Conheça o destino dos personagens em Jornada X

John Logan andou contando o escopo geral de suas “audaciosas idéias” para os personagens da Nova Geração no décimo filme do franchise. Realmente, fontes agora confirmam, o roteirista pensou bem em dar um tom de fechamento para os sete principais.

Se você não tem medo de spoilers, siga em frente, para saber o que o TrekToday descobriu sobre os desenvolvimentos para Picard, Riker, Troi, Geordi, Data, Worf, Crusher e a ingressante Janeway.

Ainda aqui? Vamos lá.

Jean-Luc Picard

Como para o almirante Kirk em Jornada II e além, um tema grande para Picard em “Nemesis” será o envelhecimento. Um exemplo disso é uma cena no Ten Forward (sem Guinan), onde Picard e Data bebem whiskey irlandês do século 23, e Picard admite ser um “peido velho”. Ao reconhecer isso, Picard é capaz de aproveitar coisas como pilotar um jipe da Frota em Kolarin III, o planeta que esconde B-9, a cópia de Data. O jipe, equipado com um canhão de feiser, é transportado na Argo, uma nova versão da nave auxiliar capaz de carregar veículos para terra. Enquanto Picard se diverte com o passeio, os outros membros do grupo avançado estão menos entusiasmados pelo que o roteiro descreve como “pretensão de direção livre”.

No fim do filme, a idade de Picard é claramente mostrada quando os oficiais substitutos para a tripulação que deixa a Enterprise chega, incluindo seu novo primeiro-oficial, comandante Martin Madden. Para Picard, essa tripulação parece muito jovem –“crianças de caras novas… uma nova geração para ensinar e criar”.

William T. Riker

No começo do filme, Riker e Troi estão finalmente casados, com Picard servindo de padrinho. O filme não mostra a cerimônia de casamento, mas abre com a recepção, em que comparecem todos os tripulantes da Enterprise. Alguns deles também tomam parte em uma performance, com Data cantando uma música de Irving Berlin, e Riker, que, com a aprovação de Troi, sobe no palco para juntar-se a Data com um trombone.

A audiência também fica sabendo, via Picard, da despedida de solteiro de Riker, que incluiu três Andorianas, duas Telaritas e uma Gorn. Em adição, “inlcuiu uma quantidade embaraçosa de cerveja Romulana e, subsequentemente, a atuação do comandante Worf da aria de amor favorita Klingon ‘Kahless and Morath on the Bloody Plains of Honor.'”

No fim do filme, Riker finalmente diz adeus aos 14 anos que passou como primeiro-oficial de Picard e aceita o comando da USS Titan.

Worf

Durante a festa de casa,emtp. Worf conta a Crusher sobre seu passado como embaixador da Federação, comentando que “não sou adaptado para a vida como um… diplomata”. Riker mais tarde conta a Worf de sua lua de mel de três semanas, onde ele e Troi planejam navegar no mar Opal. Worf conta que luas-de-mel Klingons começam com a marcha no deserto de Kholamar, seguida (para os casais que sobrevivem) por uma jornada para as Cavernas de Fogo de Fek’lhr, para enfrentar os demônios de Gre’thor.

O ódio de Worf pelos Romulanos é demonstrado mais uma vez quando ele se refere ao massacre de seus pais em Khitmore, e quando ele diz que os Romulanos são “animais” feitos apenas para ser mortos. Entretanto, após ver duas naves Romulanas se sacrificarem para lutar contra a Scimitar de Shinzon, ele nota que eles lutaram com honra, e até agradece uma médica Romulana que lhe prestou socorro. Crusher, enquanto isso, nota que Worf foi salvo de um tiro de feiser literalmente “por sua cabeça dura”.

No fim do filme, Worf é um dos poucos oficiais originais a permanecer com Picard a bordo da Enterprise.

Deanna Troi

Quando Riker protesta contra a decisão de Picard juntar-se a Data e Worf no grupo avançado para resgatar B-9, Picard deixa o comando da ponte com Troi, como uma piada (ela é a quarta na cadeia de comando, após Picard, Riker e Data). Mais tarde, antes de Riker partir da Enterprise, Picard aconselha-o: “Quando seu primeiro-oficial insistir que você não pode ir em missões avançadas… ignore-o.”

O segundo em comando de Shinzon, o vice-rei Reman, tem habilidades telepáticas. Ele se comunica com Troi em duas cenas de um modo que ela mais tarde descreve como “uma violação”. Entretanto, mais tarde ela percebe que a comunicação telepática é uma via de duas mãos, e usa-a para localizar a Scimitar camuflada.

Após a Scimitar conseguir destruir parte da ponte frontal, a tela é completamente destruída. Antes que um campo de força de emergência seja acionado, o oficial do leme Bransen é sugado para o espaço. É nesse ponto que Troi assume o leme e pilota a Enterprise.

No fim do filme, ela se junta a seu novo marido a bordo da USS Titan.

Beverly Crusher

No fim do filme, Crusher deixa a Enterprise para assumir um posto no corpo médico da Frota. Ela diz a Picard, via comunicação subespacial, que “deixarei a última dança para você”.

Geordi La Forge

A namorada de La Forge, presente na recepção, é ninguém menos que a dra. Leah Brahms. Enquanto lá, ele pergunta sobre a possibilidade de casamento. No fim do filme, La Forge permanece a bordo da Enterprise.

Data

Como antes relatado, Data morre no fim do filme, mas parte dele fica preservada em B-9, sua réplica infantil. Seu encontro com B-9 fornecerá muito desenvolvimento para seu personagem, a respeito de sua própria identidade.

Kathryn Janeway

A aparição de ponta de Janeway vem na forma de três comunicações subespaciais do Comando da Frota. Ela contata Picard, já como almirante, para servir de ponte entre o capitão da Enterprise e a Frota, e oferecer conselhos em várias questões. O roteiro nota que a patente lhe cai bem e que ela não perdeu nada de seu “humor seco” e “charme pé no chão”.