Tempo perfeito para a volta de Jornada, diz Urban

karl-urban.jpgO ator Karl Urban, que interpreta a nova versão do personagem Leonard McCoy no filme de Jornada nas Estrelas, em entrevista ao site Waikato Times, falou um pouco mais sobre o filme, J. J. Abrams e o relacionamento Kirk/Spock/McCoy. Também temos alguns comentários adicionais de Zoe Saldana a respeito de seu papel como jovem Uhura, do relacionamento com o elenco e do uso da minissaia no filme.

Karl Urban é um declarado fã de Jornada e acredita que a franquia nunca teve um momento mais oportuno para reaparecer com esse prequel. “A essência do que Gene Roddenberry criou é digna de continuar. Com os tipos de avanços na tecnologia de contar histórias, somos capazes de fazer mais nos dias de hoje. Creio que há 17 anos Jornada (a série original) esteve na telona. Esse é o tempo perfeito para trazê-la de volta e mostrar esses personagens em seus primeiros anos e contar essa história passada. Ser parte dessa nova onda ou renascimento é realmente uma experiência fantástica”.

Karl vê um paralelo entre os trabalhos de J. J. Abrams e Peter Jackson, diretor de O Senhor dos Anéis. “Abrams é extraordinariamente inteligente. Ele me lembra, no seu estilo de filmagem, ao de Peter Jackson, na maneira como ele estabelece o movimento na cena. Ele tem um pouco da qualidade que eu respeito no Peter”, disse o ator.

Para o ator, o episódio Amok Time da série original é o seu preferido, porque envolve diretamente o relacionamento do trio Kirk, Spock e McCoy, “Amok Time é sobre o relacionamento entre eles e eu gosto de como McCoy salva o dia”, disse Karl, que lamenta não ter tido a oportunidade de conversar com o intérprete original de seu personagem, DeForest Kelley, mas fez uma comparação com sua versão. “Até onde as características físicas estão envolvidas, existe muito pouca discrepância. O importante é criar toda a essência e o espírito do que esse pessoal fez nos anos sessenta e a criação que serve de apoio a essa nova interpretação”, disse Karl. “Eu imagino que em termos de qualidade Kelley vestiu o papel, o que corresponde é o seu senso de irrascibilidade, com a paixão real pela vida e de fazer a coisa certa, o que foi um grande negócio para Kirk. Nós temos a lógica de Spock e o padrão moral de McCoy que dá a Kirk o benefício de ter três cerébros ao invés de um”, acrescentou.

Para Karl, embora a essência de Jornada seja mantida, em termos de efeitos especiais e novo visual, a diferença será muito grande em relação à série original. “Se você estivesse assistindo à série dos anos 60 e fosse ver o filme hoje, seria como se estivesse ouvindo sua história no rádio e agora fosse ver em alta definição”.

“Eu me sinto muito grato de ter tido tal legado de trabalho. Foi realmente maravilhoso ter Leonard Nimoy no filme. Ele não estaria lá e não teria dado sua benção se achasse que não seria um projeto decente. Eu também adorei a oportunidade de conviver com esse elenco, ele é maravilhoso”, disse o ator, comentando sobre a possibilidade de sucesso do novo filme. “Ainda é cedo para especular sobre as coisas. Nós temos tudo a nosso favor”.

Outro membro do elenco que voltou a fazer comentários sobre seu trabalho no filme de Jornada foi a bela Zoe Saldana, que interpreta Nyota Uhura.

zoe-saldana-1.jpgEm entrevista ao site io9, Zoe confessou ter assistido a poucos episódios da série original, mas citou Plato’s Stepchildren e The Savage Curtain como os seus favoritos. Quanto ao novo filme, ela disse que não se aprofundou na franquia, seguindo o conselho de J. J. Abrams. “Ele disse: Se eu tiver de conselhar vocês (atores), eu aconselharia a não assistir (a série original). Apenas se informarem quanto ao conceito de Jornada. Eu não quero que se torne nebulosa a contribuição pessoal de vocês para os personagens que estão assumindo. Achei isso muito encorajador e quando me encontrei com a Nichelle Nichols, ela fez a mesma observação. Eu achei que necessitava trazer importantes aspectos sobre Uhura, de preferência”.

Zoe disse que procurou inicialmente referências nos filmes, para construir o seu personagem, e principalmente conversando com Nichelle e J. J. Abrams, mas sua conversa com Zachary Quinto (jovem Spock) e Chris Pine (jovem Kirk) a fez mudar algumas coisas. “Após me encontrar com Zach e Chris, a coisa mudou um pouco. Algumas razões de Zach/Spock e Chris/Kirk ressaltaram minha Uhura. As discussões e a troca de conhecimento sobre Jornada foi muito bom. Eu vi todos os aspectos físicos importantes sobre ela que os fãs têm necessidade de saber. Foi uma mistura de tudo isso”.

A respeito do relacionamento com o restante do elenco, comentou. “Foi tudo muito rápido para a gente, nós não tínhamos muito tempo livre, eu estava filmando Avatar, e as duas se sobrepunham. Mas, quando começamos a trabalhar, a química foi inevitável”.

Zoe observou que todos procuraram dar um toque pessoal a cada personagem que interpretaram e ao mesmo tempo mantendo suas características originais, de modo que havia quase uma mistura de ator com personagem. “Eu não posso dizer se encontrei com o real Zach ou o real Chris, porque eles sempre estavam compenetrados em seus personagens”, disse a atriz. “Acho que todos fizemos isso, porque de vez em quando eu achava que era Zach transformando-se em Spock. E então Chris Pine andava pelo cenário de manhã, com seu topete levantado, fazendo o andar de Kirk. Todos estávamos transfomando a nós mesmos nestes personagens”.

Quanto ao uso da mini saia usada por Nichelle Nichols, Zoe brincou dizendo que vestiu um modelo parecido com o original, mas não tão curto. “Eu ainda estou esperando um telefonema dos executivos da Paramount dizendo: Vocês sabem o que Zoe está usando? Essa saia não é curta o bastante“, disse a atriz. “Após ver a série original, essas saias eram realmente curtas. Se você as fizessem mais curtas, elas seriam blusas. Creio que eles ficarão felizes (com o atual). Mas o engraçado é que, eu não acho que fomos longe o bastante”, finalizou.

Fonte: TrekMovie e TrekWeb

Edição: Nívea Doria