Roteirista rebate críticas do AICN sobre filme

robert-orci-05.jpgO site AICN divulgou novos rumores, vindos de alguém que diz ter visto o script de Jornada nas Estrelas. O artigo do site está em forma de um preview (avaliação) e faz pesadas críticas a história do filme de J. J. Abrams. O escritor Roberto Orci, um dos roteiristas, foi ouvido pelo site The Trek Movie para comentar sobre o assunto. O texto a seguir contém spoilers.

A primeira parte do artigo contém uma avaliação de uma das fontes do site a respeito do script, incluindo os personagens Kirk, os dois Spocks e o vilão. Já com relação às filmagens e o visual da nave Enterprise, outra fonte do site fez algumas revelações. Veja como foi o artigo e a resposta de Roberto Orci.

O artigo em forma de preview começa fazendo críticas um tanto ácidas quanto ao roteiro, “O problema com o script é que ele é toda uma grosseira inconsistência com as coisas do cânon de Jornada e não uma inovação”, disse a fonte, criticando o roteiro, “Mesmo porque Kurtzman e Orci são roteiristas de má-qualidade e têm zero sentimento pelo universo de Roddenberry, mesmo quando tentam fazer um reboot”, disse o artigo continuando, “O diálogo está nas mesmas circunstâncias de seus trabalhos anteriores e algumas das liberdades que eles tomaram são insanamente medíocres (perdoe-me, a Enterprise não foi construída no espaço e nem na área 51?). É uma composição consideravelmente não inteligente”, alfinetou o artigo.

Sobre o personagem jovem Kirk, a fonte revelou mais algum detalhe, “O personagem jovem Kirk é um dissimulado. Ele é o menino mau da Academia, o que é consistente de muitos modos, mas toda a matéria do Kobayashi é evidentemente ridícula. Isso torna Kirk o pior flagelo da Frota”, disse o artigo continuando em sua crítica, “Em sua graduação ocorrem protestos do lado de fora da cerimônia, onde pessoas carregam faixas com dizeres: “Kirk é um trapaceiro”. Aliás, falando de seu próprio nariz, essa cena provavelmente lembra a greve dos escritores”, ironizou a fonte acrescentando, “Então, Kirk é posto no comando da nave sobre grande controvérsia e ele tem de provar não somente a Frota, mas também a toda a tripulação, que está desconfiada dele e de sua reputação. Enquanto que esse caminho parece bom, o modo como é escrito é tão mal feito, que faz parecer o script de Transformers ao de Shakespeare”.

Quanto ao vilão Nero, o preview faz nova crítica, “Existe muita ação neste filme, o que é bem vindo, mas os vilões romulanos são superficiais. Meu problema com a viagem no tempo de personagens maus seria: o que impedem eles de tentarem voltar de novo com seus planos toda a vez que fracassarem? Eu estou certo de que (Eric) Bana levou muito dinheiro para fazer esse inconseqüente personagem”.

Mas nem tudo é só crítica por parte dessa fonte, “Na verdade, ambos os personagens, velho e novo Spock, funcionam bem e é consistente com o cânon de Jornada, mas estou certo de que é por causa do envolvimento de Nimoy. O jovem e o velho Spock se encontram e existe uma inteligente, assim como uma consistente Jornada, razão porque a previsão do jovem Spock dos eventos não criará problemas no futuro”.

Finalizando o preview disse a fonte, “Uma coisa estou certo, mesmo estando sem brilho, esse script é melhor do que qualquer um produzido por Berman (ex-produtor de Jornada), apenas devido ao fato de que é um grande filme e tem um grande alcance”.

Procurado pelo site The Trek Movie, o roteirista Roberto Orci deu sua resposta sobre o preview, “O AICN, por alguma razão nunca gostou de nós. O melhor exemplo foi em um dos seus previews para o filme “Transformers”. Eu me esqueci quais desses pretensos críticos produziram esse preview, mas basicamente disseram o quanto eles adoraram o humor, os personagens, as seqüências e a estrutura do filme, mas odiaram o script. Clássico”, disse o roteirista.

Ainda continuando a responder sobre o artigo comentou o roterista, “Se esse filme der certo, essas mesmas pessoas dirão que J. J. (Abrams) salvou um script sórdido com sua direção, assim como o ator Shia LaBeouf (Transformers) salvou nosso diálogo fazendo-o engraçado. Quem quer que seja que escreveu isso, NÃO LEU O SCRIPT e eu confiaria em Nimoy para dizer se nós conhecemos tudo sobre o universo de Jornada mais do que qualquer outro”.

Orci também estranhou a referência mencionada pela fonte sobre a área 51 a ser usada para construção da Enterprise, “Deixe-me ver. A Área 51 é um lugar onde supostamente mantem alienígenas e uma espaçonave encondidos. Em Jornada, os terráqueos sabem que existem espaçonaves e aliens. Você já deve ter ouvido falar de um deles. Seu nome é Sr. Spock”, ironizou.

Já outra fonte do AICN deu informações a respeito das filmagens que disse ter presenciado, “Eu vi as filmagens do novo filme de Jornada e devo dizer que estou impressionado. Não sou trekker e não estou trabalhando no filme”, disse a fonte continuando, “Se você já assistiu a séries de TV ou qualquer filme de ficção e é um fã de “Guerra nas Estrelas”, como eu, fica sempre um sentimento de que existe uma discrepância entre o tamanho dos mundos alienígenas, das espaçonaves da Federação e das locações onde muitas das cenas são gravadas. Em outras palavras, a ponte de comando parece mais uma sala de jantar e não se encaixa no tamanho e nem no estilo da gigantesca nave Enterprise. É certamente inverossímil, porque é o lugar que mais vemos nas séries. Agora, esse filme irá terminar com isso”, revelou a fonte acrescentando, “O estilo com diálogo dramático e entretenimento tipo Disney que era comum nas séries de TV, acabou. Assim como o estilo de mostrar apenas uns três cenários interiores para dizer que a nave é grande também não existirá”, revelou a fonte.

Ainda sobre as filmagens, a fonte comentou a respeito do novo modelo da Enterprise, “A propósito, quando eu vi o novo visual da Enterprise me deu vontade de comprar aquele modelo. Eu tenho certeza que ela dará uma positiva resposta as pessoas, tanto quanto a nave Milennium Falcon fez em “Guerra nas Estrelas”. Sua estrutura está muito detalhada”, disse a fonte que, por fim, observou uma curiosidade, “Uma cena entre Leonard Nimoy e Zachary Quinto teve de ser várias vezes refeita por J. J., em razão da dificuldade de Zachary em fazer o gesto de saudação vulcana. Embora tenha sido uma cena rápida, ela teve uma importância muito grande em termos de emoção”.

Todas as informações divulgadas pelo AICN serão consideradas como rumores.

Fonte: The Trek Movie