Roteiristas explicam razão do filme ser prequel

orci-e-kurtzman-1.jpgA revista Star Trek Magazine, em sua mais recente edição, apresentou outra entrevista com a dupla de roteiristas do filme de Jornada nas Estrelas, Roberto Orci e Alex Kurtzman. Eles comentaram, entre outras coisas, sobre a razão de escolherem a série original como base para esse prequel e o caso Shatner.

Por que a Série Clássica foi tema-base para esse filme e não foi seguido o exemplo de Roddenberry de “levar coisas para uma geração futura” como fez em A Nova Geração?

Orci: “Nós todos tivemos de concordar sobre a área que nos interessaria, e todos somos fãs em variados graus. Todos poderiam concordar que a série original foi algo que nós adoramos. Também pareceu ser o fato de que Roddenberry fez exatamente como você descreveu, então seria fazer isso outra vez. Também havia uma verdadeira lacuna em relação ao que sabíamos da origem desses personagens. Esse filme não foi apenas sobre refazer a história da origem, mas contá-la pela primeira vez. Nos pareceu que havia um território inexplorado”.

Kurtzman: “Foi surpreendente saber que após 40 anos (da série original) ainda havia uma história a contar sobre os personagens que começaram tudo. Somente isso foi a razão para o fazermos”. 

Orci: “Criativamente, foi uma razão para fazê-lo e, por outro lado, queríamos introduzir Jornada outra vez para uma nova geração e para pessoas que sentiam não serem capazes de entrarem na franquia por terem perdido muito dela. A idéia de fazer uma introdução para que alguém fique envolvido e descubra o que é que todos nós amamos sobre Jornada, sem ter nenhum conhecimento dela, foi algo que não poderíamos perder. Essas duas coisas juntas tornaram impossível da gente escapar”.

Orci e Kurtzman também observaram na entrevista que se você olhar para as cincos séries, todas, exceto a série original, têm um episódio piloto que mostra como a tripulação se reuniu. Eles acrescentaram que, além dos pilotos, houve outros episódios que se assemelhavam a um prequel, como “Tapestry” (A Nova Geração) e “First Flight” (Enterprise), mas que a Série Clássica nunca teve um, muito embora “Menagerie” mostrasse os tempos anteriores a Kirk. De qualquer modo, para os roteiristas, o novo filme será um piloto origem.

Quando perguntados se achavam improvável que o ator William Shatner (Kirk) viesse a entrar no elenco do filme, Orci respondeu que achava improvável sim, mas que nunca diria “nunca” e explicou como ocorreu toda a história de Shatner estar de fora. “Nós usamos com ele o mesmo processo que fizemos com Nimoy (Spock velho). Nós mostramos para ele o que estávamos pensando inicialmente antes de escrevermos o roteiro e tivemos a sua aprovação, o que foi maravilhoso. Nós conversamos, num encontro que tivemos, sobre o fato de que Jornada matou Kirk e seria uma grande falha para uma introdução indispensável do personagem, mas deveríamos tentar fazer o melhor que podíamos. Subseqüentemente, ele disse que iria requerer uma parte (na história) um pouco maior do que talvez o filme pudesse sustentar, então resolvemos mantê-lo fora de nosso pensamento e agora com um ano que falta, quem sabe?”, disse o roteirista. “A propósito, quando eu disse que o Sr. Shatner queria um papel maior, estava me referindo a sua declaração pública de que ele não fazia pontas. Nada mais”, acrescentou.

Fonte: Trek Movie 

Edição: Nívea Doria