Orci fala do cânon de Jornada em chat com fãs

roberto-orci-4.jpgUm dos roteiristas do filme de Jornada nas Estrelas, Roberto Orci, voltou a ter um breve bate-papo com os internautas do site The Trek Movie. Orci respondeu questões a respeito da canonicidade da franquia e sua importância para a história do filme, além de dizer se ela se enquadrará ou não nessa nova visão de Jornada por J. J. Abrams.

Qual a sua visão da importância do cânon para o filme?  

Oric: “Eu estou 147% certo de que esse filme será um negócio grandioso. Como já disse antes, os trekkers estão entre os mais inteligentes do mundo, e desde que eu e Damon (Lindelof) humildemente nos consideramos fãs, sabíamos que isso seria muito significativo. O cânon é parte do DNA de nossa história. Se você conhece Jornada, seu conhecimento não será jogado fora. Se você não a conhece, isso não evitará você de entrar nesse incrível mundo que tem sido cuidado por mais de 40 anos pelos fãs. Qual outra franquia tem um tão definido e consagrado fenômeno quanto tem um nome para seus fãs (Trekkie ou Trekker)? Mesmo a mídia popular dá cobertura à base dos fãs. Não existe nenhum Spidermanners ou Piraters ou Supermannies. Jornada faz parte de todos nós. Eu vejo muito o cânon como se fosse uma constituição. É um documento vivo, mas tem alguns princípios que são invioláveis”.

Nós teremos de assistir a Série Clássica numa luz diferente, após ver esse filme?

Orci: “Eu acredito que nós somos os recebedores sortudos de 40 anos da escola de Jornada. Ninguém que veio antes de nós teve esse benefício. E, como resultado, nós tivemos a oportunidade de aprender (eu espero) o que é essencial e maravilhoso sobre a franquia. Adicionalmente, a tecnologia e o orçamento disponíveis para nós permitirão também lançar uma visão de Jornada que espero que seja mais “real” sempre. Também por aproximarmos em algum degrau como um prequel, nós argumentamos para o público novo de que é tempo de saltar para o universo de Jornada e descobrir porque o resto de nós adora Jornada por tanto tempo. Agora, como questão de se ou não você verá a série original numa luz diferente, minha sincera esperança e crença é que ela será aprimorada. De qualquer modo, esse é o objetivo. Como sempre, nosso sucesso ou fracasso dependerá inteiramente do julgamento de vocês”.

Está prevista alguma foto publicitária para o filme mostrando uniformes ou a nova Enterprise?

Orci: “Em breve. Sem ser modesto, apenas não marcamos a data para algumas dessas produções promocionais”.

Fonte: Trek Movie

Edição: Nívea Doria