Star Trek recebe mais uma indicação ao Oscar

O filme Star Trek continua a figurar nas listas de indicações aos melhores de 2009. A Academy of Motion Picture Arts and Sciences, que faz a premiação do Oscar, incluiu a produção de J. J. Abrams na relação para concorrer a mais uma categoria, a de Melhor Maquilagem. Anteriormente havia sido escolhido entre os sete que disputarão o prêmio de Melhor Efeito Especial. Também temos a indicação de melhor roteiro adaptado pelo Writer’s Guild of America e melhor edição pelo American Cinema Editors. Veja detalhes.

A Associação de Editores de Cinema Amaricano  American Cinema Editors – ACE) escolheu as editoras Maryann Brandon e Mary Jo Markey para concorrerem ao trabalho de Melhor Longa-Metragem Editado, no gênero Dramático. Os demais concorrentes são:

  • Avatar – Stephen Rivkin, John Refua, James Cameron;
  • Distrito 9 – Julian Clarke;
  • Hurt Locker– Bob Murawski, Chris Innis;
  • Amor Sem Escalas – Dana Glauberman.

Esta é a primeira indicação de Brandon para um filme, mas ela já havia sido indicada ao Emmy em Alias. Markey já foi indicada ao ACE pelo seu trabalho num filme para TV,  Life Support, e também foi indicada para três prêmios Emmy. O número será reduzido a três, após os membros da comissão realizarem a votação no dia 23 de janeiro. Os filmes serão anunciados, juntamente com os indicados em todas as outras categorias no dia 2 de fevereiro.

Já o  Sindicato dos Roteiristas dos EUA, Writer’s Guild of America, indicou os escritortes Roberto Orci e Alex Kurtzman, entre outros, para concorrer ao prêmio de melhor roteiro adaptado do filme Star Trek. A Associação divide sua premiação em duas categorias de script: original e adaptado. No caso, Star Trek ficou na categoria de adaptado por ser basado numa série de TV. Aqui está a lista completa dos demais candidatos:

  • Crazy Heart – Scott Cooper; baseado no romance de Thomas Cobb;
  • Julie & Julia – Nora Ephron, baseado nos livros da Sony Pictures: Julie & Julia de Julie Powell e Minha Vida na França de Julia Child;
  •  Precious – Geoffrey Fletcher, baseado no romance de Push Sapphire;
  • Amor Sem Escalas – Jason Reitman e Sheldon Turner, baseado no romance de Walter Kirn.

Esta é a segunda vez que a dupla Orci e Kurtzman são nomeados pelo WGA. No ano passado, eles concorreram (junto com J.J. Abrams) na categoria TV –  forma original pelo piloto de Fringe, mas perdeu para o filme Recount da HBO.

Segundo a CBS News, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas lançou esta semana uma lista dos sete filmes que continuam em competição na categoria de Melhor Maquilagem para o Academy Awards ( O Oscar) em 7 de março. Eles são: Distrito 9, Il Divo, O Mundo Imaginário de dr. Parnassus, Uma Noite no Museu 2, The Road (A Estrada), Star Trek e The Young Victoria. O filme de J. J. Abrams agora está concorrendo a duas categorias: a de Melhor Efeito Visual e de Melhor Maquilagem. O número será reduzido a três, após os membros da Academia realizarem uma votação em 23 de janeiro, e os filmes serão anunciados – juntamente com os indicados em todas as outras categorias – em 2 de fevereiro.

Fonte: Trek Movie e TrekWeb