Faran Tahir fala sobre o “capitão da Federação”

faran-tahir-2.JPGComo já foi noticiado pelo TB, o ator paquistanês Faran Tahir foi o escolhido para interpretar um novo papel no filme de Jornada nas Estrelas. Esse personagem ficou conhecido como o “capitão da Federação”. Tahir, em entrevista ao site Deadbolt, falou a respeito de seu trabalho como o capitão Robau (Rabu) e o que ele representará para a história de Jornada.

Inicialmente, há uma controvérsia quanto ao nome real do personagem. O site The Trek Movie informou que, embora o site Deadbolt escreva o personagem como Rabu, seu nome é realmente Robau. Ainda não há uma confirmação oficial quanto ao seu nome. Por ora, consideraremos os dois.

Tahir disse achar natural a reação dos fãs, ao saberem que haveria um capitão árabe, “Eu sou, de um certo modo trekker, mas alguns amigos meus são trekkers autênticos, de modo que eles acessam todos esses blogs sobre a franquia. Alguns dias atrás, me enviaram um link de uns 500 blogs que falavam sobre o assunto, isto é, que havia um ator originário do Oriente Médio, que interpretava um capitão e que isso nunca tinha acontecido antes. Têm havido outros personagens vindos Oriente Médio, mas nunca tinham sido capitães. Houve muita discussão nos blogs sobre o fato”, comentou o ator.

Embora a reação inicial, para Tahir, Jornada possibilita mostrar o personagem sem olhar para sua etnia, “Pelo menos para mim, é maravilhoso porque é um contexto no qual minha etnia não está sendo discutida como um tema. Para mim é maravilhoso, porque é sobre um personagem na história que está tentando deixar os trabalhos A, B, C concluídos e você não está levando em consideração a cor de sua pele, não importa qual. Estamos vivendo hoje numa verdadeira competição e os blogs estão relacionados a isso. O filme nos dá esperança, de um certo modo, se você olhar para as realidades de hoje, esperançosamente, como não sendo as de amanhã”.

O que você poderia nos dizer sobre o capitão Robau (ou Rabu)? “Ele é um novo personagem. Ele nunca foi visto nesta saga. É claro que a produção está mantendo o filme em segredo e eu respeito isso. Acredito que a idéia deles seja assim: que é uma história conhecida e que se nós pudermos reintroduzí-la com uma nova aparência e uma nova abordagem, muito disso dependerá de quanta surpresa o filme trará. De modo que tudo o posso dizer é que meu personagem é um capitão de nave”.

Com o posto de capitão da Federação poderíamos presumir que você é um cara legal? “Eu sou um cara legal. Eu sou um dos capitães da Federação, o que é espetacular para mim porque eu venho de um filme, O Homem de Ferro, fazendo um cara mau. Assim, eu não ficarei marcado como aquele que interpreta caras ruins. Ele é uma pessoa boa e há uma bela história heróica neste personagem. Ele comanda uma nave, a qual nunca foi vista na saga antes”.

Tahir falou também sobre a lealdade do filme para com a Série Original. “O filme é muito fiel aos personagens que lá estão. Você põe novas percepções dentro deles e insere coisas que até agora as pessoas têm procurado nelas mesmas. É uma bela mistura. O sentimento do filme é maravilhoso, pelo menos na parte em que eu estive. Tem um verdadeiro sentimento sólido nele. É muito tangível. A nave que eu comando tem muito “músculo”. Parece algo capacitado”.

A respeito de J. J. Abrams, o ator só teve elogios, “Eu creio que ele saiba o que está fazendo. Ele tem uma grande visão e uma grande maneira de executar sua visão. Acho que muitas pessoas ficarão agradavelmente surpreendidas. Esse filme também reintroduz a franquia para uma geração perdida e creio que ele tem isso em mente”, finalizou.

Fonte: TrekWeb, Trek Movie