Século 22 faz visita à Nova Geração

Quem acha que a fixação de Rick Berman com o século 22 começou agora, com a criação de Enterprise, vai ver que a história começa bem antes, em um episódio criado e redigido pelo chefão de Jornada para A Nova Geração. Tudo isso e muito mais, nas Jornadas Inéditas do fim de semana.

 

“A Matter of Time”
(“Uma Questão de Tempo”)
A Nova Geração
5ª temporada

Episódio 109
Exibição nos EUA: 18/11/1991
Data Estelar: 45349.1.

sábado, 16h; domingo, 12h


Sinopse:

Enquanto tenta reverter os efeitos de uma catástrofe causada pela queda de um asteróide no planeta Pentara IV, a Enterprise recebe a visita de um viajante do tempo: Berlingoff Rasmussen, que diz ser do século 26…


Notas:

Rick Berman disse que sempre esteve interessado em um roteiro que trouxesse um viajante do tempo, e que esse viajante roubasse Data da Enterprise. Em seu segundo e último trabalho como roteirista da série, Berman teve enfim essa oportunidade.

O papel de Rasmussen foi interpretado por Matt Frewer, de “Max Headroom”. O papel originalmente foi escrito para Robin Williams, porém na época das filmagens de “A Matter of Time” ele estava ocupado filmando “Hook – A Volta do Capitão Gancho”.

Sheila Franklin estréia aqui como a alferes Felton. Esse personagem será visto em mais quatro episódios nesta temporada. A alferes Felton ocupa o posto que foi de Wesley Crusher na ponte de comando, e só aparece por lá quando Ro Laren não está disponível.


Elenco Convidado:

Matt Frewer como Berlingoff Rasmussen
Stefan Gierash como Dr. Hal Mosely
Sheila Franklin como alferes Felton
Shay Gramer como cientista

Escrito por Rick Berman
Direção de Paul Linch


“The Thaw”
(“Medo”)
Voyager
2ª temporada

Episódio 40
Exibição nos EUA: 29/04/1996
Data Estelar: desconhecida.

sábado, 18h; domingo, 14h


Sinopse:

A Voyager recebe uma mensagem automática de uma colônia Kohl, cujos membros sobreviveram a uma catástrofe ambiental através da hibernação artificial. A tripulação transporta os receptáculos a bordo e descobre dois humanóides mortos e três em profunda dormência e, suas mentes, conectadas a um sistema de sensores controlados por um computador. O Doutor revela que as duas vítimas morreram de ataque do coração, resultado de extremo estresse mental. Visando reanimar os sobreviventes, Kim e Torres entram nos receptáculos e conectam-se ao computador. Mas essa missão de ajuda pode ser fatal para a tripulação da Voyager…


Notas:

Michael McKean faz uma participação especial no episódio. Na televisão, já atuou em séries como “Arquivo-X”, “Lei & Ordem”, “Batman do Futuro” (voz), “Murphy Brown”, “Friends”, “The Nanny”, “Lois & Clark”, “Animaniacs” (voz), “Os Simpsons” (voz) e “Assassinato por Escrito”.

Shannon O’Hurley também já fez notáveis aparições na TV; “Boston Public”, “Arquivo-X”, “Becker”, “Pensacola”, “JAG”, “Party of Five”, “Profiler”, entre outros.

A atriz Roxann Dawson fez o seguinte comentário sobre o episódio:
– Havia um episódio que eu não aparecia muito, mas eu amei, um, sabe, eu sou tão ruim com os nomes porque eu leio o nome no roteiro e então apenas faço as cenas e eu nunca lembro dos nomes. Aquele com o palhaço interpretado por Michael McKean.
– “The Thaw”.
– “The Thaw”. Eu odiei esse nome, ele não era… inteligível, mas eu achei que o episódio era fantástico e inteligível. Nosso diretor de fotografia o dirigiu e fez um material maravilhoso no final. Eu achei que o episódio tinha muito a dizer sobre medo e a presença do medo na vida de alguém e seu controle sobre você, e eu amo material como aquele. Eu gosto mais desses. Talvez vocês prefiram todo aquele negócio de ação, e eu gosto dos efeitos e tudo mais também, mas eu gosto tanto quando o episódio tem algo a dizer que realmente faz um clique. Quero dizer.

Antes de se chamar “The Thaw”, o episódio chamava “Fear the Clown” (“Tema o Palhaço”).

Esse episódio marcou a estréia de Marvin Rush, diretor de fotografia da série, na direção.


Elenco Convidado:

Michael McKean como O Palhaço
Thomas Kopache como Viorsa
Carel Struycken como Espectro
Patty Maloney como pequena mulher
Tony Carlin como Médico Kohl
Shannon O’Hurley como Programador Kohl

História de Richard Gadas
Roteiro de Joe Menosky
Direção de Marvin V. Rush