Trek Brasilis ganha prêmio de site internacional!

Quem já se arriscou a andanças pela internet à procura de informações técnicas sobre as naves estelares de Jornada certamente já topou alguma vez com o Ex-Astris-Scientia. O site é a melhor referência para material dessa natureza em toda a web, e certamente é apreciado por muitos fãs.

Qual não foi minha surpresa, verificando o e-mail do TB esta manhã, ao descobrir que o Trek Brasilis, sem sequer ser cadastrado para disputar prêmio algum, foi eleito pelo pessoal do Ex-Astris como vencedor do EAE (Ex-Astris-Excellentia) Award de maio de 2002?

Confira o que Bernd Schneider, editor do Ex-Astris, tem a dizer sobre o TB.

“Bem-vindo a um website diferente de Star Trek!” O Trek Brasilis cumpre essa promessa. A maior parte do Trek Brasilis está em português, já que o site serve como um portal de internet para Jornada nas Estrelas (“Journey to the Stars”) no Brasil. Mas ele é muito mais do que somente uma coleção de links e de materiais usuais de sites de Star Trek. O Trek Brasilis é feito com a intenção de apresentar algo especial, e não simplesmente traduzir ou cozinhar conteúdo que já foi apresentado em outros lugares. O guia de episódios cobre os filmes e todas as séries de Jornada em grande detalhe, incluindo trailers para download. Além disso, há um especial extenso sobre a série jamais produzida Fase II, com muita informação de bastidores e um guia para os episódios perdidos. Não há nada comparável na web, e eu gostaria que fosse traduzido para o inglês em breve. Outros destaques são a série de entrevistas com Michael Piller, Rick Sternbach, Andrew Probert e Robert Duncan McNeill, assim como a homenagem aos 35 anos de Star Trek. Quase não há necessidade de mencionar que o site também ofecere destaques como notícias diárias, um guia de TV, um fórum, uma newsletter e um jogo de trivia. O web design original do Trek Brasilis, com muitas, mas nunca grandes demais, ilustrações, completa a excelente impressão geral.

É incrível que um site que mal pode ser lido por um falante do inglês (exceto pela porção estrangeira do site, que só inclui as entrevistas internacionais) possa vencer um prêmio do calibre do EAE Award.

Na condição de editor do TB, confesso que fiquei… embasbacado, seria a melhor palavra, ao descobrir mais essa grande vitória para o site. É nessas horas que vem a recompensa por todas as horas de sono perdidas e todos os esforços feitos para fazer do TB a maior e melhor referência de Jornada nas Estrelas no Brasil. Trabalho árduo se convertendo em reconhecimento é só o que poderíamos pedir em troca do esforço, e, apesar de alguns torcerem contra, temos conseguido isso, de novo e de novo e de novo.

Em nome de todos que colaboram direta e indiretamente para a produção do site, gostaria de agradecer a você, leitor, para mais essa vitória. Sem você, nada disso estaria acontecendo.

Notícia dada, champanhe aberta, brinde feito, agora vamos em frente. Afinal de contas, “a aventura humana está apenas começando”.

Um abraço,

Salvador Nogueira
Editor do Trek Brasilis