Roteiristas e produtores chegam a acordo e evitam greve

Salvador Nogueira
Editor do Trek Brasilis

A próxima série de Jornada nas Estrelas estará salva ao menos de se tornar, em sua primeira temporada, algo parecido com o segundo ano de A Nova Geração. O Sindicato dos Escritores da América (WGA, na sigla em inglês) e a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) anunciaram, na última sexta-feira, que chegaram a um acordo, após longas rodadas de negociação.

Segundo Michael Mahmern, tesoureiro do sindicato dos escritores, o novo contrato conquista “melhorias impressionantes, e sem uma greve”. O acordo, com duração de três anos, leva mais US$ 41 milhões para os escritores durante o período de duração –tornando-se o mais lucrativo contrato feito pelo sindicato desde 1977.

O impacto de uma greve de roteiristas poderia ser severo na produção da Série V. Quando da última greve de escritores, A Nova Geração, em seu segundo ano, teve apenas 22 episódios, ao contrário dos costumeiros 26. E olha que, para isso, eles tiveram de reciclar velhos roteiros escritos para o projeto “Fase II” de Jornada, que acabou por se tornar “Jornada nas Estrelas – O Filme”.

Apesar de parte do perigo ter passado, ainda há uma greve de atores pairando sobre Hollywood. O contrato dos atores expira em 30 de junho e as negociações para um acordo devem começar em uma semana. Com sorte, um novo contrato poderá ser feito, evitando assim mais problemas à indústria do entretenimento durante o ano, e assegurando a estréia da nova série em setembro de 2001.

Enquanto isso, a Paramount permanece calada sobre a nova série. Dois novos veículos de comunicação confirmaram, entretanto, a lista de elenco divulgada pioneiramente pelo TrekToday. São eles “Newsweek” (em uma pequena matéria que fala mal para burro de Jornada, diga-se de passagem) e “DVD Monthly”, uma revista especializada em vídeo digital.

Todas as expectativas de um anúncio nas duas últimas semanas foram quebradas, talvez pela espera dos resultados das negociações com atores e roteiristas. A mídia espera um anúncio a qualquer momento, o que deve ocorrer de agora até 17 de maio, quando a rede UPN irá apresentar aos anunciantes, em Nova York, sua nova programação para o outono americano.

Ao que parece, a rede, que mal consegue manter-se na quinta posição em termos de audiência nos EUA, está se preparando para mudar sua má sorte. Depois de negociar a exibição da nova temporada de “Buffy”, até então exibida pela WB, outras séries agora estão na mira da UPN: “Angel”, spin-off de “Buffy”, e “Roswell”, série teen de ficção científica produzida por Jonathan Frakes (Riker) e Ronald D. Moore.

Somando isso à nova série de Jornada, parece que a UPN está mesmo a fim de investir no mercado de ficção e fantasia, conquistando os fãs do gênero. Existe um esforço por parte de sua empresa-mãe, a CBS, de tornar a rede lucrativa em 18 meses. Finalmente, eles resolveram fazer algo a respeito –já não era sem tempo.