Patrick Stewart: “Fãs podem esperar um Big Bang”

Patrick Stewart (Jean-Luc Picard) define positivamente o próximo filme de Jornada nas Estrelas, “Nêmesis”. Nada menos que um “Big Bang”, disse, em entrevista à “Star Trek: The Magazine”.

Para o ator, a inspiração para interpretar Jean-Luc Picard vinha de uma fonte bem próxima –os próprios roteiros. “A coisa é que Gene [Roddenberry] criou um personagem tão poderoso no piloto. Todas as fundações do que se tornaria Jean-Luc Picard foram estabelecidas naquele episódio, então realmente tudo que tive de fazer foi atuar bem o suficiente. Outros pensaram que o espírito que eu estava tentando alcançar estava presente nas novelas de ‘Hornblower’.”

O ator foi rápido ao reconhecer a influência do criador de Jornada em A Nova Geração. “Gene certamente foi a influência primária e a fonte de todo o nosso trabalho e inspiração”, disse. “Mas não tão rapidamente todos nós viramos defensores da causa nós mesmos e passamos a lutar por ela. Era essa paixão submersa sobre Jornada nas Estrelas que eu acho que fez a série se segurar com sucesso por sete anos.”

Embora Stewart ache que Picard já estava estabelecido no piloto, “Encounter at Farpoint”, ele acha que houve outros elementos que ele trouxe para o personagem. “Houve muitas coisas que me interessavam que foram desenvolvidas –elas já estavam presentes em muito do que era Jornada nas Estrelas, mas talvez elas tenham recebido mais atenção. Tínhamos questões de direitos humanos, uma visão política mais forte do mundo e certamente meu interesse em certas atividades esportivas apareceu –como equitação e esgrima e assim por diante!”

Stewart também mostrou apreço pelo último esforço televisivo de Rick Berman e Brannon Braga no comando do franchise, a série Enterprise. “Parece que são um excelente grupo de atores”, disse. “E eles encontrarão o caminho deles, como nós fizemos. Todo mundo esperava que fossemos uma cópia da Série Clássica mas a grande força da Nova Geração foi que, enquanto se mantinha presa aos fundamentos de Jornada nas Estrelas, criou inteiramente seu próprio mundo –não o mundo de Spock e Kirk e McCoy.”

No fim do ano Stewart voltará a vestir o uniforme da Frota Estelar para reprisar seu papel como Picard no décimo filme de Jornada, provisoriamente intitulado “Nêmesis”. O ator foi meio reticente sobre o filme, mas disse que os fãs podem ansiar por “um Big Bang” no filme.

Fonte: Section 31