Lindelof diz como anda a pós-produção de Jornada

lindelof.jpgDurante a convenção do ComicCon, o co-produtor do filme de Jornada nas Estrelas, Damon Lindelof, disse ao site Trek Movie como encontra-se agora o trabalho de pós-produção e efeitos especiais do filme. Ele também falou sobre o humor do filme, a não continuidade com A Nova Geração e as orelhas de Nero. J. J. Abrams também falou sobre o assunto.

Como anda o trabalho de pós-produção?

Lindelof: “Nós ainda estamos fazendo a montagem do filme, pegando os efeitos da ILM e depois iremos mostrá-lo para a alta cúpula da Paramount, provavelmente no final de agosto. Estamos realmente, realmente animados sobre o que conseguimos. Acho que o filme realmente funciona. Então, creio que iremos apenas pôr as cenas de efeitos especiais agora. Isso é uma das coisas que nos faz manter a programação de deixar o filme pronto no Natal. De modo que nós iremos nos sentar sobre isso, por enquanto”.

De acordo com J. J. Abrams, a primeira montagem já está quase pronta, mas Bryan Burk disse que poucos efeitos foram produzidos. Os próximos cinco meses serão apenas de produção de efeitos visuais?

Lindelof: “Acho que alguns efeitos estão parcialmente prontos. Então se você está olhando para uma tela panorâmica, você vê o espaço lá fora. Mas o espaço não está totalmente renderizado (digitalização de imagens), nem existem quaisquer elementos. Os planetas são os únicos. É toda uma interação, como se estivesse assistindo Miguelangelo esculpir Davi. É um bloco, então ele está levemente começando a tomar a forma humana. Isto quer dizer que nada está feito, por causa do simples tamanho da coisa. Essa é a razão porque você não vê os robôs de Transformers até seis meses antes do filme começar”.

J. J. Abams disse recentemente que seu filme é “real” e que não era brega. Isso quer dizer que não será engraçado?

Lindelof: “Não, de forma alguma. Eu creio que quando usamos a palavra “grosseiro”, queremos dizer que a série original estava amarrada pelas limitações de orçamento. Então, isso parecia bobo de vez em quando. Os cenários eram irreais, o vestuário também. Havia uma fina linha entre um episódio bem executado e um outro de baixa produção. Mas o episódio The Trouble With Tribbles, o qual deveria ser banal, apenas resultou no que ele realmente se parece, ele é um clássico. Acho que a razão disso é porque ele é divertido. Não quer dizer que estejam ridicularizando a si mesmos. O nosso filme tem um real senso de humor. Creio que Kirk, Magro têm um grande senso de humor. Toda a cena em que Simon Pegg (Scott) esteja é hilária. Mas os assuntos são reais. Na verdade, esses rapazes estão em uma versão militar, de modo que eles levam seus trabalhos com muita seriedade. Então você encontra o humor tão fundamental quanto possa”.

Como grande fã de A Nova Geração, você sabe que muitos fãs preferem essa série para continuar com os filmes. Você acredita que esse filme é para eles também, mesmo que não gostem da série original?

Lindelof: “Eu acho que é para nós. O filme está, em geral, capturando o mundo de Jornada. Um mundo no qual existe uma Federação de Planetas. Os personagens são do tipo intercambiáveis neste mundo. Eu entraria num longo debate com alguém que dissesse gostar de A Nova Geração e detestar a série original. Por que isso? Ambas as séries funcionam no mesmo universo. Obedecem as mesmas regras e estão situadas num futuro que é otimista e aventureiro e elas são séries de exploração. Então seria difícil dizer para os fãs – Se você gostou de Deep Space Nine, provavelmente não gostará do filme, mas se gostou de Voyager, você irá adorá-lo – Não pode separar as séries, até onde sei. Eu vi mais A Nova Geração que a Série Clássica, apenas porque eu estava mais próxima a ela, eu cresci vendo-a”.

Uma questão sobre um dos posters que surgiu. O que houve com as orelhas de Nero?

Lindelof: “Sobre o pedaço que está faltando? Você saberá disso no filme”, disse sorrindo.

Embora a pós-produção esteja indo de vento em popa, a falta propaganda do filme tem gerado críticas por parte do fandom. Quanto a isso J. J. Abrams falou ao site IGN, “Jornada terá uma propaganda muito maior do já teve, com certeza”, afirmou o diretor, “A Paramount sente que ainda é muito cedo para isso. Eles estão nos deixando fazer coisas bem legais, para mais tarde”, disse Abrams acrescentando, “Nós estamos no lugar agora onde temos trailers. Isso está me deixando maluco. Mesmo que o filme venha a estrear em maio do próximo ano, a verdade é que temos todo o material que deveríamos ter tido (quando era para o Natal). Estamos dentro da programação que planejamos. Nós teremos o filme pronto para o Natal”.

Fonte: TrekMovie e TrekWeb