Moore vai escrever nova “Galactica”

O veterano roteirista de Jornada, Ronald D. Moore, assinou contrato para escrever uma mini-série de quatro horas baseada no seriado “Battlestar Galactica” (criado por Glen Larson e que teve uma única temporada produzida: 1978-1979) para o Sci-Fi Channel Americano. Outros nomes envolvidos são Breck Eisner (de “The Invisible Man” como diretor) e David Eick (de “Hercules: The Legendary Journeys” como Produtor-Executivo). A distribuição está a cargo do USA Cable Entertainment. Bryan Singer (diretor do filme dos “X-Men”) e Tom DeSanto NÃO estão envolvidos neste projeto.

Ronald D. Moore é ganhador do prêmio Hugo (o “Oscar SCIFI”) e também foi indicado por mais 3 vezes a este mesmo prêmio. Ron também já foi indicado ao prêmio Emmy (o “Oscar da TV”) e é considerado por muitos fãs o maior roteirista da história de Jornada Nas Estrelas. Moore, um assumido fã da Série Clássica de Jornada, iniciou a sua carreira profissional e no Franchise na terceira temporada de A Nova Geração, permanecendo no staff da série até o seu final. Depois se juntou a equipe de DS9 em sua terceira temporada, chegando ao cargo de Co-Produtor-Executivo da série, somando no total 10 temporadas seguidas de Jornada nas Estrelas. Moore depois de deixar DS9, ao seu final, teve uma passagem relâmpago (e até hoje bastante polêmica) na produção de Voyager, no começo da sexta temporada daquela série. Depois disto ele teve uma breve passagem por “Good Vs. Evil” e nas duas últimas temporadas televisivas Americanas integrou o staff da recém-cancelada “Roswell”.

Fica a torcida para que Moore recebe também uma posição de Produtor-Executivo em tal projeto, pois se ele foi contratado APENAS para escrever pode ser que ele tenha muito pouco impacto no produto final. Moore também pode abrir portas no Sci-Fi Channel para finalmente criar a sua própria série, provavelmente a adaptação da história de “The DragonRiders Of Pern”.

Ira Steven Behr (mentor de DS9) deu uma entrevista a revista impressa “Star Trek: The Magazine” sobre o personagem Gul Dukat (Marc Alaimo). Behr disse que nunca teve a menor simpatia pelo personagem e, segundo ele, Dukat teve o que mereceu (junto com Kai Winn) ao final da série. Behr admite que, como todos os outros roteiristas, sempre tentou apresentar o personagem como uma figura complexa e tridimensional, mas que ele nunca teve ilusões sobre o monstro que ele é. Apesar de Marc Alaimo sempre interpretar o personagem como se ele fosse o verdadeiro herói da história.

Casey Biggs (o ator que interpretou o Cardassiano Damar em DS9) participou recentemente de um Chat no Site oficial de Jornada. O Chat pode ser conferido aqui. Damar foi introduzido como simplesmente um parceiro para Dukat em “Return To Grace” da quarta temporada, mas se tornou tão importante ao final da série que atualmente fica até difícil imaginar a saga de DS9 sem o personagem.

SURPRESA: Na veia daquelas boas idéias que nunca chegaram a produção, Robert Hewitt Wolfe (roteirista e produtor de DS9 em suas cinco primeiras temporadas) sempre defendeu uma história em que a Defiant viajava no tempo e ia parar no meio da batalha final da guerra Terra-Romulus. Sisko enfrentaria o dilema de intervir ou não no conflito e sua decisão final (descoberto a posteriori) de destruir dois terços das Forças Romulanas acabaria (para surpresa de todos) por reforçar a história como conhecida. Anos mais tarde, já como desenvolvedor e Co-Produtor-Executivo de “Andromeda” (série ainda inédita no Brasil e criada a partir de anotações de Gene Roddenberry e estrelada por Kevin Sorbo de “Hercules”), Wolfe pode finalmente retrabalhar a sua idéia e escrever “Angel Dark, Demon Bright”, disparado o melhor episódio daquela série. Em tempo, Wolfe foi despedido por que “as suas histórias estavam ficando complicadas demais para nós entendermos”, segundo a estrela Sorbo e os demais financiadores de “Andromeda”.

FONTE EM GERAL: TrekToday