Braga: “Jornada agora é como minha ex-mulher”

brannon-bragaO ex-produtor e roteirista de Jornada, Brannon Braga, após o fracasso do seriado Threshold, anda ocupado escrevendo episódios para a série 24 Horas da FOX e já tem um novo projeto do gênero scifi para a ABC, chamado Flash Forward. Em entrevista ao iFMagazine, ele comentou um pouco sobre a última série Enterprise e o que acha da nova produção de J. J. Abrams.

Agora que você já teve alguma perspectiva sobre Enterprise, você tem algum pensamento final sobre a forma como terminou a série?

Braga: “Acho que a final, o último episódio eu posso estar amenizando quando digo que não acabou como eu esperava. Creio que as intenções por trás dele, foram de enviar uma declaração de amor a todas as séries de Jornada e algo muito verdadeiro, porque sabíamos que Jornada estaria fora televisão por um longo, longo tempo, mas foi uma espécie de história sem brilho”.

Como você a teria terminado agora, olhando para trás?

Braga: “Eu não sei, porque na época achava que era muito legal, foi somente quando ele saiu, que eu percebi – “isso não está funcionando inteiramente”. Acontece. Não sei o que teria feito, honestamente. Eu acho que poderia ter apenas terminado Enterprise“.

O que teria acontecido se a série tivesse retornado para uma outra temporada?

Braga: “Na verdade, eu havia me transferido para outra série (Threshold), então teria deixado Enterprise. Eu adoro Jornada. É o tipo de série que é um campo aberto, conceitualmente, que eu poderia ter feito isso para sempre. Ao mesmo tempo, depois de 15 anos, eu tinha que seguir em frente e deixar as outras pessoas fazê-lo”.

Como você se sente sobre J.J. Abrams entrando e re-imaginando Jornada, depois de você ter gasto tanto tempo com a franquia ao longo dos anos?

Braga: “A minha analogia com Jornada é o mesmo de estar divorciado de minha esposa. Eu a amo muito, ela está com um grande cara, e eu estou tão feliz por ela. Ao mesmo tempo, lá no fundo da cabeça, vejo que alguém está com minha esposa. Isso é como me sinto. Não posso deixar de sentir emocionalmente anexado à Jornada. Mas predominantemente o meu sentimento é que ela está em boas mãos com JJ Abrams e eu não mal posso esperar para ver o filme”.

Você já viu o trailer?

Braga: “É incrível, dinâmico, diferente. A menos que J.J. me convide para a premiere, vou estar em sintonia com todos os demais”.

Vamos dizer que a Paramount volte a dizer -“nós gostaríamos que você faça uma outra série de Jornada” –  o que você faria?

Braga: “Eu faria isso se fosse a pessoa certa e a idéia certa. No momento, de jeito nenhum”.

Fonte: TrekWeb

36 Comments on "Braga: “Jornada agora é como minha ex-mulher”"

  1. Ainda bem que Brannon Braga não sonha com isso. Seria um retrocesso chamar toda a turma de volta para uma série nova.

    Existem vários produtores e roteiristas competentes para assumir esses postos.

  2. Braga manteve a série (franquia) por 15 anos, isso não é para qualquer um.
    Muito deselegante chutar cachorro morto, ele fez o melhor numa época diferente desta e com os recursos que lhe eram disponíveis, ou seja, ele nunca teve 150M para um filme e não tinha a IML de 2008, então não adianta comparar.
    Duvido que JJ com a migalha de $ e efeitos dos anos 80/90 fizesse melhor!

    Campanha: Comente o texto e não os comentários, eu adotei, evite brigas, adote também!

  3. Olha, eu sempre citico a dupla B&B, mas concordo com o Doc_BR que eles fizeram um trabalho complicado sim e conseguiram segurar a franquia por muito tempo.

    Tudo bem que isso não anula o fato que as séries pareceram perder o brilho e a essência em muitos, muitos episódios. Existem séries que ficam vários anos e dão certo e sempre com os mesmos produtores/roteiristas.

    No geral, acredito que fizeram um trabalho razoável, não mais que isso.

  4. Então ele é um dos coveiros que enterraram Star Trek…

    Eu gosto de Star Trek, mas dele não.

  5. Como ex-marido de JORNADA, ele devia pagar pensão e ressarcimento pelos danos causados a série.

  6. A minha analogia com Jornada é o mesmo de estar divorciado de minha esposa. Eu a amo muito, ela está com um grande cara, e eu estou tão feliz por ela. Ao mesmo tempo, lá no fundo da cabeça, vejo que alguém está com minha esposa.

    Não é só o Bragão que se sente assim. Tem gente, mas muita gente mesmo, igual a ele. Realmente é duro ver a ex com outro, principalmente quando se sabe que o outro é muito melhor e que ela está mais feliz e segura com ele agora.

    Pobre Jack Bauer.

  7. Bem.

    Brannon Braga, espero que vc fracasse em tudo que fizer (ou seja manter o padrão), não transforme Jack Bauer em Lagartixa e por fim: O DIABO KLINGON QUE TE CARREGUE ! – rsrsrs

    Abs.

    Ah antes que eu me esqueça esse tal sujeito tá em “24” poís foi retorno de favor, o grande roteirista Manny Cotto (um dos responsáveis pela ótima 4ª temp de “ENTERPRISE”) tava desempregado e foi contratado po Braga pra trabalhar em Jornada, o Cotto tá em “24” desde 2005 como roteirista e produtor e retorna o favor pro Braga.

  8. A dupla B&B sempre vai ser lembrada como a que enterrou Jornada e eu acho isso uma tremenda injustiça. Segurar o barco por tanto tempo mesmo com todos esses altos e baixos em uma série de Scifi é muito complicado. Nenhuma série de Scifi teve essa longevidade, comparar esses séries com os pastiches enlatados que enchem a programação de tvs por assinatura é, no mínimo, um crime. Convém também lembrar a todos que as duas últimas temporadas de Jornada (3o. e 4o. de ENT ) foram fenomenais, e acho que os caras deveriam ser lembrados por isso, e não pelos deslizes principalmente de VOY.

  9. ^9 – Nelson, os roteiros (bons) da 3ª e 4ª temps de ENTERPRISE não foram de B&B não !!!

  10. ^8 – Nelson, os roteiros (bons) da 3ª e 4ª temps de ENTERPRISE não foram de B&B não !!!

  11. Não culpo o Brannon Braga pela queda de Jornada. Ele tem um bela contribuição para a franquia. Não dá para esquecer o que ele fez de bom e somente olhar os erros. Eu só acho que, apesar de tudo, seria bom ele deixar para outra galera. Uma questão de novos ares, novas ideias.

    Roteiristas e produtores recebem muita pressão de fora. Eu sou roteirista e sei como é. Às vezes dá vontade de jogar na cara do produtor que aquilo vai ficar uma porcaria, mas é ele quem paga, é ele que tem a palavra final.

    Braga é um roteirista muito competente. E roteirista bom faz histórias boas mesmo sem um grande orçamento.

    Em todas as encarnações de Jornada, o que valeu foram as histórias boas, independente dos cenários, efeitos (ou defeitos) e atores.

    Claro que tudo isso contribui a favor, mas é mais fácil eles estragarem um história mediana que consertarem uma história ruim. E as boas não importam, façam o que fizerem, as histórias foram bem escritas e funcionarão. E com a ajuda desses elementos poderão virar um clássico.

  12. B&B deveriam ter saido já quando não conseguiram alavancar os números de audiência. Para quem sabe sobre Sci-fi e TV sabe que a insistência de produtores em permanecer com suas criações é sempre um caso de morte para a criatura. Lembrem-se do filho de Babylon 5, Crusade foi a série que mais conquistou fãs de naves e batalhas espaciais, más o criador de B5 conseguiu voltar no segundo ano e tornou a série em mais um show de papo furado e tecnobaboseira.
    Por isso que não gostei de $J$J$ conseguiu um contrato para três filmes.

  13. O Braga tem a minha anistia por um único motivo:
    Ele GOSTA de Star Trek!
    Não passaria 15 anos trabalhando com isso se não gostasse.
    Ao contrário de um certo diretor…
    “Acho que Stat Trek é chato, sem graça e é muito diferente de Star Wars! Toda ficção científica tem que se basear em Star Wars senão é um lixo….”
    Viva o terceiro Reich!

  14. Paralelo de JJ com Hitler. Quando eu imagino que o bashing não dá para ficar mais absurdo, alguém vem e consegue colocar a barra mais alto.

  15. Pois é…e olha que estamos falando de um FILME!!!

    B&B fizeram sua parte, se foi bom ou ruim, agora é história, não ha volta no tempo pra este caso, o negócio é bola pra frente e que venham novas idéias.

  16. ^14 – Leandro cara…! 3º Reich ??? ^13. vc achou que não vão piorar, poís eu acredito que vai…

    estamos voltando realmente a etimologia da palavra fã: FANÁTICO (no mal sentido)

    voltando ao Braga ele era PRODUTOR ! além de roteirista, não era nenhum pobre coitado não ! com “cheque em branco” do Rick Berman (chefão de tudo na época) pra fazer o que quiser ! o problema é que Braga era/é um roteirista ruim, que se uniu a Berman em decadencia (tudo tem seu fim, Berman no passado foi essencial pra Jornada, sem ele não teriamos TNG e DS9) e formaram uma espécie de ditadura intrasigente e muita teimosia, e com apoio dos FÃS americanos enterraram Jornada com 7 temps de puro constragimento causando danos a imagem de Jornada prejudicando e participando do que veio a seguir .

    E Braga, dá pra contar nos dedos os bons roteiros que ele escreveu, em meio a dezenas (acho que mais de 100) dizer que ele é ruim é pouco !

    se os roteiristas/produtores não tão dando conta do recado, que saiam ! é uma lei antiga das séries de TV.

    Abs.

  17. Por isso que não gostei de $J$J$ conseguiu um contrato para três filmes.

    Gostaria de chamar a atenção para uma regra do TB. Para aqueles desavisados, ela está escrita aqui perto:

    Quaisquer opiniões divergentes não são apenas permissíveis como encorajadas, mas certifique-se de que aquilo que posta seja realmente isto: opiniões. Pois qualquer colocação sem boa argumentação, sem evidências que a suportem e sem conhecimento do que se fala não pode ser classificado como opinião, mas sim como mero pitaco.

    E a outra:

    Xingamentos gratuitos e quaisquer outras atitudes nocivas que podem ser classificadas com trollismo será algo que a equipe de colaboradores pode bloquear.

    Pois bem, por que o diretor de ST XI é citado como $J$J$ e sai-lá-mais-o quê? Fazer a alusão (espertalhona é claro! pois Abrams é judeu) a Hitler colabora em que sentido para a discussão desse tópico? Nem nos tempos em que a dupla B&B tinha seu trabalho criticado aqui, eu vi tamanha falta de respeito. Mesmo que se esclarecesse, com ARGUMENTOS, quais são as tais falhas de caráter, não acho que seja esse o objetivo desse fórum. Pode-se opinar acerca do trabalho de um profissional, mas o que temos aqui SÃO ATAQUES GRATÚITOS SEM EMBASAMENTO ALGUM.

    Acredito que está mais do que na hora de se mudar esse tipo de atitude. Se falta argumentação, é melhor o silêncio.

  18. O Braga fez muito pela série, depois caiu e deveria ter sido substituido antes. Temos que sempre colocar pessoas novas com idéias novas. Não concordo que não haja gente boa, tem sim, basta a Paramount contratar pois eles sabem quem são.
    Agora, particularmente, qualquer brincadeira (ou não) envolvendo nazismo acho de mau gosto. Sei que existem trekkers nazistas porque já os conheci, portanto o negócio é deixar de lado e ficar no que é saudável.
    Quem avisa amigo é….

  19. hahah, deve ser bem um corno manso esse cara.

    Nem o fas da serie e nem a mulher o aguentaram!

  20. ^18 caro VERDE – tá ai algo incompreensivel pra mim: Filosófia de Jornada somado a ideal nazista (!!!???) isso não se mistura !

    Um “Trekker” nazi obrigatoriamente tem que odiar Leonard Nimoy, pois é judeu, entre tantos outros envolvidos na franquia…

    realmente nem sei o que escrever, a não ser que infelizmente existe todo tipo de gente babaca no mundo ! e pessoalmente como Trekker e Cristão (nazismo é o anti-cristianismo) tô chocado !

    Abs.

  21. Mario Auusto Gomes | 13 de fevereiro de 2009 at 1:13 pm |

    Quaisquer opiniões divergentes não são apenas permissíveis como encorajadas, mas certifique-se de que aquilo que posta seja realmente isto: opiniões. Pois qualquer colocação sem boa argumentação, sem evidências que a suportem e sem conhecimento do que se fala não pode ser classificado como opinião, mas sim como mero pitaco.

    Ficaria feliz em ver isso na prática, há ataques sucessivos e simultâneos aos que não gostam do que viram até aqui. Muito se fala, que o apresentado até aquí não valida críticas, porém valida elogios, e digo as críticas são feitas pelos fatos apresentados, sejam entrevistas, fotos, traillers enfim. O editorial do site não se preocupa em esconder o entusiasmo pelo filme e não se preocupa em usar termos como, “já encheu o saco etc”. Seria muito bom que o discurso fosse prática, ou seja formentar o pensamento e outros pontos de vista.

    Xingamentos gratuitos e quaisquer outras atitudes nocivas que podem ser classificadas com trollismo será algo que a equipe de colaboradores pode bloquear.

    Pois é, se preocupam muito com os judeus, mas não pensam duas vezes em chamar os outros de xiitas etc… O respeito deveria ser uma cia de mão dupla.
    Compreendí perfeitamente o tom de ironia de Sr Soares, ele quis dizer “ditatura”, poderia ter chamado de Chavista, Leninista ou Bushista, mas escolheu o termo nazista. Não ví, em nenhum momento, desrespeito aos judeus, cristãos ou coisas do gênero. Não ficou implicito o anti-semitismo contra J$$J$$, quem lê assim, interpreta com seus próprios preconceitos, sendo Nimoy , Gene, e muitos outros dessa religião. Nunca houve ataque desse mote, a crítica é de caracter profissional e não pessoal. Assim como profissionais bons e maus em várias atividades.

    Conclusão:
    É lamentável a permissão aos ataques trolistas de quem tem opinião diferente do website ou de outros colegas. Como diz a regra, a diversidade deveria ser estimulada. Esse tipo de atitude, é uma questão de tempo, se vira contra quem hoje é à favor desta postura.
    Antes a preocupação do site era a forma, agora há perseguição de opinião, falta pouco para perseguir as pessoas.
    Isso vai chegar ao cúmulo dos comments que não elogiam o filme serem apagados, por alguma razão irrelevante. Não elogiou, está fora das regras do website…. por favor…!?
    Deixem todas as opiniões em paz. Outro dia lí num post aquí ( não me lembro quem era o autor) que os “xiitas” não se preocupavam apenas em discordar eles queriam destruir quem não concordavam com eles. Será? é só ler os comments.

    É claro que xingar o Braga de coveiro no termo não enquadra em trolismo.

    Sou a favor de todas as opiniões sejam deixadas em paz, mesmo as que nos desagradam!
    Abraços nos colegas.

  22. Ah, claro, e não podiam faltar as tangentes de “respeite minha opinião” e afins, com o previsível discursinho em cima de caixote de sabão.

    Só que adivinhe só, Sherlock: uma vez que você optou por colocar sua opinião em um fórum público, você está passível de ter sua… “opinião” submetida a escrutínio e comentário.

    Portanto, se tal “opinião” não se sustenta por não passar de mero pitaco baseado em falácias, ela assim será identificada e tratada pelos demais participantes e moderação. Não aguenta o calor, não se mantenha na cozinha.

    Querem “respeito à opinião”? Articulem uma que se faça respeitar em primeiro lugar, ao invés de pitaco sem fundamento e bashing ou gushing gratuito.

  23. Então ficamos assim: se o “outro lado” comete erros, então deve-se revidar com comportamentos piores ainda. Inclusive usando o velho e batido truque de acusar e “denunciar” os outros pelas próprias atitudes que comete (anti-semitismo?!…nãããão, isso é maldade SUA…usei Hitler “por acaso,” poderia ter usado o Dark Helmet…deveria…mas não quis). Assim, o que era para ser um espaço de discussão, vira praça de guerra. Desculpe, não vou nessa não. Encerro o assunto aqui. Se ofendi alguem com minhas considerações, peço desculpas.

    Mas voltemos ao tópico que é o que interessa:

    B&B apostaram as fichas em Enterprise. Eles se expuseram ao mesmo para que ficasse claro que o seriado era cria DELES. Então o que vimos nas 3 primeiras temporadas foi o que de pior tinha em STNG, DS9 e principalmente Voyager. Acho que a ficha caiu pro Braga. As respostas dele foram sensatas e humildes, quase um mea culpa. Espero que ele use essa reflexão a fim de não bagunçar o seriado da Fox com Guerras frias temporais, vilões de quinta categoria e dialogos fracos.

  24. E não, a equipe desta casa e inúmeros de seus leitores não estão simplesmente deixando de “esconder o entusiasmo” pelo filme ou qualquer deturpação semelhante de suas posições.

    Ou agora o trabalho de divulgação de um filme sobre “Jornada nas Estrelas” em um site sobre… não sei… talvez… JORNADA NAS ESTRELAS, é algo tão improvável assim que é tratado como “entusiasmo” gratuito?

    E o que a equipe e leitores estão pessoalmente fazendo é manter o seu próprio nível de expectativa ou não sobre o filme. E manter um compasso de espera para primeiro ver o filme, e depois o julgar. Os que gostarem o elogiam, os que não gostarem o criticam.

    Isto é um tratamento bem, mas bem diferente do modo “Já decidi com meses de antecedência que odeio o filme e quero que todo mundo imediatamente faça o mesmo que eu” que é como a maioria dos apaixonados detratores do filme se pronunciam.

    Todos estes apaixonados detratores já decidiram de que o Abrams mijou no seu sucrilhos e agora ficam feito um bando de emos descontrolados chorando deitados em posição fetal na cama, balbuciando que machucaram o legado do seu objeto de obsessão. Boohoo.

  25. …eu disse que ia piorar..

    Hitler numa discussão/comparação é mau gosto e ofensivo SIM !!!

    Abs.

  26. Não se surpreenda muito, Rodrigo. Infelizmente é bem comum em fóruns nas Intarwebs afora a velha apelação para demonização via nazismo para tentar colar algum “argumento”. Precisa exagerar certa posição para fazer um falso dilema? Fácil, basta apelar para paralelos com Hitler ou nazismo.

  27. Xiiii
    “Antes a preocupação do site era a forma, agora há perseguição de opinião, falta pouco para perseguir as pessoas.”

    O site começou a perseguir pessoas…. lamentável!

  28. O RLY? E a evidência que suporta esta afirmação é…?

  29. Você não lê o que escreve?
    Deus do céu, Leandro, vai tomar um chá, se acalmar, você vai infartar….

  30. Ou seja, você não tem nada que suporte sua alegação.

    Mas você está de certa forma correto em algo. Dez anos de trabalho, colocando esforço de tempo, dinheiro e dedicação para oferecer ao fandom um website como este, e ter que tolerar as hordas de trolls que ficam batendo em nossos portões, e ainda ter que ouvir exigência de ter que fazer isto com um soooooriso, é algo que acaba com a saúde de qualquer um.

  31. Eu tenho a opinião do Leandro, ricardo entre outros, é essa velha mania irritante de quem já julgou e condenou o trabalho do JJ Abrams, não só dar sua opinião (normal até ai) é querer que os outros odeiem também, parece ataque em grupo ! quando não conseguem apelam pro mal gosto ofensivo, começamos com Hitler, aonde isso vai parar ?

    Abs.

  32. “Por isso que não gostei de $J$J$ conseguiu um contrato para três filmes.”
    Essa é minha opinião sobre as novas produções que são ligadas diretamente ao que aprendi com B&B. Eles tiveram bons momentos e quando cairam no ostracismo fizeram de tudo para ficar, até que ST acabou e não tiveram mais aonde ir. Agora o que quiz dizer com minha comentada frase acima é que $J$J$ tem um contrato para três filmes e que ele pode faze-los com ou sem sucesso, más também espero que ele seja inteligente, e se as primeiras produções não forem bem ele passe o lugar para outro.
    Agora, sobre os “$ $ $” é só porque eu verifiquei as informações sobre ele e o considerei um captalista puro, não pude considerar nada do que ele fez até agora como motivação artistica, só investimentos, até o motivo de ele ser cineasta é segundo estes estudos, por que há muito dinheiro no cinema. Essa é uma opinião minha, que quem lê sobre cinema entre mídias de cinema tem outra opinião, más se ler coisas sobre negócios vai enternder com quem estão a Paramount esta jogando a franquia. Ou seja, só negócios, nada de religião ou fãs.

  33. Já ouviram falar que Cine e Tv são uma das maiores INDÚSTRIAS do planeta e com FINS LUCRATIVOS.

    Qual foi o filme de jornada/ou série que teve fins apenas “artisticos” ?

    O objetivo de qualquer estúdio é satisfazer a platéia com diversão e receber os lucros do investimento.

    então essa história de “J$J$” é muito estranha…

    então Rick Berman por quase 20 anos na franquia trabalhva de graça ?

  34. Leandro
    Diazepam 5mg antes de dormir e 1 cp pela manhã
    ,se não for alérgico!
    Depois do stress da tradução tabajara, você foi direto para o “mijar em sucrilhos” hehehhe(uma pérola do trollismo), está perdendo a calma mesmo. Colocou 3 comentários para atacar o sujeito acima gratuitamente, a perseguição pessoal começou mesmo, e foi por você.
    Isto está acabando com a sua saúde.
    Sugestão:
    Ponha um cadastro no site e só aceite quem concorde com você em tudo. Mas tem que ser em tudo, porque a antropofagia pode começar em dias.

  35. POST 31

    Pois é Rodrigo. A questão é que não acontece simplesmente de chegar e falar “acho o trabalho do JJ Abrams uma droga, preferiria o Joseph Michael Straczynski no comando da franquia.” Isso é uma opinião, sem problemas. O que estamos vendo são agressões contra a equipe do filme SEM SEQUER TER FILME. Desrespeitos contra membros do fórum e até contra os mediadores. Parece que esse pessoal quer mais é apavorar e zoar por aqui do que propriamente discutir Jornada ou o que quer que seja.

    Tou fora, não esquento mais a cabeça.

  36. Essa é ótima, agora. Agora se quer poder vir aqui e querer por querer dar qualquer pitaco sem fundamento, e não se quer que ocorram nenhuma reação a isto. Se ocorre, já colocam o timbre de “zomg ataque pessoal11!!!!11!” para usar de subterfúgio e não precisar argumentar de verdade. Como eu já disse, não aguenta o calor, não entre na cozinha, Doc.

    E siiim, tanto só queremos gente que concorda em tudo que as mensagens discordando foram todas bloqueadas, huh? Não, parece que não. Mas admitir isto compromete o seu falso dilema, então você desconsidera isto tranquilamente. Mas já que faz tanta questão de imaginar que temos uma maligna agenda, nos permita então usar da prerrogativa das Normas de Uso do FTB, e colocar um ponto final neste artigo, que já desandou faz tempo, de qualquer forma.

Comments are closed.