Nimoy fala sobre o futuro de Jornada e de Spock

nimoyO ator Leonard Nimoy (Spock) foi ouvido pelo StarLand.com, numa entrevista muito legal, onde falou do passado, presente e futuro de Jornada nas Estrelas. Nimoy disse também que vê um futuro promissor para o jovem Spock, interpretado por Zachary Quinto, e se estaria disposto a participar da continuação de Star Trek

Quando ouviu pela primeira vez que haveria um novo filme e que queriam que você interpretasse Spock novamente, houve uma parte de você que disse lá no fundo: “Não, eu terminei com o personagem”?

Nimoy: “Certamente houve hesitação, porque eu estava muito confortável, depois de tantos anos de distância, com a idéia de que não iria fazer Spock novamente. Eu apenas não pensava em mim, em termos de fazer esse papel novamente. Mas eu achei que seria, pelo menos, uma cortesia, ir e ouvir o que eles tinham para dizer. Tive uma excelente reunião com J.J. Abrams, Bob Orci e Alex Kurtzman. O meu sentimento deles foi muito diferente da experiência que eu tive nos últimos 12 ou 15 anos em relação a Jornada. Me senti, francamente, como uma espécie de uma pessoa de fora que não fazia uma visita há muitos anos. Minha conversa com J.J. e os outros realmente me deu a sensação de que eles estavam olhando para Jornada da maneira que eu olhei para ela a partir dos anos anteriores da série original e de alguns dos melhores filmes que fizemos. Eles foram muito de encontro com os meus sentimentos sobre o que fazer com que isso funcionasse e particularmente sobre o que tinha me animado em ser Spock. Então pensei, “Isto soa diferente da experiência que eu tive com Jornada por algum tempo”. Soava muito diferente. Eu achei que poderia ser merecedor de uma análise. Eles não tinham um script naquele momento, estavam apenas considerando escrever algo, mas deixaram bem claro que pretendiam escrever um script que seria importante envolver o personagem Spock. Então eles precisavam que eu, pelo menos, considerasse, porque se eu tivesse dito “não” eles teriam de encontrar uma nova direção. Eu não disse “não”, eu disse: “Acho que vocês estão interessados nas coisas que eu estou interessado. Irei aguardar a leitura do script”. E foi dessa forma que ficamos”.

Você tem um sentimento de realização com o personagem Spock depois deste filme, ou é o início de uma nova era para você e Spock?

spock nimoy star trek 1Nimoy: “Ambos. Eu não sei sobre mim e Spock. Este filme certamente é o começo de uma nova era para Spock. É impossível prever sobre mim e Spock. Não tenho ideia de onde querem ir, e eu me sinto muito confortável de qualquer forma. Me sinto muito gratificado por ter sido capaz de ter algum tipo de encerramento. Se este é o encerramento, então estou muito confortável com isso. Eu não estava feliz com o encerramento que foi imposto ao personagem Spock alguns anos atrás, quando Spock foi simplesmente abandonado e Kirk foi morto em uma só tacada. Eu senti que ambos foram grandes perdas para Jornada. Não havia nenhuma razão para matar Kirk, e houve uma negligência com o personagem Spock. Parecia intencional. Parecia como se alguém estivesse dizendo: “Bem, temos de pôr fim a isso e começar com toda uma nova era aqui”. Tendo tido este filme e esta experiência como Spock e vendo Zachary Quinto no papel agora, sinto que o personagem tem um potencial maravilhoso, vida nova e, sem dúvida, o sucesso do filme é apenas fantástico. É maravilhoso ver isso acontecer, ver Jornada ter uma chance de uma reinvenção e uma reaproximação. Foi certamente a necessidade de uma reaproximação”.

Você pode descrever, a partir de sua perspectiva, como Spock mudou ao longo dos anos, desde o primeiro piloto a este último filme? 

Nimoy: De muitas formas, sinto-me mais perto de Spock pessoalmente do que nunca tive. O Spock que intepretei neste filme está mais perto de mim, em minha condição pessoal de vida, do que já esteve antes. Foi uma “performance” durante os anos da série e os anos do filme, porque eu era muito mais humano e emocional, em termos mais amplos, do que o Spock que estava interpretando. Agora, isso não significa que Spock não tivesse emoções; como nós todos sabemos, Spock tinha a sua própria vida interior. Mas o que eu estava interpretando (na série) era muito lógico, muito frio, racional. Neste filme, o meu Spock conciliou com ele de uma maneira muito confortável. Então eu me vejo como Spock agora, considerando que Zachary fez um excelente trabalho nos trazendo um personagem Spock antes do Spock que eu interpretava na série original. E, finalmente, no final do filme, vemos que ele chega ao Spock que desempenhou durante a série original”.

Não era um risco este relançamento do original num filme com um elenco totalmente novo? As chances do público não aceitar novos atores nesses papéis clássicos foi bastante real. O que inspirou você a avançar com este projeto, apesar desse risco? 

Nimoy: “Bem, eu realmente não estava tendo o risco, J.J. sim. Tudo se resume à questão de saber se o filme funcionaria e se você o faria com sucesso. Acho que ele fez isso extraordinariamente bem. Se ele não tivesse feito isso bem, poderia ter sido uma catástrofe. Mas isso é verdade, que em qualquer forma artística ou qualquer risco, você tem. Se você não correr riscos, você ficará sendo desinteressante. Quando eu primeiro coloquei as orelhas pontudas, há muitos anos, foi um risco”. 

Eu imagino a primeira vez em que foi posta a maquiagem de Spock, por volta à década de 60, e você olhou no espelho, você se perguntou se isto iria funcionar?

Nimoy: “Fiquei espantado. Eu pensei, “Isso é perigoso! Isto poderia ser uma piada!”. Eu levei a minha carreira atuando muito a sério. Eu estava indo bem, eu estava fazendo uma vida como um ator e fazendo alguns papéis bastante decentes e este personagem Spock era um risco. Então, ele se torna uma questão de saber se vai funcionar ou não. Se funcionar, então você é um herói. Se isso não funcionar, você é um desastre”.

Eu me lembro muito claramente, várias vezes em toda a história de Jornada, que houve rumores sobre estarem trazendo de volta a franquia à tela grande ou à televisão e a reformulação dos papéis originais. Eu ainda lembro uma vez, acredito que foi antes de Star Trek – The Motion Picture, quando houve rumores de que Robert Redford estava sendo considerado para fazer o Capitão Kirk e Sr. Spock como Clint Eastwood e os fãs ficaram indignados.

Nimoy: “Eu posso entender a indignação perante este tipo de vazamento, mas estamos em um tempo diferente e em um lugar diferente agora. Acho que os fãs, em geral, entenderam que precisávamos de algum tipo de coisa fresca, nova abordagem para Jornada, uma nova visão. Isso é o que aconteceu com este filme. É uma visão fresca e muito bem sucedida”.

planeta vulcanoVocê teve, inicialmente, alguma reserva sobre esta ideia do tempo alternativo e a destruição do planeta Vulcano?

Nimoy: “Não, eu achei que foi uma emocionante e inventiva forma de lidar com alguns problemas muito sérios que tinham a ver com a proteção do cânon. Foi uma maneira de dizer, “Olha, temos de nos libertar dessas algemas, caso contrário, estaremos parados, a cada passo de eventos de cada elemento de personagem, etc”. Tudo o que fizer ou disser, as pessoas vão comentar: “Bem, isso não se enquadra no cânon!”. Então, eles tinham que encontrar uma forma de dar si mesmos um novo começo e eu penso que o fizeram brilhantemente”.

Eu absolutamente amei esse filme, mas tenho de admitir que houve algo amargo sobre isso para mim, como um fã da série original, em que eu percebi que o elenco, que eu cresci amando, estava verdadeiramente indo embora agora e este novo e mais jovem elenco estava recebendo a tocha deles. Você tem algum sentimento sobre isso? 

Nimoy: Sim, claro que sim. Mas se nós não pudermos aceitar o futuro, estaremos em apuros. Ben Cross está interpretando o pai de Spock. Mark Lenard morreu. Winona Ryder está fazendo a mãe de Spock, Jane Wyatt faleceu. Simon Pegg está no papel de Scotty e James Doohan se foi. DeForest Kelley morreu. Majel Barrett morreu. Temos de ser realistas a este respeito. Eu sou um cara nostálgico, adoro pensar no passado. Penso nisso com freqüência. Eu penso sobre os grandes momentos que tivemos e as dificuldades e os momentos emocionantes. Mas penso que é saudável para viver o “aqui-e-agora” e lidar com a realidade do presente. Estou vendo esse filme, não como uma coisa negativa, mas como uma coisa positiva. A estes personagens amados está sendo dada uma vida nova. Estou muito orgulhoso pelo fato destes personagens serem dignos de lidar com o novo. Criamos esses maravilhosos personagens e vale a pena fazer um novo investimento neles, observá-los e agora vê-los sob uma nova luz. Penso que é muito emocionante”.

Não lhe parece que este filme foi quase uma necessidade para manter a chama da franquia queimando brilhante, quando parecia que tinha perdido algum brilho nos últimos anos?

Nimoy: “Eu penso que foi absolutamente necessário para manter a franquia vibrante e em frente. Foi a mesma forma que usaram em Star Trek II: A Ira de Khan, colocando Jornada de volta no mapa, em 1982. Este filme está fazendo a mesma coisa, muitos anos mais tarde”. 

Foi a última linha que você disse no filme, “propulsores a plena força”, uma simbólica passagem da tocha?

Nimoy: “Essa linha não estava no script. Quando fizemos a cena, eu disse ao J.J.: “Se você me der mais uma tomada, eu tenho um pensamento que gostaria de introduzir aqui e veja se você gosta dele”. Nós filmamos novamente e eu disse: “propulsores a plena força”. Era uma espécie de bênção e uma passagem da tocha. Foi uma ideia imediata e não estava no script. Então J.J. me ligou mais tarde e disse que ficou espantado com a forma como ela se enquadrou na próxima cena da ponte, porque eles começavam a falar sobre os propulsores. Então, houve uma ligação quase como se tivesse sido concebida dessa forma. Eu não estava pensando sobre a cena da ponte, eu estava simplesmente pensando em dizer a estes jovens rapazes, “vão em frente. Peguem a tocha e sigam!”.

Descreva como foi para você ver Zachary Quinto interpretar Spock pela primeira vez?

spock quintoNimoy: “Adorei! Acho que ele é fantástico. Eu admiro a forma como ele aborda seu trabalho. Ele é muito bem treinado, muito sério da melhor maneira. Ele é inteligente. Mandaram-me algumas imagens de quando ele estava sendo considerado para o papel e me pediram para dar uma olhada. Chamei-os imediatamente e disse: “Não só porque ele se parece bastante comigo, basta olhar para fazê-lo funcionar, mas também porque tem uma vida interior. Há uma mente pensante, você pode vê-la funcionando. Penso que é vital para o personagem e eu acho que ele vai ser maravilhoso”. Acho que ele tem feito algumas coisas ótimas com o personagem Spock”. 

Foi estranho ver outro ator a sua frente interpretar Spock? 

Nimoy: “Nos reunimos várias vezes antes das filmagens, porisso não foi a primeira vez que tinhamos estado na companhia um do outro. Foi a primeira vez para os personagens, mas não para os atores. Tínhamos passado horas juntos em vários momentos, durante as refeições e na minha casa, olhando para as filmagens de Jornada, em conjunto, e discutindo a filosofia e o make-up do personagem Spock. Quando ele chegou a tempo para fazer o papel, me senti muito confortável em trabalhar com ele. Eu apenas acho que ele é um ótimo ator. Ele fez me sentir orgulhoso e eu disse-lhe isso”.

Qual foi o aconselhamento mais importante que você deu para Zachary Quinto?

Nimoy: “Eu não posso dizer honestamente o que eu aconselhei para ele. Não foi realmente o processo de um orientador. Eu não disse: “Pense sobre isso” ou “faça isso” ou “não faça aquilo”. Não era esse tipo de conversa. Era sobre a filosofia da natureza, da origem do personagem e como ele evoluiu, quais os problemas de make-up e como isso evoluiu. Eu só estava dando a ele um pouco da história, desse modo ele teve algumas raízes de minha experiência para tirar. Não houve orientação ou aconselhamento. Ele é muito bem treinado e um cara inteligente. Ele sabia o que estava fazendo”.

Se você pudesse voltar no tempo, como Spock fez, que aviso daria a um Leonard Nimoy de 78 anos para um Leonard Nimoy de 30, quando ele estava iniciando no papel de Spock pela primeira vez?

Nimoy: “(Risos) Eu diria, “Esteja ciente de que as coisas mudam!”

Jornada estava começando a perder parte de sua popularidade nos últimos anos. Foi este filme, bem como a forma como foi feito, absolutamente essencial para a saúde futura da franquia e a sua capacidade para continuar como um entretenimento? 

Nimoy: “Sim, creio que é verdade. É muito claro agora que o filme é um enorme sucesso e há toda uma nova geração de fãs que vem a bordo. Acho que vamos encontrar um interessante aumento nas vendas da série original, porque um grande número de novos fãs que está vendo este filme vai dizer: “Pôxa, eu gostaria de voltar e ver como isto tudo começou”. Portanto, a série original, que está agora em Blue-ray, irá receber um público mais vasto. Eu comprei os discos alguns dias atrás e não tive a oportunidade de olhar, mas sei que eles são lindos. Creio que haverá um enorme interesse na série original novamente e penso que é maravilhoso”.

Você acredita que houve uma influência do Star Wars neste filme? 

Nimoy: “Eu tenho certeza que sim. Creio que não apenas Star Wars, mas também uma espécie de sensibilidade contemporânea, para o que a audiência olha em um filme, nestes dias. O que este filme consegue fazer é levar Jornada dentro de um olhar contemporâneo e com sensação, na medida em que um filme de aventura é concebido, mas também, excepcionalmente, tem um grande coração no centro do mesmo. Um monte de filmes com gigantescos efeitos, que estamos vendo nestes dias, não tem coração. Você vai embora sentindo um vazio. Você já viu uma enorme quantidade de deslumbramento e adrenalina, mas você perde o coração. Star Trek é um filme emocional. É espantoso como J.J. foi capaz de construir tanta emoção em escala gigantesca dentro deste filme de ação”.

Qual você acha que será o futuro do Spock velho após este filme? 

Nimoy: “Minha sensação é de que ele tem algum trabalho a fazer. Ele falou sobre a criação de uma nova colônia Vulcana e eu acho que ele vai ficar muito envolvido nisso. Se nós nunca mais viermos a vê-lo novamente é o que eu ia imaginar que ele estaria fazendo. Ele está ocupado na reconstrução da história Vulcana”.

obama vulcan saluteTem havido muita conversa sobre o presidente Obama ser um admirador de Jornada e ser comparado com o personagem Spock. Ele ainda disse que viu o novo filme e gostou muito e em entrevista recente a Newsweek, ele mencionou a sua ligação com Spock. Alguma vez você já encontrou-se com o Presidente e discutiram sobre Jornada com ele?

Nimoy: “Eu o conheci duas vezes. Nós realmente não falamos sobre Jornada, mas na primeira vez que eu o conheci, ele me fez a primeira saudação Vulcana, quando me viu. Minha esposa e eu estávamos em um almoço para ele, há muito tempo. Ele estava no seu início da campanha para a Presidência. Ele passou por um grupo de pessoas, era uma pequena multidão, talvez de 60 ou 80 pessoas e ele me viu e levantou a mão no gesto Vulcano e disse: “Disseram-me que estava aqui”. Dei a saudação Vulcana em resposta ele e esse foi o começo do nosso relacionamento. Eu acredito que ele cresceu assistindo Jornada”.

Você acredita que este novo elenco de Star Trek terá a franquia seguindo-o através de suas carreiras como foi para você e seus colegas das séries? 

Nimoy: “Eu acho que vai ser interessante assistir. Eu não posso prever isso. Acho que todas essas pessoas, obviamente, tem futuro como atores. Estão todos muito bem. Zachary ainda tem trabalho a fazer em Heroes. Chris Pine, obviamente, vai ser um galã. Zoe Saldana, acho que já está trabalhando em um outro filme (Avatar). Eles terão impulso nas carreira a partir deste filme, porque eles são bons. São profissionais, pessoas talentosas e merecem”.  

Você acha que Gene Roddenberry ficaria feliz com o estado da franquia, nesses dias?

Nimoy: “Ah, estou certo de que ele iria gostar do que está acontecendo hoje. Eu acredito que ele iria se divertir muito. Foi muito ruim ele e Majel terem morrido, sem ver este espantoso relançamento da sua idéia original”.

 Tal como está agora, o que você prevê para o futuro de Jornada? 

Nimoy: “Está muito claro que a Paramount está interessada em fazer outro filme Star Trek. Acredito que, pelo menos um mês atrás, eles já tinham autorizado um script para ser produzido e que implica num investimento financeiro e numa expectativa de que haverá pelo menos um script para se ver. O meu entendimento é que será escrito pelo mesmos caras, Orci e Kurtzman. Eles estão, provavelmente, no trabalho sobre o desenvolvimento de uma história agora. Eu acho que existe muito forte interesse no próximo filme provenientes da audiência e do estúdio. Para além de outro filme, quem sabe? O futuro está aberto”.

Eu imagino que você está muito bem, com o espírito aberto para aparecer como Spock novamente se lhe pedirem?

 Nimoy: “Não tenho ilusões quanto a precisarem ou não de mim. Eles decidiram que queriam fazer este filme usando Spock como uma espécie de âncora para a história, que eu penso que funcionou muito, muito bem. Eles não tem que fazer isso novamente. Se decidirem que tem um papel para mim eu ficaria muito interessado em conversar com eles sobre isso. Mas eu tenho todos os motivos para acreditar que eles estabeleceram todo um novo conjunto de personagens e podem velejar muito bem sem mim. De qualquer maneira é bom para mim. Estou muito satisfeito que isto tenha acontecido”.

Fonte: Trek Movie