Resumo da 1ª parte de Star Trek: Countdown

nero-hqA primeira edição da revista em quadrinhos Star Trek: Countdown já saiu nos EUA e conta um pouco da história de Nero e Spock nos anos pós-Nemesis. Os sites TrekMovie e TrekWeb fizeram um review desse primeiro capítulo. Estamos oferecendo a você um resumo dessa história para que conheça um pouco mais dos eventos que levaram ao filme.

A história foi criada por Roberto Orci e Alex Kurtzman e transcrita para os quadrinhos pelos escritores Mike Johnson e Tim Jones. A arte ficou por conta do design David Messina. Como disse o próprio Orci, essa história vai conectar você do fim da última aventura de Jornada, através da série A Nova Geração, ao início de toda a saga da franquia, pelo novo filme.

Tudo começa na data estelar 64333.4, ou seis anos após os eventos do filme Nêmesis. Em algum lugar do Império Romulano temos uma pequena nave de mineração, capitaneada por um jovem fiel Romulano de nome Nero. Este jovem Romulano não é conhecido do Senado, mas representa a corporação de mineradores. Como o TB já havia mostrado anteriormente, após descobrir um importante minério num planeta deserto, Nero teve de sair às pressas em razão do aumento de energia e tamanho da estrela, que destruiu o planeta.

Em outra sequência da história temos Spock, que finalmente torna-se um funcionário residente em Romulus, atuando como Embaixador da Federação no Império, com direito a uma sessão de reuniões no Senado. Ele ficou sabendo, recentemente, de algumas informações pertubadoras sobre a estrela Hobus, que parece estar transformando-se numa supernova maciça. Vemos uma sessão no Senado, onde Spock apresenta provas de que a estrela irá expandir-se exponencialmente e ameaçar não só os sistemas próximos mas acabando com todo o Império Romulano. Ele propõe uma solução para o dilema: “Red Matter” (matéria vermelha), que seria capaz de fazer parar o efeito em cascata da estrela.

spock-e-o-senado

Os senadores Romulanos rebatem a idéia de Spock, alegando que essa “Red Matter” é extremamente volátil e poderia criar um buraco negro antes da estrela implodir. Além do que seria inaceitável levar um raro e valioso mineral Romulano para ser refinado em Vulcano, como queria Spock. Quando ele estava prestes a ser silenciado por suspeitas dos Senadores, Nero aparece e confirma a versão do vulcano, mas é silenciado, também. Mais tarde, naquela noite, Nero e Spock reúnem-se e discutem métodos alternativos de obtenção da “Red Matter”. Isto leva ao início do que parece ser uma amizade entre os dois. Quando então, decidem minerar em um dos sistemas periféricos do Império, mesmo sob ameaça de serem enviados para uma prisão colônia.

nero-e-spock

Então, no dia seguinte eles saem, mas quando chegam ao local programado, são atacados por naves Remanas. Assim, quando tudo parece perdido, uma outra nave entra em cena e começa a disparar nos Remanos. É a USS Enterprise comandada pelo capitão Data (???).

data-capitao

Segundo o site TrekMovie, Nero, um dos principais personagens do próximo filme, não é um tradicional Romulano como estamos habituados a ver. De fato, as ações dele, até aqui, não são aquilo que poderíamos esperar de um vilão. Aqui ele é simpático, e mostra todas as características de um clássico herói, incluindo sacrifício, altruísmo e compaixão, possuindo uma família que parecer amar muito. Tudo isso nos leva a perguntar que acontecimentos nesta mini série vão transformá-lo na personificação do mal? E quanto a Data? Por que continua existindo? Vamos aguardar pela próxima edição.

Agradecemos a colaboração do colega BlaXXer do Forum TrekBBS pela oportunidade de nos mostrar imagens da revista e contar mais da história.