Avariando Analisando o Trailer

earlrv.jpgVocê provavelmente não irá concordar com várias de minhas colocações, talvez até a maioria. Mas contando já com as versões em alta resolução do trailer de Jornada nas Estrelas, acho que dá para nos divertimos fazendo aquilo que fandom adora fazer — minuciar frame-a-frame o que já temos de imagens do vindouro filme. Vamos ver a seguir algumas imagens comentadas do trailer, e algumas considerações finais minhas.

02.jpgÉ isto que dá ter que entregar um carregamento de cerveja romulana em Risa em menos de catorze horas.

04.jpgCuidado, James Tiberius Kirk! O Povo da Areia sempre anda em fila indiana para esconder seus números!

05.jpgÉ interessante ressaltar que desde a Desilu, esta é a primeira vez que o logo de uma produtora que não a própria Paramount aparece junto a crédito relativo a franquia. Bem, segunda, contando o teaser de janeiro.

06.jpgÉ, vocês acham que o Conselho da Federação é bobo? Ao invés da Califórnia, colocaram o estaleiro e todos os empregos agregados em um swing state.

Mas é sempre bem vinda demonstrações claras da existência de indústria pesada federada. Em detalhe, o gráfico nos tanques à esquerda são da bandeira federada é pós-TNG.

07.jpgArquitetura vulcana não está mal, mas…

08.jpg… ele está em uma daquelas Mega Church? Se lembro bem as notícias do início do ano, houve qualquer coisa de filmagem em algo parecido.

09.jpgOs bebedores de Ki-Suco aqui parecem que estão a negócio sério.

10.jpgEsta tomada da estação mais a Enterprise de frente não está nada mal. Este parece ser o melhor ângulo deste desenho das Constitutions.

11.jpgUia! O núcleo de dobra é executado no Mac OS X Leopard…!

12.jpgPau quebrando, shuttles sendo usados como suporte de fogo… esta deve ser a parte “cinética/animal/infernal” (TM) de ocasião.

13.jpgEnquanto aquele era o melhor ângulo das Connies, este definitivamente não é o melhor da classe a qual a Kelvin pertence. Deste jeito, a nave parece uma Pogoball.

14.jpgPelo número de pedras rolando e cavernas à mostra, eles vão gastar uma quantidade boa de isopor, bwhaha.

15.jpgNão é nenhum Sinatra, mas…

16.jpgCLICK! Isso foi para dar medo?

17.jpgEu sinto muito ter que fazer isto com você, mas… esta é a Lei do Oeste.

18.jpgTropas aerotransportadas federadas e todo este jazz… parece que o Abrams quer mesmo acabar com a reputação de Keystone Kops do Almirantado Federado.

19.jpgOuvimos o klaxon federado padrão aqui, sempre marcante.

20.jpgEsta sim é uma “perda de camisa” com que podemos contar! Mas não poderia imaginar que era para isso a correria e o klaxon.

21.jpgSpock, vamos lá! Eu estou com ele bem onde nós queríamos!

22.jpgKlingons, de máscara. Eu aposto dinheiro contra donuts como Abrams colocou esta sequencia no trailer só para as capturas de tela deixarem o fandom maluco.

23.jpgAh, meu bom Doutor, você devia controlar estas suas emoções — ainda vão ser a sua ruína…!

24.jpgHello Beastie!

25.jpgMais tranqueiras explodindo… se uma das próximas sequencias vindo mostra a destruição da Kelvin, esta seria então outra nave da mesma classe a ser destruída?

26.jpgEu nunca sei se esta nave, que parece ser a do Nero, a temponave de Spock, está indo ou vindo.

27.jpgEu estou admirado como é que até agora não apareceu ninguém — até onde eu tenha visto também — para reclamar que o registro NCC da Kelvin tem um zero à esquerda.

28.jpgSei lá se o fandom concordaria, Nero.

29.jpgDelta da Frota, créditos e afins, mutcho bene.

Frigir dos ovos, Leandro. O que achou?

Tem todo o jeito de ser primeiro trailer, mas não último, pois é da categoria de trailer que mais atira até a pia da cozinha na tela do que realmente coloca um resumo coeso sobre o que filme trata. Foi apenas o primeiro contato nosso com qualquer “footage” do novo filme, e vi elementos que me agradaram, vi elementos que não me agradaram, e vi elementos “meh”.

Mas para as necessidades do JJ Abrams, ao que ele afirma que se propõs, pareceu adequado. A produção de trailers atingiu recentemente um estado de arte per se, com filmes contando com emocionantes trailers mas sendo péssimas produções *coufghpearlharbourcoufgh* — perdão, um pouco de garganta rouca. É a função de trailers, atrair as multidões dentro de seu público-alvo e além.

Pelo valor da face, inúmeros elementos pregressos do Cânone & Cronologia de Jornada nas Estrelas parecem ser deixados de lado, enquanto outros são reaproveitados de maneira diferente. Mas segundo relatos da equipe de produção, precisão ao C&C estabelecido esteve sempre na ordem do dia para eles. Como pode ser que tais coisas foram conciliadas?

Por ora, acredito que a resposta mais simples é: não temos como saber com as informações até agora divulgadas. Como eu comentei acima, não é da categoria de trailer que se dispõe a detalhar a história. Então sobre esta questão do C&C, ou eles estão sendo consideravelmente levianos na matéria, ou a trama justificaria muito bem tais coisas, através da Mãe de Todas as Racionalizações. Resta aguardar e ver, e em que níveis isto de fato acontece ou não.

De qualquer modo, o aspecto C&C nunca foi o elemento que registra mais alto no meu Importanciômetro. Gosto de um C&C bem arrumado como qualquer um, mas boas caracterizações de personagens e boas atuações, trama bem elaborada com bom roteiro, e valores de produção sólidos acompanhados de boa direção são os elementos com o que mais me preocupo. E da mesma forma, este trailer também não tem realmente como garantir que isto tudo vai ser de qualidade.

O que já dá para perceber é que sem dúvida é uma Jornada para novos tempos. Se são tempos bons ou ruins, isto já são outros quinhentos créditos federados, claro. Independente disto, eu continuo reservando julgamento final sobre o filme como um todo para quando os créditos rolarem no cinema. Vou continuar em meu modo “Otimismo Cauteloso”.