Designer defende produtores de Jornada

Doug Drexler, ilustrador junior de Enterprise, saiu em defesa dos produtores Rick Berman e Brannon Braga ao responder perguntas enviadas por fãs. A entrevista foi organizada pelo site LCARS Computer Network. Drexler acha que os fãs cobram demais, sem se dar conta do feito extraordinário que Berman conseguiu no comando do franchise.

“De quantos episódios estamos falando neste ponto? Quase 600? Os fãs deveriam dar um tempo para os produtores”, disse. Para ele, as mudanças em Jornada ao longo do tempo –que iriam contra a visão de Roddenberry, segundo alguns– eram inevitáveis.

“Roddenberry mesmo estaria pressionado após tantos episódios para continuar sem mudar a fórmula, só para variar. É apenas natural que Rick Berman e seus associados arrisquem e experimentem com o formato. Você não pode culpá-los por isso. Eu desafio alguém a manter as coisas tão bem quanto tem sido!”

Segundo Drexler, a nova série irá deliciar o mais crítico dos fãs. “A próxima série volta às raízes originais”, disse. “Eu mesmo estou impressionado com Enterprise. É a primeira vez desde a Série Clássica que eu sindo que estamos explorando o desconhecido! Sem brincadeira! Bakula é incrível!”

O ilustrador não pôde contar muito sobre seu trabalho na série, mas revelou a filosofia por trás do design que veremos no programa. “Em Enterprise há uma ética de design retro calculada que eu acho que vai longe para fazer o programa se encaixar na linha do tempo”, disse. “Por outro lado, há lugares em que tivemos de aproveitar as vantagens dos avanços na tecnologia disponíveis a nós para fazer o show melhor. Por exemplo, o nível de sofisticação nos gráficos da Enterprise é maior do que visto antes. Temos de tirar vantagem das novas ferramentas disponíveis a nós.”

Drexler parece mesmo entusiasmado com a nova série. “Estou feliz com ela! Há taaaanto bom material só esperando para ser elaborado”, disse.