A Internet comenta o final de Voyager

Procurando pela Internet ‘reviews’ do último episódio de Voyager “Endgame”, constatei que o episódio foi bem recebido. Muitos comentaristas se referem ao episódio como excelente entretenimento e que representa perfeitamente todas as virtudes e defeitos da série. Entretanto quando tais defeitos do episódio são discutidos mais a fundo e a série, como um todo, é posta em perspectiva, alguns comentaristas se tornam extremamente críticos a Voyager.

Um opinião moderada e que representa em certo sentido “uma média das opiniões da grande rede” é a de AnthonyF, colaborador do Site TrekToday, que conclui a sua opinião com:

” Eu devo dizer que Voyager terminou de forma idêntica a aquele que a caracterizou durante os seus sete anos de produção. Esta série nunca foi sobre reais perigos ou decisões difíceis, mas sim sobre achar a saída mais fácil e rápida de um problema. Resolvendo problemas com tecnologia, truques, furos de roteiro ou a força bruta de Janeway. Nós temos tudo isto em abundância neste final, com uma “Fada mágica” na pessoa da almirante Janeway, que volta do futuro com toneladas de tecnologia para levar a tripulação para casa. É como ter alguém para terminar uma pintura para você, você permitiria tal coisa? A tripulação esteve no Quadrante Delta por sete anos, e teve o seu retorno entregue a eles em uma bandeja. Isto, pra mim, é uma violação de proporções épicas, e realmente bastante trágica.”

O ‘review’ completo pode ser encontrado aqui .

O episódio também está muito bem no Site de votação popular SOS , ocupando a quarta colocação. Mesmo que o número de votos ainda seja muito pequeno, é de se esperar que o episódio se firme (ao menos) como um dos dez mais populares de toda a série.

Ao longo da semana estarei postando comentários de minha autoria sobre o “fim de jogo de Janeway e Cia.”.