Uma nova fronteira

Ei, você! Sim, você mesmo! Vamos falar da quinta série de Jornada nas Estrelas! Volte aqui, seu covarde, eu não estou falando da pobre Enterprise, mas sim do verdadeiro e canônico (pelo menos para mim e para meu cânon pessoal) quinto seriado da franquia: “Star Trek – New Frontier”, série de livros que narra as aventuras do capitão Mackenzie Calhoun e da nobre tripulação da USS Excalibur!

Criado pelo cultuado autor Peter David e pelo editor da Pocket Books John Ordover em 1997, o seriado é um marco no universo literário de Jornada e deu origem a 20 livros e uma graphic novel (até agora), com um sucesso de vendagem que rivaliza os best-sellers de A Nova Geração e da saga do Shatnerverse, de William Shatner. Peter David, para quem não sabe, é um prestigiado autor de histórias em quadrinhos e literatura de ficção-científica, já tendo revolucionado personagens dos quadrinhos, como o Hulk, Homem-Aranha, Aquaman e o novo Capitão Marvel. É dele também a autoria de livros de Jornada com a tripulação de A Nova Geração, que se tornaram best-sellers favoritos dos leitores, como Imzadi, Vendetta e Q-Squared. Então, ele e Ordover estavam mais do que preparados para criar o universo de Star Trek – NewFrontier . A série é sucesso também em audiobooks, todos eles lidos pelo ator Joe Morton, dos filmes de ficção-científica “Exterminador do Futuro 2” e “Ameaça Invisível”.

Um bom ano para toda a franquia foi 1997. O filme Primeiro Contato estava gozando de boa bilheteria no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Voyager fazia boa audiência para a rede UPN, com a introdução dos Borgs na e da personagem Seven of Nine, vivida pela linda atriz Jeri Ryan. E Deep Space Nine, para delírio dos fãs, chegava ao ápice da Guerra Dominion em sua sexta temporada – para muitos, uma das melhores temporadas de Jornada já produzidas. You gotta love it!

Já “Star Trek – New Frontier” trazia para os leitores as aventuras inéditas da nave estelar da classe Ambassador USS Excalibur NCC-26517, mantendo o tom épico e personagens interessantes que recheiam o melhor de Jornada na televisão e no cinema. Mackenzie Calhoun (cujo verdadeiro nome é M’k’n’zy de Calhoun) é um jovem rebelde do planeta Xenex que liderou e libertou sua raça da escravidão, e que sob a tutela do jovem capitão Jean-Luc Picard, da USS Stargazer, entra na Academia da Frota e tem uma carreira brilhante como oficial até que, anos mais tarde, recebe o comando da nave Excalibur (a mesma nave já havia aparecido numa pequena ponta, sob o comando do comandante Riker no episódio “Redemption, Part II” da quinta temporada de A Nova Geração). Calhoun substituiu o capitão Morgan Korsmo, que perdeu a vida na batalha com o cubo Borg que ameaçava a Terra no filme First Contact. Com sua característica cicatriz no lado direito do rosto e a pitoresca espada dos tempos de guerreiro em Xenex, Calhoun é um capitão audaz e desafiador, sempre criando problemas para a Frota Estelar por causa de seu temperamento explosivo. Juntam-se à tripulação da nave a primeira oficial comandante Elizabeth Paula Shelby (mesma personagem que a interpretada pela atriz Elizabeth Dennely no clássico episódio-duplo “The Best of Both Worlds”, de A Nova Geração), a Vulcana oficial-médica Doutora Selar (interpretada por Suzie Plakson no episódio “The Schizoid Man”, da mesma série), a tenente Robin Lefter (interpretada por uma então desconhecida Ashley Judd nos episódios “Darmok” e “The Game”), o monstruoso chefe de segurança tenente Zak Kebron, a oficial de ciências meio Vulcana/meio Romulana Soleta, o andrógeno hermatiano engenheiro-chefe tenente-comandante Burgoyne 172, o ex-príncipe Thalloniano Si Cwan e o misterioso navegador tenente Mark McHenry.

A seguir, vai um breve resumo dos livros criados para a série, incluindo alguns spoilers. Infelizmente, os livros permanecem inéditos no Brasil, por isso, se você não os tem em sua coleção, vá correndo a uma loja de importados real ou virtual mais próxima e traga para o seu cânon pessoal as missões da Excalibur. Eu já fiz isso.

“House of Cards” (publicado em 1997)

Começa a saga de “Star Trek – New Frontier” numa mini-série de quatro livros. O capitão Calhoun recebe o comando da reformada USS Excalibur e parte para o desconhecido setor 221-G. Controlado durante centenas de anos pelo então glorioso Império Thalloniano, o setor agora se encontra livre e em colapso, com centenas de planetas em rota de auto-destruição. A missão da Excalibur é ajudar no que puder e tentar trazer ordem ao caos. Fazem participações especiais o capitão Picard e o embaixador Spock. A aventura inicial de Calhoun e sua tripulação continua nos livros “Into The Void”, “The Two-Front War” e “End Game”.

“Martyr” (1998)

Com a queda do Império Thallosiano, a guerra civil ameaça o planeta Zondar. A chegada da Excalibur é comemorada com alívio pela população do planeta e seu capitão é nomeado um profeta salvador, mas Calhoun acaba capturado por uma facção extremista e resta ao engenheiro-chefe Burgoyne a tarefa de salvá-lo antes que a frota inimiga comece uma guerra santa contra a Federação.

“Fire on High” (1998)

É revelada a presença de Norman Lefter, a misteriosa mãe da Tenente Lefter, dada como morta anos antes. Presa em um planeta no espaço Thalloniano, Norman traz consigo o segredo de uma arma capaz de exterminar planetas inteiros. Com milhões de vidas em risco, o capitão Calhoun ordena que a Excalibur entre no espaço do caótico Império Thalloniano de novo – e esta vez pode ser a última.

“Once Burned” (1998)

Parte da mini-série “Captain’s Table”, em que os maiores capitães de Jornada – Kirk, Picard, Sisko, Janeway e Sulu – reúnem-se em um bar de São Francisco para contar suas aventuras. Nesse livro, é a vez de Calhoun fazer seu relato, uma história de quando o jovem Mackenzie Calhoun ainda era primeiro oficial a bordo da USS Grissom. Após um desastre, Calhoun é levado a corte-marcial, o que o leva a desistir de sua carreira na Frota Estelar. A maior tragédia na vida de Calhoun é finalmente revelada.

“Double Helix – Doublé or Nothing” (1999)

Um crossover de “New Frontier” com A Nova Geração, parte da mini-série de livros “Doublé Helix”, de A Nova Geração. O capitão Calhoun se une a Picard e a tripulação da Enterprise-E, numa tentativa de impedir que uma mortal arma biológica destrua o Quadrante Alfa. Milhões já morreram, incluindo Romulanos, Cardassianos, Bajoranos e membros de centenas de raças da Federação. Poderão os dois capitães impedir o massacre?

“The Quiet Place” (1999)

Desde a queda do Império Thalloniano, Si Cwan está em busca de sua irmã desaparecida. No planeta Montos, uma jovem é perseguida pelos traiçoeiros Rendeemers, que buscam o segredo da localização de um planeta místico conhecido como The Quiet Place. Será Riella mesmo a irmã de Si Cwan? Antes que ele possa descobrir, a Excalibur é alvo dos mortíferos Cães de Guerra e sugada para o coração do Quiet Place.

“Dark Allies” (1999)

Anos atrás, a Black Mass, um enxame de terríveis criaturas espaciais, destruiu um sistema solar inteiro do então Império Thalloniano. Agora, ela voltou e seu alvo é Tulan IV, lar dos poderosos Rendeemers. O jeito é pedir ajudar ao pior inimigo dos Rendeemers : o próprio Calhoun. No clímax da batalha, a Excalibur é sabotada e destruída e o capitão é dado como morto em combate. Será?

“Excalibur Book One : Réquiem” (2000)

Começa a Trilogia Excalibur. Com a destruição de sua nave e a morte do capitão, os ex-tripulantes da Excalibur seguem com suas vidas, cada um seguindo seu próprio caminho. Soleta se reúne com seu pai Romulano e Zak Kebron e McHenry são enviados numa missão secreta para investigar misteriosas abduções alienígenas em um planeta primitivo.

“Excalibur Book Two : Renaissance” (2000)

Com a destruição da Excalibur e a morte de Calhoun, as aventuras de seus ex-tripulantes continuam. A Doutora Selar retorna a Vulcano para criar o filho recém-nascido. Mas o pai do bebê, o andrógeno engenheiro-chefe Burgoyne, está disposto a lutar pela custódia da criança e desafiar até a lendária líder Vulcana T’Pau. Enquanto isso, Robin Lefter e sua mãe vão para o planeta Risa, onde encontram uma verdadeira lenda da Frota Estelar – o capitão Montgomery Scott.

“Excalibur Book Three : Restoration” (2000)

Surpresa! Mackenzie Calhoun não morreu na explosão da Excalibur e passou os últimos meses no primitivo planeta Yabaka. Na conclusão da trilogia, Calhoun volta dos mortos para a surpresa de todos e se casa com Shelby numa cerimônia celebrada por ninguém menos que Jean-Luc Picard. De presente, ele recebe da Frota Estelar a nova USS Excalibur-A, da classe Galaxy (sim, a mesma classe da Enterprise-D), e Shelby recebe seu primeiro comando, a USS Trident. Juntas, as duas naves partem para onde ninguém jamais esteve. Não é um dos melhores livros da série, mas traz um enciclopédia sobre os personagens, planetas, naves, enfim, tudo sobre “New Frontier”.

“Double Time” (Graphic Novel) (2001)

Os fãs pediram e “New Frontier” chega aos quadrinhos. Essa belíssima graphic novel lançada pela Wildstorm traz um roteiro original de David com sensacional arte de um grande amigo meu, o desenhista Mike Collins, que já havia trabalhado com David nos quadrinhos de “Babylon 5”. Alem de tudo, Mike, que já entrevistei para o TrekWeb algumas vezes, cedeu para este artigo algumas páginas raras com arte original de lápis em preto e branco. Quando disse a ele que estava escrevendo um artigo sobre “New Frontier” para um site brasileiro, Mike se ofereceu para mandar alguma de sua arte para a graphic novel em lápis, isso se eu escrevesse algumas linhas falando bem dele e de seu trabalho em Doublé Time. Quando eu disse “sim!”, ele me mandou 10 páginas e quatro sketches[1] de personagens! É claro, não vai dar para mostrar isso tudo aqui, então terei no futuro que escrever um artigo sobre “A Arte de Mike Collins”. Ah, e a capa pintada é de Brian Stelfreeze. A história sensacional se passa entre os livros “Once Burned” e “Doublé or Nothing”. Para salvar uma raça extinta, o capitão Calhoun desobedece a primeira diretriz e ordena que a Excalibur volte no tempo alguns dias, na tentativa de salvar aquele planeta em perigo. Mas Calhoun acaba por ter que enfrentar a super-poderosa nave estelar do século 29 USS Relativity, sob o comando do capitão Braxton (sim, ele mesmo, de vários episódios de Voyager).

“Gateways – Cold Wars” (2001)

A raça conhecida como Iconianos (do episódio Contagion, do segundo ano de A Nova Geração), mestres criadores de portais interdimensionais que se estendem por toda a galáxia, retornaram após milênios adormecidos. Seus portais estão reescrevendo o mapa da galáxia e causando total destruição. Cabe ao capitão Calhoun e à capitã Shelby arriscar tudo para salvar aquele setor da galáxia.

“Being Human” (2001)

Através de toda a saga, o navegador Mark McHenry sempre apresentou habilidades sobre-humanas que desafiavam as leis da Física – o próprio Q revelou ao oficial de segurança Zak Kebron que McHenry é mais do que aparenta ser. Quando um sistema solar é ameaçado por uma entidade ligada às origens do poder de McHenry, resta a ele revelar todos os seus poderes para salvar a nave – e provavelmente todo o Universo.

“Gods Above” (2003)

Seres que se dizem deuses, já venerados pelos gregos e romanos da Antiguidade, retornam para oferecer paz e harmonia à galáxia. Mas a Frota Estelar, na pessoa de Calhoun, recusa a oferta. O resultado deixa a nova Excalibur-A e a Trident em pedaços e o navegador Mark McHenry em coma profundo. Cahoun e toda a Federação ficam impotentes frente aos novos deuses. Como sair dessa?

“No Limits” (2003)

Coletânea de contos por vários autores de aventuras de Calhoun e companhia. O próprio Peter David conta a história da lua-de-mel de Calhoun e Shelby no planeta Xenex. Outros autores presentes na coletânea incluem Keith R.A. DeCandido, Susan Wright, Josepha Sherman, Ilsa J. Bick, Kevin Dilmore, Christina F. York, Robert T. Jeschonek, Peg Robinson, Mary Scott-Wiecek, Allyn Gibson, e Glenn Hauman & Lisa Sullivan. Com cada conto centrado em um personagem, “No Limts” é puro bom entretenimento.

“Stone and Anvil” (2004)

Ocorre um assassinato a bordo da USS Trident e todas as evidências apontam para o alferes Janos, da Excalibur. Calhoun faz de tudo para inocentar seu oficial, mas a crise diplomática causada logo cresce e pode afetar todo o setor, colocando Calhoun contra a capitã Shelby, contra a Frota Estelar e contra a própria nave U.S.S Enterprise-E, de Jean-Luc Picard.

“After the Fall” (2005)

Três anos se passaram desde os eventos de “Stone and Anvil”. Shelby foi promovida a almirante e a Trident tem um novo capitão. Si Cwan agora é primeiro ministro do novo Governo Thalloniano e cabe à Excalibur, à Trident e toda a frota thalloniana trazer ordem ao setor 221-G. Mas uma misteriosa força alienígena – e um inimigo do passado – pode colocar tudo a perder. Enquanto isso, Soleta retorna ao planeta Romulus para buscar as origens de sua herança Romulana. Um dos melhores livros da série.

“Missing in Action” (2006)

No clímax da trilogia final, a Excalibur está perdida em outra galáxia, com Calhoun fazendo aliados para conseguir um meio de voltar para casa. Com a Federação declarando o setor 221-G e o novo Governo Thallasiano fora dos limites, cai na mão da Almirante Shelby desobedecer as ordens numa tentativa final de salvar a Excalibur e manter a paz. Assim sendo, a Trident parte numa missão para resgatar a perdida Excalibur. Enquanto isso, Soleta comanda uma nave Romulana experimental e Ci Swan é assasinado por um Thallosiano rival. O livro, que termina com a aparição de um convidado muito especial, e que promete ser o fim da saga, pelo menos até o momento.

Com o que parece ser o fim da saga “New Frontier”, seu autor já tem com um novo projeto de Jornada nas Estrelas; Peter David está escrevendo o livro que irá comemorar os 20 anos de A Nova Geração, no qual Picard e a tripulação da Enterprise-E enfrentam os Borgs numa batalha derradeira. E nada de Rainha Borg dessa vez, David promete. A Pocket Books criou outras séries exclusivas, como “Star Trek – Stargazer”, a série de eBooks “Starfleet Corps of Engineers”, as aventuras do capitão Riker em “Star Trek – Titan” e a novíssima série “Star Trek – Vanguard”, mas todas sem o mesmo sucesso de “New Frontier”.

De “New Frontier”, resta-nos a memória de 10 anos de aventuras incríveis, que, ao contrário das séries de TV e filmes mais recentes da franquia, foram um estrondoso sucesso da critica e do público leitor. Os trekkies mais fanáticos pedem há anos que “New Frontier” seja adaptada para a televisão, cinema, ou até mesmo desenhos animados (mas, ei, eu não sou trekkie). Mas como só Deus sabe o que se passa na cabeça de Rick Berman, esse é um sonho que está longe de se realizar. Com os rumores do cancelamento do filme “The Beginning” e o desinteresse da Paramount em produzir mais um filme com o elenco de A Nova Geração e até mesmo outra série de TV, o futuro de Jornada nas Estrelas nunca pareceu tão incerto.

[1] Veja abaixo sketchs inéditos de “New Frontier”, enviados ao Trek Brasilis com exclusividade pelo artista Mike Collins! Clique na imagem para aumentá-la.

Artigo originalmente publicado no conteúdo clássico do Trek Brasilis em 21 de março de 2006.