhosa transformação. Pelo fato de não trabalhar com próteses o tempo todo, foi realmente muito transformador para mim enquanto ator também. A coisa toda, ter próteses na minha frente e ter de lutar para atravessá-las, permitiu muita liberdade para fazer coisas com Tom Paris que eu não poderia fazer sob circunstâncias normais”.

Elenco convidado:

Raphael Sbarge como Michael Jonas
Mirron E. Willis como Rettik
Majel Barrett-Roddenberry como a voz do computador

História de Michael DeLuca
Roteiro de Brannon Braga
Direção de Alexander Singer