Jeffrey Combs fala de “Shadows of P’Jem”

O capitão Jonathan Archer estará às voltas com mais uma situação de reféns no episódio “Shadows of P’Jem”. Quem informa é Jeffrey Combs, o ator que reprisará seu papel como o Andoriano Shran, em entrevista ao TrekWeb.

“Basicamente, é outra situação de reféns onde o capitão se mete em outro planeta e se pega no fogo cruzado de uma guerra civil”, disse Combs. “Não é uma boa situação, e basicamente nós somos a cavalaria vindo das montanhas. Nós aparecemos no momento oportuno e os ajudamos, e tiramos o capitão daquela situação.”

Combs deu alguns detalhes de como aconteceria o resgate. “Eu formo equipe com Trip e Malcolm e resgato o capitão. Eles estão tentando resgatá-lo, e nós chegamos e dizemos ‘do jeito que estão fazendo, vocês só vão se matar. Nós estamos aqui para salvar vocês, basicamente.”

Em “The Andorian Incident”, Shran se encontrou em dívida com Archer, após o capitão da Enterprise ajudar a desvendar o equipamento de monitoramento Vulcano. Segundo Combs, a situação será compensada em “Shadows of P’Jem”.

“Eu aponto a eles ‘nós dissemos que estávamos em dívida, agora a dívida está paga’. Isso quer dizer, estamos empatados agora, não gostamos de ficar devendo nada a ninguém, então é assim que a coisa fica.”

O episódio também ajudará a desenvolver o estado geopolítico do universo de Enterprise. “Há facções em luta, e um governo corrupto nesse planeta que tem laços bem fortes com os Vulcanos”, disse Combs. “Então temos laços bem fortes com os rebeldes, porque é onde estamos também.”

Combs estava orgulhoso do diretor do episódio, Mike Vejar. “Mike é o rochedo de Gibraltar. Ele é suave, tranquilo, e ainda realmente acessível. É sempre um prazer trabalhar com ele. Então, de novo, é outra zona de conforto. Alguém com quem não preciso me preocupar em conhecer, e descobrir como trabalha ou ele descobrir como eu trabalho.”

O roteiro de “Shadows of P’Jem” foi escrito por Michael Sussman e Phyllis Strong, baseado em história dos produtores-executivos Rick Berman e Brannon Braga. O episódio vai ao ar em fevereiro de 2002.