Estúdio vê Jornada como blockbuster de 2009

paramount-star-trek-1Ontem foi anunciado que o presidente da Paramount, Brad Grey, ficará na empresa até 2014. Uma das primeiras ações de Grey ao assumir o comando foi a assinatura de um contrato com J.J. Abrams e sua empresa Bad Robot. Jornada foi citado como um dos motivos para a permanência dele e é visto como um dos blockbusters de 2009.

Independente de o filme ser um sucesso ou não, devemos agradecer a Brad Grey pela iniciativa de levar Jornada adiante, já que a tendência do estúdio era não investir em novos projetos para franquia. Para quem ainda não sabe, vamos voltar no tempo e contar uma pequena história. Depois do fracasso de bilheteria de Nemesis, em 2002, e o cancelamento de Enterprise em 2005, não havia mais vontade da audiência (até mesmo por alguns trekkers) para ver Jornada. Antes de Grey chegar na Paramount havia um script em desenvolvimento, chamado de “Star Trek The Beginning” (Jornada nas Estrelas: O Começo). Ele estava sendo escrito por Erik Jendresen, autor da famosa série de TV, Band of Brothers. Mas, o roteiro não contava com o entusiasmo do estúdio. Atravessando um período confuso de mudanças na empresa e reorganização orçamentária, provavelmente o estúdio suspenderia o projeto e a franquia seria colocada na geladeira por um bom tempo. Em 2005, Grey ficou impressionado com a forma como o recém contratado diretor J. J. Abrams produziu Missão: Impossível: III (co-escrito por Roberto Orci e Alex Kurtzman). Durante esse mesmo período Abrams, Kurtzman e Orci iniciaram conversações com os executivos do estúdio sobre a idéia de trazer de volta Jornada em grande estilo. Pouco depois da estréia de Missão: Impossível: III, a Paramount anunciou Abrams como aquele que conduziria múltiplos projetos (incluindo Jornada), com Grey chamando Abrams de “o próximo Steven Spielberg”.

Hoje, o antigo chefe da Warner Brothers, Bob Daly, que está agora dando consultoria a Paramount, referiu-se a Abrams e ao filme de Jornada como peças-chave para o prestígio de Grey dentro do estúdio, “Eu acho que Brad está fazendo um trabalho muito bom. O local estava bastante vazio quando ele chegou, mas ele desenvolveu algumas franquias. Trazer J.J. Abrams foi uma grande tacada. Acho que ‘Star Trek’ vai ser um blockbuster (filme de grande orçamento e sucesso de bilheteria). O Capítulo 1 de Brad era formar a sua própria equipe. No capítulo 2, ele teve que ver os custos, despesas e produzir vários filmes de sucesso em um ano. Essa é a forma como ele funciona”.

Qual será o futuro de Jornada com tudo isso?

É claro que isso depende da política de momento dos estúdios de Hollywood, mas realmente os executivos da Paramount estão, até aqui, entusiasmados com o novo filme de Jornada e esperemos que isso venha a nos entusiasmar também. Quem sabe já não estaremos falando sobre o novo filme ainda este ano?

Fonte: TrekMovie