Mais uma aparição Jem’hadar em DS9!

Deep Space Nine traz mais dos Jem’Hadares. Q volta à Enterprise na Nova Geração. B’Elanna Torres tem estranhos sonhos telepáticos. Confira tudo isso, em Jornadas Inéditas.

“True Q”
(“Poder Absoluto”)
A Nova Geração
6ª temporada

Episódio 132
Exibição nos EUA: 26/10/1992
Data Estelar: 46192.3.

domingo, 0h e 14h; terça, 16h, quarta, 2h


Sinopse:

Q está de volta à Enterprise, para revelar a uma humana que está à bordo da nave que ela na verdade é da espécie dele. Resta saber o que Picard vai pensar de tudo isso…

Notas:

Originamente intitulado “Q Me” quase até o final das gravações, “True Q” foi o primeiro episódio com o personagem Q em mais de uma temporada e meia, após vários roteiros serem descartados, inclusive um com o nome de “Q Olympics”.

A premissa do episódio foi criada por um escritor de dezessete anos, Matthew Corey, morador da Carolina do Norte.

Aqui fica estabelecido que quando seu pai, Jack Crusher, morreu, Wesley tinha cinco anos de idade.

A Base Estelar 112 de “Identity Crisis” é mencionada aqui.

John de Lancie voltará como Q em “Tapestry”, episódio ainda dessa sexta temporada.


Elenco Convidado:

John de Lancie como Q
Olivia d’Abo como Amanda Rogers
John P. Connolly como Orn Lote


Baseado em história de Matthew Corey
Escrito por René Echevarria
Direção de Robert Scheerer

“The Abandoned”
(“Abandonado”)
Deep Space Nine
3ª temporada

Episódio 052
Exibição nos EUA: 31/10/1994
Data Estelar: desconhecida.

domingo, 1h e 15h; quarta, 16h, quinta, 2h


Sinopse:

Quark compra os destroços de uma nave alienígena acidentada no quadrante Gama. Só que sua alegria dura pouco quando descobre, entre as ferragens, um bebê alienígena em uma espécie de incubadora. O bebê tem um metabolismo muito acelerado e cresce com uma rapidez espantosa. Para surpresa de Sisko e cia. ele se revela um jovem Jem’Hadar. Odo não quer permitir nem que o Jem’Hadar siga o destino de “maquina de matar criada pelos Fundadores” e nem que ele se torne um “rato de laboratório” em uma Base da Frota Estelar.

Notas:

Avery Brooks dirige o seu segundo episódio na série, o primeiro foi “Tribunal”, da temporada passada, e o próximo será “Fascination”, desta mesma terceira temporada. O diretor usou a metáfora de jovens marrons (como ele chama as pessoas pretas) viciados, temidos e potenciais assassinos para se guiar durante o episódio. O que ele próprio admitiu como uma metáfora distante.

Leslie Bevis reaparece com o seu papel da capitão de cargueiro Boslic, vista anteriormente em “The Homecoming”. Ela ainda iria participar de “Broken Link”, que fecha a quarta temporada da série.

A arma dos Jem’Hadar é mais um desenho de Dan Curry (baseada em reais armas que ele comprou no Tibet), que também desenhou o Bat’Leth Klingon. A “enzima” da qual os Jem’Hadars dependem se chama Ketracel White (ou simplesmente White), que seria nomeada mais tarde na série. Considerando a série como um todo e racionalizando um pouco, os Jem’Hadar só se alimentam até a sua maturidade (que por hipótese ainda não chegou para o jovem deste episódio), daí ingerem apenas o White o resto de suas vidas. Se após este ponto eles não se alimentam mais, de onde vem a sua força vital? Definitivamente de algum lugar que Bashir nem suspeitou aqui. Os que suspeitaram que os Jem’Hadar devem viver pouco devido ao seu metabolismo acelerado, acertaram na mosca.

René Auberjonois não queria se “desfazer” do balde de Odo, “Eu amo aquele balde”, disse o ator na época, apesar de ter posteriormente adorado a idéia dos aposentos próprios para Odo. Utilizar a planta que Kira trouxe no balde foi um belo toque que teria um interessante “payoff” em “Crossfire”, da próxima temporada.

O Jem’Hadar bebê foi interpretado pelos gêmeos Chew e a maquiagem se resumiu a um pouquinho de KY-Gel na testa das crianças. Para Hassan Nicholas (o Jem’Hadar garoto) as restrições de maquiagem foram menores e não existiram para Bumper Robinson (o Jem’Hadar adolescente).


Elenco Convidado:

Bumper Robinson como o Jem’Hadar (adolescente)
Jill Sayre como Marta
Leslie Bevis como a capitão do cargueiro Boslic
Matthew Kimbrough como Okalar
Hassan Nicholas como o Jem’Hadar (criança)

Escrito por D. Thomas Maio & Steve Warnek
Direção de Avery Brooks

“Remember”
(“Lembranças”)
Voyager
3ª temporada

Episódio 48
Exibição nos EUA: 9/10/1996
Data Estelar: 50203.1.

domingo, 2h e 16h; quinta, 16h, sexta, 2h


Sinopse:

Enquanto a Voyager transporta um grupo de Enarans para seu planeta-natal, Torres começa a vivenciar sonhos intensos. Todas as noites, ela se vê como Korenna, uma mulher Enaran apaixonada por um homem chamado Dathan, procurado pelo pai dela, o líder militar Jareth.


Notas:

Esse episódio foi originalmente escrito por Brannon Braga para A Nova Geração, e seria uma história baseada em Deanna Troi. Depois que Lisa Klink assumiu a roteirzação e adaptou a história para Voyager, Joe Menosky e Braga concordaram que “Remember” ficou bem melhor.

Repare nos créditos desse episódio. Roxann Biggs-Dawson (B’Elanna Torres) está creditada apenas como Roxann Dawson. A atriz tinha acabado de se separar do ator Casey Biggs (o cardassiano Damar, de Deep Space Nine).

Aqui fica estabelecido que Janeway não sabe tocar nenhum instrumento musical. No próximo episódio, “Sacred Ground”, descobriremos que ela não sabe desenhar também. Terá alguma habilidade a capitã?

Lisa Klink, a roteirista desse episódio, também roteirizou “Sacred Ground”.

Winrich Kolbe, que dirige aqui, foi o diretor do episódio-piloto “Caretaker”.

Em entrevista, Roxann Dawson disse: “Um dos meus episódios favoritos foi ‘Remember’, apenas por causa do roteiro, que achei ter algo muito importante a passar, porque lidava com um tipo de holocausto. Ele assegura que nós sempre nos lembremos. Sem nos lembrarmos, algo como aquilo pode acontecer de novo. Achei que o roteiro foi brilhante nesse ponto e adorei trabalhar nele.”


Elenco Convidado:

Eugene Roche como Jor Brel
Charles Esten como Dathan
Athena Massey como Jessen
Eve Brenner como Jora Mirell
Bruce Davison como Jareth

História de Brannon Braga & Joe Menosky
Direção de Winrich Kolbe