Fonte revela continuidade em Jornada X

Após a maior parte das raças vistas na Série Clássica de Jornada não terem nem sido mencionadas nas três versões modernas do franchise, espécies como os Andorianos e os Gorn pareciam ter sumido por completo do Universo. Mas, segundo novas informações de roteiro, o ambiente da Série Clássica estará voltando em “Jornada nas Estrelas: Nemesis”, o décimo filme do franchise.

Uma das fontes regulares do TrekToday conseguiu novos detalhes que denotam o esforço do roteirista John Logan em se manter fiel à continuidade estabelecida durante todas as séries de Jornada. Confira algumas das curiosidades que você poderá ver no filme, que deve chegar às telas no primeiro semestre de 2002.

“Nemesis” vai nos mostrar a versão da Enterprise-E de vários locais que foram vistos só na Enterprise-D: Área de Carga, Cartografia Estelar e Bar Panorâmico (o famoso Ten-Forward, sem a presença de Guinan).

Várias espécies clássicas de Jornada serão mencionadas. Primeiro, a despedida de solteiro de Riker (que não será mostrada em cena) teve a participação de “três Andorianas, duas Telaritas e uma Gorn”. Depois, o ‘irmão’ de Data, B-9, ao descrever suas viagens pelo Universo, diz que encontrou os Pakleds, Bolianos, Nausicaans, Cardassianos e até mesmo os Talosianos!

Lwaxana Troi não estará presente na festa de casamento na Terra, mas Deanna diz que sua mãe estará na cerimônia tradicional Betazóide, em seu planeta natal.

Picard revela que já iniciou primeiro contato entre a Federação e espécies alienígenas 27 vezes em sua carreira.

O líder Reman, Shinzon, menciona tanto o Tratado de Algeron, quanto o Império Estelar Romulano. Na história de Jornada, o Tratado de Algeron foi o que marcou o fim da guerra Terra-Romulus e estabeleceu a Zona Neutra.

Um dos membros do Senado Romulano diz a Shinzon que eles não podem bancar uma luta com a Federação, já que “Romulus ainda está se rearmando da Guerra Dominion”. Durante a guerra, os Romulanos usaram tropas de assalto Remans nos encontros mais violentos. Mesmo assim, Shinzon lutou e venceu 17 grandes confrontos.

Tanto o dr. Soong (criador de Data) quanto Lore (seu irmão) são mencionados, em referência a B-9.

A nave da Federação que é enviada para Shinzon é a Orion, que é comandada por um Andoriano ancião, Meelok, que deu aulas a Picard na Academia. Durante uma das comunicações de Picard com Janeway pelo subespaço, ela aconselha a ele, “Quando em dúvida, corra para o velho Andoriano.”

Durante a batalha principal, Riker ordena uma manobra chamada “Padrão Defensivo Kirk Ípsilon”. Ele também pergunta sarcasticamente por que a Enterprise-E não tem capacidade de separação do disco.

Uma das coisas que as tripulações das naves estelares vêm pedindo há é finalmente permitida a Picard no fim do filme, quando a nova cadeira do capitão Marco Sete é instalada. Enquanto Worf discute com um de seus alferes sobre o gosto de Picard pela cadeira antiga, Picard se senta e gasta o tempo apreciando-a. Segundo o roteiro, ela é equipada com “…cintas de metal [que] voam em posição em volta dos pulsos e ombros [ao toque de um botão].” Em outras palavras, cintos de segurança! (Recomendação de dois séculos, provavelmente feita por Jonathan Archer, após o conselho de Hoshi Sato em “Broken Bow”!)

No fim do filme, Picard diz a seu novo primeiro-oficial, comandante Madden, que a primeira missão deles seria explorar o sistema Denab. “Será empolgante. É um lugar… onde ninguém jamais esteve.”

Eita, lição de casa bem feita, hein?