Estudo culpa Jornada por falta de cientista mulher

Um novo estudo publicado pelo Journal of Personality and Social Psychology sugere que Jornada pode ser parcialmente responsável por alargar o fosso entre homens e mulheres nas carreiras de ciência da computação. Suas descobertas implicam que os estereótipos dos nerds associados a franquia e a ciência da computação podem dissuadir as mulheres a ingressarem nesse campo. Leia sobre o assunto e opine.

Pelas estatísticas do National Science Foundation, os homens (americanos) dominam o campo da ciência da computação, e a pesquisadora Sapna Cheryan da Universidade de Washington, principal autora deste estudo, queria descobrir se o estereótipo dos nerds era o culpado. No estudo, grupos de estudantes foram colocados em dois tipos diferentes de salas, configuradas como salas de aula de ciência da computação: O primeiro tipo foi de forma neutra, decorada com canecas de café, plantas e cartazes de arte, o segundo foi mais scifi, com cartazes de Star Trek, vídeo, jogos e histórias em quadrinhos. Todos os alunos responderam a um questionário perguntando se eles gostariam de ir para o campo da informática. Os resultados mostraram que as mulheres eram menos propensas a escolher uma carreira de ciência da computação se tivessem estado na sala de Star Trek, enquanto que os homens não mostraram nenhuma mudança.

“O que esta pesquisa mostra é que a imagem da ciência da computação – esta imagem, geeky masculina – pode fazer com que as mulheres sintam que não pertencem a esse mundo”, diz a autora Sapna Cheryan.

“Eu acho que essa é uma importante contribuição para a literatura”, diz Rodolfo Mendoza-Denton, da Universidade da Califórnia, Berkeley. Ele diz que levanta questões sobre o quanto as pessoas têm o controle consciente sobre as suas escolhas.

Pesquisas anteriores mostraram que uma pessoa pode ter um bom sentido do que outra pessoa é a partir do momento em que passar alguns minutos prestando atenção no seu companheiro de quarto. Questionou Cheryan se o mesmo não aconteceu nas salas de aula.

“Você pode obter uma mensagem sobre se pretende aderir a um determinado grupo, apenas por ver o ambiente físico em que o grupo está associado”, disse Cheryan. “Você entra, vê estes objetos e pensa: ‘Este não sou eu”.

“É um efeito consistente”, diz Cheryan. “O ambiente pode comunicar um sentido de pertencer, mas também comunica um sentimento de exclusão, ou a sensação de que este não é um lugar onde eu iria caber”.

“Há essa idéia de que as pessoas desenvolvem seu interesse especial ou sua carreira escolhida através de algum tipo de paixão interna que temos”, disse Mendoza-Denton, que observa que o meio pode influenciar seu interesse primário. “Esses estudos mostram que, de fato, os espaços em que você anda podem ter esse tipo de efeito. Essas são coisas muito sutis que podemos perder”.

Mendoza-Denton acrescenta que os resultados podem ser objeto de utilização em outras áreas em que as minorias estão representadas e adverte: “As pessoas têm que começar a levar a sério”.

Fonte: TrekMovie e SciFi Wire