Referências escondidas nas cenas de Star Trek (atualizado)

startrek e r2d2Durante o período de estreia de Star Trek, a Paramount fez uma brincadeira com os fãs. Revelou a presença do robozinho R2D2, de Guerra nas Estrelas, em uma das cenas do filme. A competição para descoberta de R2D2 terminou a poucos dias, com o anúncio do internauta vencedor. Mas esse não foi o único dos easter eggs (referências escondidas por trás das cenas). O site Trek Movie listou vários elementos da série original presentes no filme e nós adicionamos mais alguns outros. Veja se você conseguiu achar algumas dessas “surpresas”. Divirta-se.

A página do FaceBook de Star Trek revelou a localização de R2D2 no filme.

Durante a seqüência da perfuratriz, quando a Enterprise se desvencilha em meio à destruição de outras naves da Federação acima de Vulcano, nós cortamos para o interior da ponte da Enterprise, acima do ombro de Kirk, que está olhando para fora através da tela panorâmica. No espaço, R2-D2 está flutuando ao redor dos detritos, aproximadamentre da metade de cima da tela à direita em baixo.

Veja agora mais referências da Série Clássica e algumas participações especiais. Infelizmente, a Paramount não revelou nenhuma imagem do R2D2 e, por questão de direitos autorais, não podemos publicar imagens que não foram oficialmente divulgadas. Quem quiser conferir terá de aguardar o lançamento do DVD.

Os easter eggs estão sendo mostrados na sequencia do filme.

1 – Participação: o falecido professor Randy Pausch pode ser visto na cena da ponte da USS Kelvin, quando passa pelo capitão Robau dizendo “Capitão, temos visual”.

2- A cenas da cidade de Vulcano mostram Vasquez Rocks, um local frequentemente utilizado na série original, incluindo o filme  Star Trek IV: A Volta para Casa.

3 – As telas de testes para as crianças Vulcanas são semelhantes a tela de multi-testes para Spock em Star Trek IV: A Volta para Casa.

4 – Participação: O ator Greg Grunberg (Heroes) faz a voz do padrasto do jovem Kirk na cena do Corvette. O modelo de Corvette é 1966, o mesmo ano da estreia da Série Clássica na TV.

5 – Na cena do bar em Iowa, Uhura pede um Klabnian Fire Tea (o nome Klabnian é mencionado no episódio de A Nova GeraçãoQPid), três Budweiser Classics (homenagem a fábrica que cedeu suas instalações para o set da engenharia da Enterprise), dois Cardassian Sunrises (homenagem aos cardassianos de A Nova Geração), e um Jack Daniel’s (propaganda do uísque do Tennessee). A palavra “Slusho” que foi mencionada pelo barman como bebida, fez parte da campanha viral de Cloverfield, o nome também pode ser visto no menu que está com Uhura. Outra referência a Cloverfield é o logotipo Tagruato em um dos edifícios da cidade.

Saurian Brandy6 – Durante a briga de Kirk com os cadetes no bar, ele quebra uma garrafa de Saurian Brandy, bebida que aparece em algumas cenas da série original. Na foto ao lado ela está na mesa próxima ao alienígena (By Any Other Name).

7 – Na mesma cena da luta no bar o pai e o sogro de Abrams aparecem como figurantes.

8 – Na cena em que Kirk entra com sua motocicleta nas instalações de Riverside Ship Yard, aparece uma placa onde se lê “Setor 47”. O número 47 é um tema recorrente nas séries de Abrams (Alias, Lost e Fringe), assim como também em A Nova Geração.

9 – A cabeçada que Kirk dá ao entrar no shuttle é possivelmente uma homenagem a cena em que Scott bate a cabeça no filme Star Trek V: A Fronteira Final.

10 – A menção de Spock (Quinto) ao Kolinahr é referência a velha obssesão de Spock (Nimoy) na série original. 

11 – O produtor e roteirista Akiva Goldsmith (Uma Mente Brilhante, Eu- Robô…), é um dos membros do Conselho Vulcano durante a audiência com Spock.

12 – Durante o julgamento de Kirk na Academia, há uma cena em que aparecem os Almirantes James Komack e Nensi Chandra. Komac foi personagem corrente da série original a quem o capitão Kirk se reportou várias vezes. Já Chandra esteve no episódio Court Martial como membro da corte marcial que julgou Kirk.

Paul McGillion star trek13 – O ator da série Stargate Atlantis, Paul McGillion, aparece como oficial da Frota, durante a chamada geral para as naves. Foi ele quem disse a Kirk a razão de não ter sido convocado. O último nome a ser anunciado por McGillion foi o de “Vader para a USS Hood” (uma homenagem ao vilão de Star Wars).

14 – Na mesma cena do hangar, Spock e Uhura conversam em frente a um dos shuttles com o nome “Moore”, possivelmente homenagem ao veterano escritor e produtor de Jornada, Ron Moore. Já o shuttle em que Kirk e McCoy embarcam tem o nome “Gilliam”, presume-se que seja uma homenagem a escritora e produtora Dawn Gilliam (colaboradora de J. J. Abrams em vários projetos).

15 – A fim de trazer Kirk a bordo da Enterprise como um paciente, McCoy injeta uma vacina para proteger contra a infecção viral das pulgas da lama de Melvaran. As pulgas foram mencionados no episódio Canamar da série Enterprise. E quando Kirk apresenta reação a vacina, McCoy chama o nome Chapel (homenagem ao personagem de Majel Barret), pedindo-lhe pela Cordrazina (estimulante muito usado por McCoy na série original).

16 – Quando Chekov tenta efetuar o login de acesso a sua estação, a voz do computador é de Majel Barrett Roddenberry e foi sua última participação na franquia antes de sua morte. Ela também fez a voz de aviso da USS Kelvin, mas não é sua a voz do computador na cápsula de fuga de Kirk.

17 – A cena em que Nero tortura Pike, utilizando  ‘Centaurion slugs’, é uma homenagem as enguias parasitas de Ceti Alfa V no filme Star Trek II: A Ira de Khan.

18 – Participação: Quando o Romulano Ayel vai buscar a matéria vermelha para destruir Vulcano, Richard Arnold (ex-assistente de Roddenberry) pode ser visto brevemente ao lado do dispositivo de armazenamento na Jellyfish.

18 – Na cena quando Spock (Quinto) diz: “Se você eliminar o impossível, o que resta, porém improvável, deve ser a verdade” é a mesma linha da fala de Spock (Nimoy) em Star Trek VI: A Terra Desconhecida (que foi tirada a partir de Sherlock Holmes).

19 – Participação: Durante o elo mental entre Kirk e Spock, o ator do fanfilm Star Trek: Phase II(ex-New Voyages), Jeff Quinn, aparece como um dos vulcanos inspecionando a Jellyfish, em construção.

20 – Um Pingo (do episódio The Trouble With Tribbles) pode ser visto (e ouvido) em uma gaiola no workshop de Scotty (que está com os pés em cima da mesa), assim que Spock e Kirk o encontram.

21 – Na cena entre o jovem Spock e Sarek na sala de transporte, aparece o número de identificação do transportador como sendo M-3110. Talvez seja uma referência para o sistema M-311, em A Man Trap.

22 – Participação: Na cena em que Spock (Quinto) retorna à ponte onde diz a Kirk: “O Sr. Chekov está correto”, o ator e produtor do fanfilm Star Trek Phase II, James Cawley, pode ser visto de pé ao lado dele, com uma prancheta.

23 – Ao descobrir que a nave Jellyfish somente obedece ao seu comando vocal, Spock (Quinto) solta um “fascinante”. A cadeira e a tela da Jellyfish tem o símbolo IDIC Vulcano.

24 – Nero, quando informado de que Spock roubou a Jellyfish, grita: “Spoooook, Spoooook!”, do mesmo modo que Kirk fez com Khan em Star Trek II: A Ira de Khan.

25 – Participação: Quando Kirk, Pike e Spock são teletransportados de volta por Scott, na sala quem está sentado ao seu lado é Chris Doohan, filho de James Doohan. 

26- Kirk oferece a Nero resgate de sua tripulação, quando vê a Narada semi destruída. A mesma oferta foi feita por Kirk ao comandante Romulano em “Balance of Terror” (também recusada).

27 – Nas cenas finais, o Almirante Pike aparece com uniforme semelhante ao usado por Kirk em Star Trek: O Filme e em cadeira de rodas, uma homenagem ao episódio duplo The Menagerie.

Se vc souber de mais algum easter egg pode mencionar aqui.

ATUALIZAÇÃO.

Em razão da não familiaridade de muitos colegas aqui, que são “novos” na franquia, com relação a eventos e as expressões dos personagens usados no filme e relacionados a antiga série, estou acrescentando vários deles como atualização (incluindo sugestões nos comentários), de forma que possam ampliar o conhecimento de alguns e trazer a lembrança a outros.

28 – O design das naves auxiliares da USS Kelvin são semelhantes as da Série Clássica (exceto pelo trem de pouso)

29 – Ao dizer Spock (Quinto) a sua mãe: “sentir bem não é aceitável”, é uma referência ao filme Star Trek IV: A Volta Para Casa, quando nas cenas finais Spock (Nimoy) pede a seu pai Sarek para dar um recado a sua mãe, dizendo: “Diga a ela, que me sinto bem”.

30 – O apelido de McCoy “Bones” (que foi traduzido por “Magro”) é explicado na cena em que ele conhece Kirk no shuttle. A razão foi o seu divórcio que o deixou sem nada, no ossso.

31 – A cena do teste do Kobayashi Maru, onde Kirk come a maçã, refere-se àquela em que Kirk faz o mesmo quando relata que reprogramou o teste, no filme Star Trek II: A Ira de Khan.

32 – Na mesma cena do Kobayashi Maru vemos naves Klingons (classe K’tinga) semelhantes as do primeiro filme da franquia.

33 – O almirante Archer mencionado por Scott é o mesmo personagem Jonathan Archer da série Enterprise.

34 – Sulu menciona sua habilidade em esgrima antes do salto orbital. No episódio The Naked Time da série original, Sulu (Takei) aparece com um florete de esgrima.

35 – Ao se despedir de Spock na sala do teletransporte, Uhura menciona o seu primeiro nome, Nyota. Esse nome só havia sido mencinado em comick Books, nunca foi citado na série ou em filmes.

36 – A cena em que Spock (Nimoy) fornece para Scott a fórmula do transporte em dobra é uma homenagem a cena em que Scott (Dooham) dá a fórmula do alumínio transparente ao dono da Plexicorp no filme Star Trek IV: A Volta Para Casa.

37 – Quando McCoy (Urban) pergunta a Chekov (Yeltin) sua idade e ele responde: “17, senhor!” lembra o episódio Who Mourns for Adonais quando Chekov (Koenig) faz sua estreia na série original e responde a Kirk: “22, senhor!”.

38 – Expressões usadas por McCoy (Urban).

“Você perdeu o seu senso Vulcano?”, “Seu duende de sangue verde!” (para Spock)

“Diabo, homem! Eu sou médico, não físico”.

39 – Expressões usadas por Spock (Quinto)

“Vida Longa e Próspera”

“Fascinante” (ao pilotar a Jellyfish)

“Jim” (na Jellyfish para Kirk)

40 – Expressão usada por Spock (Nimoy)

“Eu sempre fui e sempre serei seu amigo” (ao morrer em Star Trek II: A Ira de Khan

41 – Na cena em que os Spocks se encontram aparece um shuttle com o número 1291. É uma homenagem a última participação de Leonard Nimoy na franquia, em desembro de 1991 no filme Star Trek VI: A Terra Desconhecida.

42 – Quando McCoy leva Kirk para a enfermaria da Enterprise ele diz: “Um pouco de sofrimento é bom para a alma”. No episódio da série original The Corbomite Maneuver, Kirk pergunta ao doutro no turbo elevador: “Não foi você quem disse que um pouco de sofrimento é bom para a alma?” e ele responde: “Eu nunca disse isso”.

43 – Na cena em que as crianças Vulcanas insultam Spock e a fala de Sarek: “A lógica oferece uma serenidade raramente experimentada pelo homem” aparecem também no episódio Yesteryear da Série Animada.

44 – Quando Spock (Quinto) decola com a Jellyfish várias naves de design Vulcano semelhantes a do filme First Contact e do episódio In a Mirror, Darkly de Enterprise são vistas nas plataformas da Narada.