UGO disponibiliza sua crítica

ugo_logoAgora é a vez de Jordan Hoffman, para o blog de cinema do website UGO, colocar sua crítica do novo filme para a franquia, Star Trek disponível para a apreciação, e Hoffman também coloca vários pontos com spoilers juntamente com suas observações. Acompanhe a seguir alguns trechos de seu artigo para o UGO.

Ele começa comentando um pouco a respeito de como um projeto como o de revitalizar Jornada nas Estrelas do modo que foi sempre seria algo arriscado, mas que valeu a pena no final:

Você tem que ter naceles de aço se pensa que pode vir e fazer algo que “não a Jornada nas Estrelas de seu pai” sem acabar incendiando a casa que quer construir. J.J. Abrams, tal qual James T. Kirk, não acredita em um cenário que seja impossível de se vencer. O seu Star Trek é um triunfo. É realmente o nascimento de uma nova era – vários filmes, séries de TV e livros poderão e deverão sair desta nova tomada sobre “os primeiros anos”. Qualquer pessoa sã vai amar esta fita e apenas aqueles mais radicais trekkers de viverem em convenções (do qual eu sou um deles) podem ser capazes de achar qualquer coisa apenas infimamente negativa sobre o filme.

Hoffman comenta que a sequência inicial é realizada maravilhosamente, e utiliza apenas o necessário para se engatar a trama e colocar o filme para andar. Também menciona que os elementos que remetem aos episódios originais — desde sons de fundo até dicas no estilo de atuação dos personagens — são coisas que estão por toda a parte, mas que o rápido ritmo do filme não vai lhe dar tempo apenas para catalogar itens nostálgicos, mas sim o manter acompanhando os personagens pela trama. E há muito para deixar qualquer fã desejando ainda mais de tudo o que pode ver.

O tempo oficial do filme é 126 minutos, mas parece que são doze. Eu o aplaudo por ir leve nos elementos de se estabelecer a premissa e nos colocar logo para ver o filme. (….) E havia tanto mais que eu gostaria de ver. Eu quero ver mais da nave! Chekov e Scotty são ótimos toda a vez que abrem a boca, mas eles mal conseguem algum tempo na tela. Eu quero ver outras espécies, outros planetas. Pois aquilo que nós vemos é fantástico. Eu agora sei como é que uma escola de Vulcan parece. E É MUITO LEGAL!

O autor considera que poderia colocar eventuais deslizes refererentes ao cânon & cronologia de Jornada na sua coluna daquilo que considerou negativo no filme, mas que está perfeitamente disposto a aceitar a premissa estabelecida por Orci e Kurtzman de que o filme criou uma nova cronologia a partir do ponto que a Narada entra em batalha contra a USS Kelvin:

O filme inteiro existe em um universo alternativo em relação a qualquer outro momento de Jornada nas Estrelas que você tenha visto antes. E no que você tentar encontrar alguma coisa para reclamar, a resposta (correta) é: desculpe, nova linha do tempo. Kirk (Chris Pine) está agindo de uma maneira não-Kirk? Isto ocorre devido a sua infância ter sido radicalmente alterada pelo vilão Nero (Eric Bana) e a destruição da USS Kelvin na sequência pré-créditos. Uma garota oriana é colega de quarto de Uhura na Academia, deixando implícito de que Orion é parte da Federação? Ei, algum cara que morreu na Kelvin pode ter feito com que outro cara fosse algum Embaixador e isto radicalmente modificou as relações Terra/Orion.

Hoffman conclui dizendo que o filme é bastante agradável, fechando com um A- de aprovação, e também cita que apreciou muito as atuações, em particular as realizadas por Pine e Quinto:

Após cinco anos sem nenhum tipo de Jornada, nós agora temos um muito agradável filme em nossas mãos. Estranho que eu até agora não disse muito a respeito de dois dos melhores elementos do filme, Chris Pine e Zachary Quinto. Ambos estão fantásticos. Eles fazem exatamente aquilo que você quer: prestam respeito para Shatner e Nimoy, mas fazem dos personagens os seus próprios.