Bob Blackman revela criação de uniformes

Um dos mais importantes elementos da nova série de Jornada nas Estrelas é o figurino –os novos uniformes da Frota Estelar. Muito se comentou a respeito dos modelos, que incorporam elementos dos século 20, 23 e 24, mas quase nada se ouviu de seu criador, o figurinista Robert Blackman.

O “USA Weekend”, revista semanal encartada no jornal americano “USA Today”, apostou nesse assunto ao produzir seu material de divulgação da estréia de Enterprise. Além deste texto, a revista também trouxe uma entrevista com Bakula. Confira agora a matéria completa do periódico com Blackman, traduzida para o português.

Enterprise nos bastidores

O USA Weekend falou com o designer de figurinos de Enterprise, Robert Blackman, e tivemos uma visão interna da criação dos novos uniformes da série. Aqui está uma olhada exclusiva no processo criativo.

Dentro do departamento de figurino localizado no depósito de compras dos estúdios da Paramount em Los Angeles, uma costureira estica um uniforme. As listras vinho indicam que a roupa acabará sendo usada por um personagem que trabalha com questões táticas ou de segurança para a nave. Atrás da costureira, uma alfaiate examina um padrão.

O manequim à direita veste um uniforme concluído de Enterprise. Os cabides à esquerda guardam protótipos. O designer de figurino Robert Blackman teve costureiros fazendo macacões em denim [tecido grosso] e twill [tecido costurado diagonalmente] e em uma variedade de cores antes de escolher o tecido azul escuro pedra-lavada. Os protótipos foram cirados com diferentes detalhes em cada lado da roupa de modo que os produtores pudessem ter uma idéia de todas as possibilidades que a versão finalizada poderia ter.

Um costureiro faz ajustes em um uniforme. Blackman teve os zíperes nos macacões feitos de modo especial. Cada macacão tem 13 zíperes. Porque os locais dos zíperes são feitos sob medida, eles não sobrevivem bem ao processo de lavagem a seco. Por que todos os bolsos? Para manter as roupas mais perto da realidade. “Em 2051 [ele provavelmente disse 2151] provavelmente não teremos nos livrado de dinheiro, de chaves. Os bolsos refletem um pouco do que somos agora”, explica Blackman.

Ao lado de um uniforme concluído de Enterprise, está pendurado um figurino para um dos alienígenas que irão aparecer no piloto. “Os Sulibans são os vilões”, revela Blackman. “Os figurinos foram feitos para ter uma textura similar à da pele porque esses alienígenas tem a habilidade de se transformar em outras coisas.”

O designer de figurinos Robert Blackman rascunha em sua mesa, que está cheia de amostras de tecido, relógios e fotos de protótipos. Ele tem projetado figurinos para Jornada nas Estrelas por quase doze anos, tendo trabalhado em A Nova Geração, Voyager, Deep Space Nine e agora Enterprise. O designer gastou um total de duas semanas rabiscando suas idéias para o uniforme de Enterprise e outra semana fazendo pesquisa e desenvolvimento com tecidos.

O uniforme de Enterprise é o primeiro das séries de Jornada a incluir patches (logos) da nave ou da missão. Blackman elegeu a idéia porque ele sentiu que seria um cumprimento à Nasa. “Eu realmente fiz muita força por esses”, ele diz. “Se você olhar para os astronautas da Nasa, eles parecem pilotos de corrida de automóveis. Seus macacões estão cobertos de patches. Esse é um patch da nave e é o único que vamos ter em nossos macacões. Eu queria patches com nomes também, mas isso já é um começo.”

O tenente Malcolm Reed (Dominic Keating), um estrategista de armas, comanda seu posto na ponte. Seu uniforme tem dois “pips” especialmente desenhados para indicar seu posto. “São como barras do Exército”, diz Blackman.

O alferes Travis Mayweather (Anthony Montgomery), que pilota a nave, e o capitão Jonathan Archer (Scott Bakula) conferenciam na sala de situação, localizada na parte de trás da ponte. Os macacões dos dois são marcados com “pips” dourados para indicar que eles estão em posições de comando. Personagens usando listras azul-esverdeadas estão nos campos científico e médico. Vinho representa os que lidam com preocupações táticas e de segurança.

Charles “Trip” Tucker III (Connor Trinneer) se junta a Mayweather e Archer na sala de estratégia. Todos os três personagens estão com seus macacões ligeiramente abertos. Por baixo eles usam camisas pretas. “Eles só manteriam os macacões totalmente fechados se fosse uma ocasião formal”, explica Blackman. “Os macacões são feitos de modo que seja fácil entrar e sair deles. Queríamos que parecessem habitáveis.”

Um rascunho inicial do novo uniforme da Frota Estelar. O designer de figurinos Robert Blackman gastou duas semanas rascunhando idéias para o uniforme, e durante todo o processo sua visão estava bem clara. Como resultado, o macacão finalizado parece quase idêntico a esse rascunho.