Convenção da FedCon americana cancelada

fedconcancel.jpgUm final de semana triste para os apreciadores de Jornada nas Estrelas. A convenção da FedCon, que estava programada para se realizar nos dias 13 a 16 de junho, na cidade de Dallas, foi cancelada em seu segundo dia de apresentação. Motivo: a baixíssima presença de visitantes. O ator John Billingsley (Phlox) e a modelo Menina Fortunato (a escrava oraniana Maras de Enterprise) estiveram presentes.

A FedCon (Federation Convention) é uma convenção criada em 1992, na Alemanha, para promover os gêneros de ficção científica e fantasia pela Europa. Ao contrário das demais exposições, essa limita-se apenas a séries e filmes, tendo a franquia de Jornada nas Estrelas como carro chefe. O sucesso do evento levou a criação de sua clone americana. Mas, ao contrário do bem organizado e sucedido evento alemão, a sua co-irmã já morreu no nascedouro. Programada para ser a primeira FedCon em solo americano, o seu planejamento deixou muito a desejar. Tendo Tim Brazeal como um dos coordenadores (aquele mesmo que arrecadou dinheiro dos fãs para relançar a série Enterprise) e a licença alemã para usar o seu nome, a experiência resultou num retundante fracasso.

De acordo com o site The Trek Movie, após o ator convidado John Billingsley (Phlox) terminar sua apresentação, o coordenador do evento, Richard Anderson, veio a público e informou que eles não tiveram outra escolha senão proceder ao cancelamento da festa.

Segundo o próprio ator Billingsley, a FedCon alemã já havia se dissociado da americana desde janeiro e não teve nada a haver com os problemas enfrentados pelos organizadores. Na opinião do filho de Bazael, Chuck Ballard, o maior problema foi a desorganização financeira, “Tim é muito inteligente, mas a margem entre a despesa e o valor dos ingressos foi muito pequeno e algumas áreas não foram cobertas”.

A próxima convenção será a da ComicCon (esta sim, famosa e bem estruturada), que se realizará em San Diego, no mês julho de 2008 e terá a participação de J. J. Abrams e sua equipe.

Fonte: Trek Movie e SyFy Portal