Wheaton diz ser um otimista cauteloso com o filme

star-trek-wheatonO ator e agora escritor Wil Wheaton (Wesley) foi entrevistado pelo site Trek Movie, para falar mais uma vez sobre o novo Jornada nas Estrelas. Ele aproveitou também para relembrar o período em que esteve como o controvertido Wesley de A Nova Geração. Contou da expectativa quanto a continuação da série e da tentativa inicial de se afastar do personagem, após sua saída.

Com três livros bibliográficos lançados: Just a Geek, Dancing Barefoot e Happiest Days of Our Lives, Wheaton revelou que está pronto para produzir outro, que seria uma espécie de “minha visão de A Nova Geração“. Uma coletânia sua de reviews, colunas, comentários, crônicas, referentes a série.

Segundo Wheaton, ele gostaria muito de contar o que viu e sentiu a respeito de seu tempo na franquia, período em que esteve trabalhando com Gene Roddenberry e posteriormente com Michael Piller. Para o ator, a primeira temporada foi agitada e cheia de mudanças nos bastidores, “Alguns dos episódios foram realmente muito ruins e alguns outros muito bons. Na maior parte ficamos embaraçados, uma vez que estávamos tentando descobrir o que a nossa série estaria mostrando. E você pode ver como tivemos muitos diferentes escritores e as lutas do poder criativo, enquanto descobríamos o que íamos ser. Tivemos sorte por ganharmos a chance de fazer mais do que uma temporada. Se não fosse pelo incrível elenco e escritores como Sandy Fries e Tracy Torme, nós provavelmente não teríamos passado para a segunda temporada”.

Wheaton lembrou ainda sobre a passagem de comando de Gene Roddenberry para Michael Piller, que ocorreu na terceira temporada, “Gene teve a presença de espírito de saber que ele estava ficando velho e sabia que alguém que amava Jornada tanto quanto ele poderia tomar as rédeas. Ele escolheu então Michael Piller. Ele implorou a Michael, no final da terceira temporada, para voltar. Michael não queria no início, mas Gene lhe disse “Eu preciso de você para fazer este grande show, não posso fazer isso sem você” e Michael concordou. Não acho que seja errado ou desleal dar a Michael muitos créditos por ter feito A Nova Geração ser grande, mas ao mesmo tempo, penso que também precisa reconhecer que se tratava de Gene Roddenberry, que teve a visão de manter Michael Piller e colocar sobre ele uma posição para fazer o que ele fez”.

Quanto ao novo filme, você tem acompanhado as notícias sobre ele? “Eu tenho feito um duro esforço para me afastar de spoilers”, desconversou o ator.

Mas você disse ter visto o trailer. Qual é o seu nível de aceitação desse filme? “Continuo cautelosamente otimista. Com base nas informações que eu sei, eu estou realmente animado para vê-lo. Não fiquei doido pelo trailer, estritamente falando como um fã. Parecia um filme sci-fi de ação, com as roupas de Jornada. Mas eu realmente acho que foi uma boa idéia eles fazerem o trailer dessa forma. Pessoas, como eu, verão o filme, não importa o quê seja, mas eles precisam convencer os meus filhos para ver isso. E os meus filhos estão indo só para ver se ele está numa língua que compreendam”.

E o que os seus filhos acharam? “Meus filhos acharam que foi legal e excitante. Eles não estão fazendo o trailer para mim, estão fazendo para este outro público e os fãs deveriam ficar realmente animados com isso. Eles realmente precisam trazer os meus filhos e seus amigos, e uma próxima geração, se me permite o trocadilho, para dentro do cinema, a fim de que Jornada possa continuar. Se eles querem manter, Jornada tem de ser relevante para a geração que nasceu a partir dos anos 80″.

 Em outra entrevista ao site Media Blvd Magazine, Wheaton comentou sobre a dificuldade de se afastar da franquia e do personagem, após sua saída da série.  “Houve uma época em que eu pensava, “Preciso deixar Wesley para atrás!” Eu me recuperei disso”, disse o ator que agora vê uma importancia em seu trabalho, “O fato é que Jornada é enorme e isso significa muito para um monte de gente. E isso significa muito para mim. Foi muito importante para mim que eu não deixei que isso definisse minha vida, mas ao mesmo tempo, não creio que seja errado abraçar e sentir orgulho de algo que significa tanto para tantos pessoas. Eu tenho 36 agora, e tinha 14 anos quando fiz a série. Estou encontrando pessoas todo o tempo que estão com a minha idade e que realmente gostaram do Wesley, e que foram realmente inspirados por Wesley. Eu conheci pessoas que são engenheiros, cientistas e astrônomos, porque foram inspirados por assistir Wesley Crusher. A primeira vez que eu ouvi isso, fiquei surpreso. Prendi meu fôlego e fiquei calado, porque quando eu estava na série ouvia a maioria das pessoas, que eram mais velhas do que eu,  descreverem todas as diferentes maneiras que eu deveria morrer. E a terceira ou quarta vez que eu ouvi, ele começou a despertar em mim esta coisa que eu fiz, e sobre a decisão de não falar sobre isso. Isso realmente não interessa às pessoas. Acho que tenho a responsabilidade de cuidar dele, e eu acho que tenho essa responsabilidade para as pessoas que foram inspiradas por ele, para lhes fornecer um nível adequado de respeito e guarda”.

 Embora se considere um otimista cauteloso quanto ao rumo de se recriar a franquia, Wheaton tem esperanças de que possam fazer re-imaginações das demais séries, principalmente de A Nova Geração,  “Vivemos em um mundo pós Phantom Menace (de Guerra nas Estrelas). Portanto, temos sempre de ser vigilantes sobre esses tipos de coisas como fãs (remakers). Mas estou totalmente disposto a manter uma mente aberta. Estou cautelosamente otimista. Eu tenho feito de tudo para evitar spoilers, mas tudo que eu ouvi sobre o filme soa muito legal. Parece que encontraram uma história e uma narração estilo que vai fazer Jornada relevante para a geração do meu filho. Eu estava conversando com um cara sobre isso ontem. Eu vi o trailer, e eu estava tão animado para ver o trailer, que fiquei totalmente decepcionado com ele. Parece um filme de ação, e eu pensei sobre isso depois de um filme tinha que tinha assistido. É engraçado porque eu nem me lembro do filme que vi, eu só lembro do trailer. E eu pensei, esse trailer não é para mim. Não é para nós. Esse trailer é para meus filhos e ele tem de ser apresentado em uma linguagem que eles entendam. E essa é a linguagem que os meus filhos têm crescido falando. Isso é o que a ficção científica é para eles. Se isso fizer eles interessados em Jornada, talvez comecem a trabalhar no caminho de volta, através de A Nova Geração, através dos filmes de Jornada, e de volta para a série original, então isso é ótimo. Jornada vai continuar viva, e ser relevante para toda uma nova geração de pessoas. Penso que é realmente possível e espero que algo aconteça”, finalizou Wheaton que esteve recentemente na convenção Phoenix ComiCon juntamente com Brent Spiner, Marina Sirtis e Chase Masterson.

Fonte: Trek Movie e TrekWeb