Picardo comenta vontade de ter sido Neelix

O Doutor holográfico hoje é visto como um dos melhores e mais desenvolvidos personagens de Voyager. Entretanto, quando a série ainda estava sendo pré-produzida, o ator Robert Picardo via muito mais potencial em interpretar Neelix.

Quando ele foi escalado para interpretar o Doutor, sua primeira reação foi desistir da série. “Eu li o que era dito quando o Doutor fazia sua primeira aparição no roteiro do piloto. Eu li a cena e não entendi, e eu joguei o roteiro no chão, sem ler”, revela Picardo, em uma entrevista feita por Gregory Norris e Laura van Vleet, para uma retrospectiva especial do site Trek Galaxy.

Por outro lado, o personagem de Neelix havia capturado a imaginação do ator. “Eu fui e li para o papel, com sucesso”, disse. “Eu interpretei Neelix como um espécie de um ‘alcóolatra em um programa de recuperação de doze passos’, que tinha um lado mais fraco e estava tentando ser um sujeito melhor, mas não conseguia sempre, e continuava escorregando para sua personalidade mais frágil.”

Apesar da dedicação ao papel, Picardo não foi escolhido para viver o Talaxiano, e o papel acabou sendo dado a Ethan Phillips. Os produtores ainda queriam o ator na série, como o personagem que ele quis recusar de início: o Doutor.

Em seu teste para viver o holograma, o ator conseguiu capturar o espírito de outro famoso médico de Jornada. “Eu fiz a piada, agora famosa, que aparece como a última fala do Doutor no roteiro, que antes dizia apenas ‘Eu acredito que alguém esqueceu de encerrar meu programa'”, disse. “Eu dei uma longa olhada ao redor da sala e disse, ‘Sou um médico, não um farol!’ Todos eles gargalharam. Eu não sabia na época que estava ‘recebendo’ DeForest Kelley.”

Depois que Picardo realmente entrou no personagem, ele percebeu o seu verdadeiro potencial. “Eu vi o piloto e descobri que a audiência reagiu bem ao Doutor e ao seu desgosto exagerado por tudo”, relembra. “No primeiro episódio após o piloto, começou a chegar em mim o que o arco do personagem deveria ser, e de onde a fonte de seu humor difícil veio. Foi como uma grande revelação para mim, finalmente ter um insight sobre por que ele agia daquele jeito.”

No resto da entrevista, o ator comenta suas memórias das filmagens da série e revela sua nova paixão pela ficção científica.

Fonte: TrekToday