Anunciado novo fanfilm: Star Trek Federation One

federation-one.jpgOs fanfilms baseados em Jornada nas Estrelas continuam ganhando cada vez mais espaço na internet. O produtor executivo Rob Caves anunciou o lançamento de seu mais novo projeto, uma mini-série em quatro capítulos intitulada Star Trek Federation One. O site TrekWeb conversou com Caves, o qual falou a respeito desse mais recente trabalho.

rob-cave-produtor.JPGRob Caves já produziu as séries Hidden Frontier, Star Trek Odyssey e Star Trek The Helena Chronicles e está terminando a segunda parte de seu crossover Operation Beta Shield. De acordo com o anúncio, Star Trek Federation One refere-se aos eventos que ocorrem a bordo da nave capitânea Federation One, que leva o Presidente da Federação Unidade de Planetas e sua comitiva. Operation Beta Shield servirá como prelúdio a mini-série, tendo a participação de alguns personagens das outras produções. Veja os pontos mais importantes dessa entrevista.

Você poderia revelar mais alguns detalhes dessa mini-série?

Caves: “A mini-série em quatro partes foi originalmente criada para ser uma série completa, mas nós não temos tempo o bastante para fazer isso, então decidimos transformá-la numa mini-série, que correrá paralelamente com os episódios de Odyssey e The Helena Chronicles. Isso será possível porque sua história terá ligação com The Helena Chronicles e Odyssey, tornando o tempo disponível para focar mais sobre os personagens, ao em vez de criarmos uma introdução e um piloto. Muito da trama já foi estabelecida ou estará no prelúdio em Operation Beta Shield. A mini-série estará centrada no Presidente da Federação Unida de Planetas, alguém que nós vimos ocasionalmente em Jornada, mas nunca explorado em detalhes. Nós veremos o dia-a dia de operação da Federação e o funcionamento interno desse governo no século 24. Juntamente com o presidente, a série mostrará outros personagens importantes, como o oficial do serviço secreto da presidência, o tenente comandante Matt McCabe, que esteve em Hidden Frontier por vários episódios. Mas haverá também novos personagens que espero que sejam cativantes também. Com a nave USS Odyssey presa na galáxia de Andrômeda (na série Star Trek: Odyssey), e a nave USS Helena sendo uma nave renegada (na série The Helena Chronicles), muito do foco da Federation One estará em cima da investigação de McCabe sobre uma conspiração que ameaça a paz com os Romulanos. O primeiro episódio de Federation One se chamará “Unity” e expandirá essa trama”.

Descreva o personagem Matt McCabe (interpretado pelo ator Wayne Webb).

matt-mccabe.JPGCaves: “McCabe veio abordo na USS Excelsior em nosso primeiro fanfilm, Star Trek: Hidden Frontier, há cinco ou seis anos, e tornou-se o personagem favorito da série. Ele é uma pessoa extremamente intensa, devotado ao seu trabalho e aos seus companheiros tripulantes. Quando ele perdeu um os seus melhores amigos sob seu comando, McCabe ficou remoendo a si mesmo pela culpa e quando se apaixonou por uma colega, ela foi assassinada. Desse modo, em sua função, ele persegue os suspeitos com uma raiva nunca antes vista nos tradicionais oficiais da Frota. McCabe traz sua paixão por tudo o que ele faz e isso faz também dele um personagem muito imperfeito. Essa é uma das coisas mais atraentes em McCabe. Ele não é pomposo, não é arrogante. É apenas um homem do povo. Definitivamente ele leva esse entusiasmo por seu trabalho junto ao presidente”.

A personagem capitã Shelby (interpretada por Risha Denney) da série Star Trek Hidden Frontier tem participação importante em Star Trek Federation One ou fará apenas uma ponta?

shelby.jpgCaves: “Em Operation Beta Shield ela é uma das estrelas. A oficial comandante da Excelsior tem um grande papel ao longo da série Star Trek Intrepid. Já no episódio “Unity” ela tem novamente um importante papel na história, mas é limitado a apenas algumas cenas. “Unity” será, na verdade, a primeira chance para McCabe brilhar como personagem principal”.

Conte-nos um pouco sobre o roteiro da mini-série.

Caves: “Unity é conduzida muito mais por um conflito interno entre os personagens do que pela ação externa. Mesmo existindo uma batalha espacial, o foco é muito menor do que nos projetos passados em que trabalhei. Havia um desafio em manter o ritmo e a intensidade da história crescendo progressivamente, mas Brian (Brian S. Matthews roteirista) fez um maravilhoso trabalho, com diálogos rápidos e conflitos entre personagens que mantarão você grudado na história”.

A nave Federation One foi desenhada por Sean Tourangeau, designer que criou a nave USS Titan mostrada durante o evento da Star Trek The Tour e no novel Star Trek: Titan. O que você pode nos dizer sobre essa nova nave?

federation-one-nave.jpgCave: “Ela é uma nave única. É, na verdade, um híbrido entre duas naves. Ela é a nave mãe e um módulo diplomático que lembra uma luxuosa classe Defiant. O presidente e seu staff usam essa nave para curtos saltos e aterrissagem em planetas onde a radiação seja um risco aceitável. Nós trabalhamos para mostrar os dois lados da nave, incluindo o gabinete da presidência, o deck de comando, sala de imprensa, assim como outras partes no filme”.

Qual é o objetivo de criar essa mini-série, ao mesmo tempo em que está continuando com as demais?

Caves: “Cada série tem seu momento e o elenco uma chance de brilhar. Mas você pode também ter uma visão inteira da coleção como um grande épico. Para as pessoas que casualmente assistem, elas podem pegar do começo de qualquer uma série e apreciar somente aquela. Mas como os enredos de cada série se entrelaçam, toda a coleção assume uma história especial. Seria uma espécie de adicional para quem segue todas as séries. Federation One é o nosso pedaço final do quebra-cabeça. Estamos no desenvolvimento de um projeto totalmente desvinculado a ficção científica, então quando os fanfilms de Jornada seguem seu curso normal, nós esperamos focar para novas aventuras”.

Fonte: TrekWeb

24 Comments on "Anunciado novo fanfilm: Star Trek Federation One"

  1. a capitao Shelby faz parte da serie Hidden Frontier e nao da serie Intrepid, como dito no artigo

  2. Ralph Pinheiro | 6 de abril de 2008 at 2:03 pm |

    Obrigado, Fabio, a observação procede.

  3. Estas séries aí ainda estão usando aqueles cenários virtuais de fundo nas cenas com os personagens?

  4. "Frank" Hollander | 6 de abril de 2008 at 5:31 pm |

    Dúvida: Esta Shelby é a velha almirante Shelby de TNG BoBW?

  5. Ralph Pinheiro | 6 de abril de 2008 at 6:42 pm |

    Sim, Frank, é a mesma personagem. No fanfilm Hidden Frontier ela teve uma continuação após os eventos de TNG BoBW. Tornou-se a 1ª oficial da nave USS Excalibur sob o comando do capitão MacKenzie. Depois de alguns acontecimentos no fanfilm me parece que ela foi promovida ao posto de capitã da USS Excelsior.

  6. Ralph Pinheiro | 6 de abril de 2008 at 6:42 pm |

    Aliás ela era tenente comandante em STNG.

  7. Luís Henrique Campos Braune | 6 de abril de 2008 at 10:14 pm |

    Ai que invejinha….

  8. em best of both worlds, a tenente comandante shelby era interpretada pela atriz Elizabeth Dennelly

    em hidden frontier e operation beta shield ela, agora capitao da Excelsior, é interpretada pela carismatica atriz Risha Denney

    entrevista que Risha concedeu a gustavo leão no trekweb

    http://trekweb.com/stories.php?aid=47eeb558215f8

  9. em best of both worlds, shelby, entao tenente comandante, era interpretada pela atriz elizabeth dennely

    ja em hidden frontier e o filmes orphans of war e operation beta shield, shelby agora capita da excelsior, é interpretada pela carismatica atriz risha denney

  10. Acho que Shelby é a personagem que mais aparece fora das telas hein!!
    Pq será que dão tanta importância pra esse personagem?

  11. Alguem conhece um site onde podemos baixar esses filmes e episódios com qualidade e legendas em Português?

  12. A premissa da série é bem interessante, até pq o Preseidente da Federação é mencionado mto pouco nas séries. Parece ser uma figura mais simbólica do que política.
    Acho que ele aparece em Jornada VI (o escritório dele é em Paris eu acho), mas não lembro de ser mencionado em alguma série.
    Em ENTERPRISE, a ficha de Archer mostra que ele se tornou um dia presidente.

    Mas uma coisa vamos combinar: Federation one!!!! Podiam ser mais originais no título né? Força aérea 1 já tá pra lá de batido.

  13. Ralph Pinheiro | 7 de abril de 2008 at 3:27 pm |

    12. Christian: “…Mas uma coisa vamos combinar: Federation one!!!! Podiam ser mais originais no título né? Força aérea 1 já tá pra lá de batido”.

    Também lembra a nave Colonial 1 de BSG.
    Além do que USS Federation One não ficou legal.

  14. entrevista com risha denney, a capitao shelby de star trek hidden frontier

    http://www.trekweb.com/stories.php?aid=47eeb558215f8

  15. para quem se interessar, tem uma entrevista com risha denney (capitao shelby) no site trekweb em que ela fala de hidden frontier e do fã filme beta shield

  16. Luís Henrique Campos Braune | 8 de abril de 2008 at 12:20 pm |

    USS Federation One realmente ficou esquisito e americano demais… mas isto não tem jeito, por mais “Roddenberguiana” que possa ser a idéia de ST, sempe haverá o tom made in USA… a série é deles e se fosse do Brasil seguiria nosso “pensar” também… isso é natural.

  17. Se fosse no BR seria USS Samba..hahahhaha

  18. Leandro Martins | 8 de abril de 2008 at 3:15 pm |

    A razão que Federation One fica ruim como nome é devido a fonte inspiradora, Air Force One, não ser um nome, mas sim um mero “callsign”.

    Não existe nenhum avião da USAF chamado “Air Force One”. O termo é apenas o callsign que qualquer avião da Força Aérea recebe se estiver com o Presidente a bordo. Pode ser o VC-25 que é normalmente utilizado, pode ser um Cessna vagabundo, pode ser até qualquer caça que levasse ele de carona ou com ele pilotando.

    Logo, uma nave federada se chamar Federation One é assumir que é a única nave que carrega o Presidente federado, e que caso aconteça de ele estivar em outra nave, esta então não recebe este callsign.

  19. USS Kurumin =]

  20. Na boa, fazer uma série sobre políticos viajando no espaço, só gostaria se fosse com a maioria aqui do nosso país como convidados e, de repente, se houvesse um ataque impiedoso de romulanos, klingons, gorns, borgs e tudo que tiver direito. O Brasil finalmente livre das cobras e finalmente caminhando ao futuro! 3º mandato? Nunca!!!*

    *Se alguém captou, já sabe ao que me refiro.

  21. Luís Henrique Campos Braune | 8 de abril de 2008 at 8:52 pm |

    Hehehehe… captamos!

    Esse lance político é legal. Tem um livro no TB, acho que de um dos fundadores, com temática política. Chama-se Earth DC. É do Leandro Martins Pinto. Olha a url: http://www.trekbrasilis.org/classico/entretenimento/fanfics/index.html

    É muuuuuito bom!

  22. Luís Henrique Campos Braune | 8 de abril de 2008 at 8:55 pm |

    Ih caraca! O autor do livro que postei no “post 20” deu uma palha no post 17. Legal o que ele escreveu.

    Caro Leandro: O que nos falta pra fazer um fanfilm, além da grana?

  23. "Frank" Hollander | 8 de abril de 2008 at 9:18 pm |

    ^17: Em complemento e embasando. O presidente Nixon (EUA) quando perdeu o mandato estava em vôo no Force One, que “perdeu” seu call-sign. O comandante do vôo ficou famoso por ter solicitado a mudança da numeração.

  24. Leandro Martins | 8 de abril de 2008 at 10:14 pm |

    > Tem um livro no TB, acho que de um
    > dos fundadores, com temática política.

    Há também uma versão em PDF que faz o papel de “DVD duplo com comentários e carregado de extras”, que pode ser baixada do J-BBS.

    > Caro Leandro: O que nos falta pra
    > fazer um fanfilm, além da grana?

    Além disto? Outras duas coisas fundamentais para um projeto destes: braços capacitados e tempo. Eu tenho a impressão de que uma idéia destas tem que ter uma quantidade muito boa destas três coisas, além de uma boa dose de vontade. Senão, é perda de tempo.

Comments are closed.