DVD’s da Série Clássica – 2ª Temporada

Nem bem os fãs tiveram tempo de ver os oito discos da primeira temporada da Série Clássica, a Paramount já traz aos fãs brasileiros o segundo ano da série, completinho, com seus 26 episódios. Como de costume, você vê primeiro aqui, no Trek Brasilis, o que há de tão especial nesse segundo pacote de segmentos clássicos.

Como de costume, deixamos uma avaliação de cada episódio a cargo do nosso Guia de episódios. Basta dizer que essa é possivelmente a melhor temporada da série, com clássicos imperdíveis como “Amok Time”, “The Doomsday Machine”, “The Trouble With Tribbles” e “Mirror, Mirror”, produzidas entre 1967 e 1968.

Sem mais delongas, portanto, vamos ao filé de mais esse box-set, composto por sete discos.

 

Os menus

Eles são praticamente iguais aos da primeira temporada, salvo dois detalhes. Depois que se faz a escolha no menu principal, que aparece na tela central da ponte da Enterprise, os submenus convergem para a estação de ciências. Além das mudanças que naturalmente emergem disso, vale também ressaltar que as letras usadas nos menus não são amarelas como o pacote anterior, mais azuis (um toque de harmonia interessante, acompanhando as cores das próprias embalagens).

 

Imagem dos episódios

Apesar de serem mais novos que os da primeira temporada, há a sensação de que esses episódios estão num estado de preservação inferior ao do primeiro ano da série. De toda forma, está claro que a Paramount fez o que pôde para trazer a melhor imagem possível desses segmentos clássicos. E, sem sombra de dúvida, foi bem-sucedida. É a melhor imagem já vista desses filmes.

 

Áudio dos episódios

O material é rigorosamente igual ao do primeiro ano, com dublagens em português (versão da VTI-Rio) e em espanhol, além do som original em inglês masterizado em Dolby 5.1, e legendas em três línguas. Alguns pequenos problemas com as legendas (claramente por pressa e falta de checagem, em que se troca o gênero de quem está falando, algo como traduzir “you did” como “o senhor fez”, quando o certo seria “a senhora fez”), mas nada grave.

 

Comentários

Os clássicos comentários de texto de Michael e Denise Okuda estão de volta, mas para apenas um dos episódios: “Amok Time”.

 

Extras

Além dos documentários esperados, mais uma vez o telespectador pode encontrar dois “Easter Eggs”: são os chamados Red Shirt Logs, localizados num dos submenus dos extras e bem fáceis de identificar. É um toque interessante a esses pacotes, embora o bom mesmo sejam os documentários que constam da lista “oficial” de extras.

.

 

Audaciosamente indo… Segunda Temporada

Um segmento que comenta sobre os principais episódios da segunda temporada. Fala-se de “Amok Time”, “Mirror, Mirror” e “Journey to Babel”, entre outros segmentos clássicos, mas não há a revelação de grandes segredos da produção desconhecidos dos fãs. Ainda assim, oferece entrevista com Bjo Trimble (a fã que coordenou a campanha de cartas que salvou Jornada, em duas ocasiões, nos anos 1960), que havia ficado de fora dos documentários da primeira temporada.

 

A Vida Depois de Jornada nas Estrelas: Leonard Nimoy

Nos moldes do material produzido com William Shatner para o pacote da primeira temporada, este aqui revela o que o ator do Sr. Spock andou fazendo nos últimos tempos. Por incrível que pareça, este aqui é mais interessante do que ver Shatner cavalgando. A lucidez e a inteligência de Nimoy saltam à tela, enquanto ele explica seus atuais projetos de fotografia.

 

Kirk, Spock e Magro: o grande trio de Jornada nas Estrelas

Um segmento para comentar o que fez desses três personagens um sucesso tão grande. É interessante o investimento que se faz não na capacidade de escrever para o trio, mas na incrível química e energia entre os atores: William Shatner, Leonard Nimoy e DeForest Kelley.

 

Criando a Fronteira Final

Um documentário muito interessante sobre o incrível talento de Matt Jefferies para criar os cenários e o visual de Jornada nas Estrelas. Possivelmente o melhor do pacote.

 

A Divina Diva de Jornada nas Estrelas: Nichelle Nichols

Acredite se quiser, mas este é um documentário sobre o envolvimento de Nichelle Nichols em Jornada que NÃO conta sobre a clássica história da atriz ser convencida a ficar na série por Martin Luther King. Em vez disso, ela conta detalhes de como o personagem de Uhura, incluindo seu nome, apareceu. O sobrenome é uma história velha (de “Uhuru”, liberdade em suaíli), mas alguém aí sabe de onde saiu o primeiro nome, Nyota?

 

Diário do roteirista: D.C. Fontana

D.C. conta sobre seu trabalho como editora de histórias, a decisão de ocultar o fato de ser mulher e o seu episódio favorito, “Journey to Babel”.

 

Melhores Momentos de Jornada nas Estrelas

Vários atores de diferentes gerações da franquia destilam seu amor e sua admiração pela Série Clássica.

 

Fechando a conta…

Mais um lançamento campeão da Paramount Pictures. Não só pelo belo trabalho com os extras inédito, mas sobretudo porque esses episódios clássicos, em qualquer época mas sobretudo nesses tempos de vacas magras em Jornada nas Estrelas, vêm muito bem a calhar…

Artigo originalmente publicado no conteúdo clássico do Trek Brasilis em 15 de agosto de 2005.