Ator fala de seu trabalho em Star Trek Odyssey

ro-nevin-1.JPGOs fanfilms são séries amadoras de muita popularidade na internet, onde os fãs podem criar suas próprias aventuras. E as produções de Jornada nas Estrelas são as que mais se destacam. Entre elas temos a nova Star Trek Odyssey. Uma nave da Federação em missão a uma galáxia distante, sob o comando do controvertido Ro Nevin, interpretado pelo ator Brandon McConnell. O site TrekWeb teve a oportunidade de entrevistar McConnell, que falou sobre o seu personagem.

star-trek-odyssey-2.jpgStar Trek Odyssey é uma nova produção dos mesmos autores de outra série amadora, a Star Trek: Hidden Frontier. Sua história situa-se no início do século 24, onde a nave USS Odyssey tem a missão de parar a investida de uma raça vinda da distante galáxia de Andrômeda. Com o episódio piloto, “Iliad”, a série estreou em abril de 2007 e já apresentou três episódios.

Ro Nevin é o comandante bajoriano da nave Odyssey, um personagem declaradamente homossexual, que apareceu primeiramente na série Hidden Frontier e acabou tendo sua própria série. Ele já foi interpretado pelos atores Arthur Bosserman e Bobby Rice. Agora, o ator Brandon McConnell encarna esse controvertido personagem. McConnell disse que chegou a assistir a série A Nova Geração com sua mãe, mas confessa que seu interesse pela franquia não passou disso. Somente após entrar para o elenco do fanfilm pode apreciar mais a franquia.

lotus5.jpgQuanto a sua contratação comentou, “Eu respondi ao telefonema de James Cawley (produtor de Star Trek: Phase II), contudo não tinha nenhuma idéia do que era Hidden Frontier. Após ele me oferecer um papel na série nós não nos falamos mais. Meses depois, eu recebi um convite de J.T. Tenapa e Rob Caves para fazer um teste para concorrer ao personagem Ro Nevin. Havia alguns atores também interessados em fazer o papel. Então, J.T. Tenapa teve um encontro comigo e me deu a chance de entrar para o elenco”.

lotus-1.jpgMcConnell descreve seu pesonagem, “Ele é implacável e romântico. Charmoso e corajoso. Mas não é do estilo herói como Kirk. Nevin é rude e áspero, inseguro e relutante. Tem medos e preocupações, mas seu triunfo sobre essas coisas faz dele merecedor de notoriedade. Ele não é um capitão, mas um capitão em formação. Ele é ingênuo e conhece a pureza da honestidade. Ele é a balança entre o dever e o desejo, mas é leal e determinado”.

E a respeito de interpretar um personagem homossexual? “Meu entendimento é que no século 24 não haverá homossexual ou não homossexual. Mas acho importante, nessa profissão, aprendermos de tudo. No entanto, para ser direcionado a atmosfera atual eu teria de comentar dois pontos: o primeiro é que para os fãs de Jornada que discordam desse esforço, eu teria de insistir que negar ou condenar a discussão seria contrário ao que Jornada representa, o entendimento através da exploração. Jornada sempre construiu debates controversos através de episódio elegóricos e perspectivas utópicas. Eu não estou tentando debater uma crença pessoal, mas se a fronteira final representa o desconhecido, como podemos julgá-lo sem entender primeiro? E em segundo lugar, eu não acredito que minha atuação como Ro Nevin seja de um personagem gay, apenas para agradar uma particular audiência ou um sociável esforço para uma minoria ser ouvida. O coração de Ro apresenta os mesmos conflitos de qualquer jovem, gay ou não. Um rapaz que luta para compreender a si mesmo”.

McConnell é o terceiro ator a fazer esse personagem. Ele comenta que chegou a assistir a atuação dos outros atores antes de fazer sua própria interpretação, “Eu assisti a alguns poucos episódios, mas não critiquei meus antecessores. Eu tive minha própria interpretação de Ro neste ponto de sua vida. Espero que minhas intenções agradem aos fãs. Tenho de ser verdadeiro comigo mesmo e com o personagem em relação ao modo como eu (e os roteiristas) o vejo”.

Brandon McConnell, que também é carpinteiro profissional, já trabalhou em alguns comerciais de TV e atualmente está no grupo de comédia Easily Distracted.

Fonte: TrekWeb