Picard é isolado com seu maior nêmesis

A Enterprise sofre danos violento e a tripulação lutará para sobreviver, enquanto o capitão Picard fica preso com seu maior nêmesis em um turboelevador. Não, não é a Rainha Borg, mas um grupo de crianças. Enquanto isso, no quadrante Delta, temos a volta dos Vidiians à Voyager e uma crise de paixonite do Doutor holográfico. Tudo isso em Jornadas Inéditas.

 

“Disaster”
(“Desastre”)
A Nova Geração
5ª temporada

Episódio 105
Exibição nos EUA: 21/10/1991
Data Estelar: 45156.1.

sábado, 16h; domingo, 12h


Sinopse:

Enquanto Picard banca o cicerone de três jovens vencedores de um concurso de ciências da Enterprise, uma catástrofe atinge a nave, causando queda de força em todos os decks, total silêncio de comunicações e derrubando todo o sistema da nave. A Enterprise encontra-se à deriva.

Em meio ao caos, Troi descobre que é a única oficial na ponte de comando com poder de decisão, já que todos os outros estão desaparecidos ou presos em outros decks, sem nenhuma comunicação, e uma explosão pode ocorrer a qualquer momento, pois o campo de contenção magnética do núcleo de anti-matéria da nave está para se romper. Picard está preso em um elevador com uma perna quebrada, Riker e Data estão isolados no Tem-Forward, junto com Worf e Keiko, a esposa de O’Brien, que para complicar mais ainda a situação está prestes a dar a luz, e quem terá que fazer o parto será Worf!


Notas:

Rosalind Chao volta como Keiko neste episódio. Sua última aparição havia sido em “In Theory”, o penúltimo episódio da temporada anterior. Rosalind volta agora apenas em “Violations”, daqui a sete episódios.

E Michelle Forbes também reaparece como a alferes Ro, depois de ficar de fora do episódio anterior, “Silicon Avatar”. Pena para os fãs da bela Michelle que ela só volta agora em “Conundrum”, daqui a nove episódios.

“Foi legal colocar Troi na cadeira de capitão e Picard preso em um turboelevador com três crianças choronas”, diz Ronald D. Moore, roteirista de “Disaster”. “Estávamos discutindo algo para Riker e Data fazerem em uma cena, e alguém veio com a idéia de Riker arrancar a cabeça de Data”, prossegue ele. “Aí Michael Piller entrou na sala e eu disse à ele: você vai odiar isso, mas queremos arrancar a cabeça de Data, o que acha? É Riker quem vai fazê-lo. Michael riu e disse ‘faça, Rick (Berman) não vai aprovar, mas será divertido’. Eu escrevi, e Rick Berman, ao ler, não disse nada! Incrível, não?”


Elenco Convidado:

Cameron Arnett como alferes Mandel
Colm Meaney como Miles Edward O’Brien
Jana Marie Hupp como alferes Monroe
Michelle Forbes como alferes Ro Laren
Erika Flores como Marissa
John Christian Graas como Jay Gordon
Max Supera como Patterson
Rosalind Chao como Keiko Ishikawa O’Brien

História de Ron Jarvis & Philip A. Scorza
Roteiro de Ronald D. Moore
Direção de Gabrielle Beaumont


“Lifesigns”
(“Sinais de Vida”)
Voyager
2ª temporada

Episódio 36
Exibição nos EUA: 26/02/1996
Data Estelar: 49504.3.

sábado, 18h; domingo, 14h


Sinopse:

A tripulação da Voyager responde a um sinal de socorro emitido por uma pequena nave e transporta seu ocupante para a enfermaria. A Vidiian seriamente doente sofre da “fagia”, uma doença genética que assola seu povo há séculos. O Doutor transfere os sinais sinápticos do corpo para o holobuffer da enfermaria e cria uma versão holográfica da paciente, restaurando sua fisionomia original. Trabalhando com ela no tratamento da doença, o médico explorará aspectos de sua personalidade nunca antes vivenciados.


Notas:

Essa é a terceira aparição dos Vidiians na série. Os outros encontros ocorreram em “Phage” e “Faces”, do primeiro ano.

É também a terceira aparição de Seska, interpretada por Martha Hackett, como Cardassiana. As outras se deram em “Maneuvers”“Alliances”, da segunda temporada

Raphael Sbarge retorna como o traidor Michael Jonas, dando continuidade ao arco iniciado em “Alliances”

Denara Pel (Susan Diol) retornará no episódio “Resolutions”, ainda no segundo ano. A atriz é a mesma que interpretou Carmen Davila, em “Silicon Avatar”, do quinto ano da Nova Geração.


Elenco Convidado:

Susan Diol como Dra. Denara Pel
Raphael Sbarge como Michael Jonas
Martha Hackett como Seska
Michael Spound como Lorum
Rick Gianasi como Gigolo

Escrito por Kenneth Biller
Direção de Cliff Bole