Kate Mulgrew relembra série Voyager

Na comemoração do 15º aniversário de Voyager, a quarta série de Jornada, o site TrekMovie conversou com Kate Mulgrew, conhecida por fazer a capitã Janeway. A atriz falou sobre o início de seu trabalho na franquia e sua luta para se firmar no elenco principal. Ela também expressou o desejo de voltar a fazer o mesmo papel.

Star Trek: Voyager foi a quarta série televisiva da franquia de Jornada nas Estrelas. Ela foi criada por Rick Berman, Michael Piller e Jeri Taylor, e foi exibida pela emissora UPN em 16 de janeiro de 1995 por sete temporadas. A série tem como foco a nave Voyager, que em sua primeira missão desaparece na região das Bandlands, tendo de atravessar 70.000 anos-luz de distância para retornar a Terra.

Você está consciente de que é o 15 º aniversário da exibição de Caretaker (primeiro episódio de Voyager)?

“Eu não posso acreditar nisso. Na verdade, eu não teria tido conhecimento, até que você entrar em contato conosco. Isso é absolutamente inconcebível. Parece, no máximo, cinco anos atrás. Não é fantástico?”

Então, olhando para trás, agora que você tem a perspectiva do tempo, o que você acha do legado de Voyager, dentro de Jornada?

“Provavelmente, fui a primeira mulher capitão. Essa foi uma ousada e acho muito sábia decisão, pelos poderosos da Paramount e da UPN. Será lembrada dessa forma. Ela será lembrada como uma nave destemida, um grupo interessante, uma criação muito inovadora do Doutor, que significa a tecnologia abraçando a humanidade e vice-versa. A solidão e o isolamento de Janeway. A distinção entre os dois. Seu amor por sua equipe e da natureza transcendente deste amor, que eu não estou certo de que já tinha sido visto antes”.

Você falou sobre o primeiro capitão mulher e a importância disso. Você acha que olhando para os seus fãs e os fãs da série versus outras séries, que a Voyager foi mais bem sucedida em trazer mulheres e meninas como os fãs?

“Eu não penso que haja qualquer dúvida sobre isso. Eu sei disso! E isso é como deveria ser. Somos uma sociedade e uma cultura que vive pelo exemplo e persevera pelo exemplo, e assim se virmos uma mulher no lugar do capitão, elas são desenhadas para seguir essa jornada. Eu sei que arregimentei um número crescente de jovens cientistas, garotas de todos os setores da ciência, que foram atraídas pela Janeway e sua jornada. Que é talvez o aspecto mais gratificante desta década em minha vida, que eu sei que eu influenciei e impressionei a vida de muitas jovens. E endossei muitas mulheres de meia idade que eu acho que provavelmente não de outra forma sentida, não como persona non grata, mas a sociedade não as leva a sério como os seus colegas masculinos. Por isso, é apenas outra subida no degrau da escada”.

Falando de quinze anos atrás, e das filmagens de Caretaker, o que foi intimidante para você? Não foi só substituir os três capitães do sexo masculino, mas também literalmente entrando no lugar de outra atriz? [Geneviève Bujold, que foi substituída por Mulgrew depois de 2 dias no trabalho]

“Eu diria que não fico facilmente intimidada, muito menos quando se trata de minha carreira. Isso eu considerei desde o início como uma oportunidade. Não houve tempo para a intimidação. Se houve alguma coisa, eu superei as expectativas e fiz do meu jeito . Quando saiu, eu sobrevivi! [risos]”

Você assistiu algumas das filamgens com Bujold antes que você começasse?

“Não. Eu não tive interesse. Por que eu iria fazer isso? Isso seria como me travasse. Isso aconteceu muito rápido. Foi um nocaute. Eu ganhei. Fui trabalhar quatro dias depois”.

Então você teve que fazer isso novamente quando mudaram o seu cabelo.

“Eles não paravam de mudar meu cabelo até que eu dissesse a eles que eu iria embora, se não deixassem as mãos longe de mim”.

Por quantos estilos eles passaram?

“Eu não sei, mas foi terrível, e foi apenas mais um exemplo de contratação de uma fêmea. Eu não quero ser cruel, mas certamente não fizeram isso com Patrick Stewart, fizeram? [risos] … Os homens não sabem lidar com isso. Você não tem idéia de quanto irritante é quando você tem dez pessoas cochichando ao seu redor como abelhas, como mosquitos, e é tudo sobre como você se parece, mas você tem que dar um monólogo de cinco página no vórtice ou nebulosa ou onde quer que seja, e seu íntimo, seu cabelo, seu isso, seu aquilo. E é aí onde fica desigual, muito desigual”.

Me lembro da Chase Masterson de Deep Spsace 9 me dizendo que as atrizes teriam que gastar tanto tempo fazendo maquiagem beleza quanto os que fazem alienígenas com todas as próteses. Achei isso surpreendente.

“Não é de se surpreender, é inaceitável. Somos contratadas pelo nosso visual. Se eu tivesse aparência engraçada, não teria sido contratada para ser a capitã Janeway. Eles precisam e querem um bom visual feminino inicial, mas depois eles vêem o que você pode fazer, é um absurdo!” 

Você também trabalhou com os escritores, você teve idéias?

“Claro que eu tive, e eu sentia muito fortemente as idéias. Eu era parte da história de Leonardo daVinci (episódio Darkling). Eu queria tanto explorar o seu lado criativo. Eu pensei que seria muito interessante ver mais de sete anos, como Janeway cresceu de forma criativa, imaginativa. E como ela usou o holodeck. Então isso era eu. Acho que os grandes temas e questões, como o suicídio, foram meus. A solidão, no que se refere a um capitão do sexo feminino, era minha (idéia). Uma história completa para contar. Eles tocaram isso de forma cautelosa e não perfeitamente acabada. Eu posso entender isso, o capitão se destina a conduzir…”.

Durante a série, houve uma série de debates na sala de escritores sobre como abordá-la. Se deveria ser mais serializada, de caráter mais focalizado, ou mais sci-fi etc. Você estava ciente destes debates filosóficos na época? Será que a opinião do elenco nunca pesou sobre o que eles queriam?

“Sim, mas nós estávamos apenas tangencialmente envolvidos. Não se esqueça que estávamos muito separados. Nossos estúdios ficavam muito distantes das salas dos roteiristas. Para ver (Rick) Berman ou (Brannon) Braga, eu teria de ter um carrinho, ir até lá e ter a oportunidade, o que nunca tive. Com apenas meia-hora para o almoço, estas coisas são muito difíceis, e eu estava filmando até dezoito horas por dia. Então você está falando sobre o tempo e a separação entre Igreja e Estado. [risos] Quer dizer, Berman, quem eu só tive um almoço na semana passada, foi sempre muito sensível, como foi o Brannon. Eu sempre pensei no Brannon como sendo excepcionalmente talentoso. E eles me ouviam. Eles ouviam com grande atenção, quando os números da audiência cresceiam. Eles queriam ver se eu poderia carregar o público masculino e uma vez que foi estabelecido, eles ficaram mais respeitosos”.

A série terminou com Endgame. Você ficou feliz com a forma como terminou? Você sentiu  que o final fechou todas as pontas soltas ou houve algumas que você queria fazer?

“Eu estava muito envolvida com Endgame e estava completamente de acordo com essa idéia. Eu sugeri que alguém tinha de fazer isso, por isso tivemos a almirante. Tinha que ser a almirante ou a capitã. Você não pode amarrar as coisas muito bem e sucintamente com um arco agradável, quando se trata de uma franquia como Jornada. Muito aconteceu e muito está em jogo, e quem sabe quando ela voltará. Penso que fizemos o melhor que podíamos. Sei que foi um final polêmico, mas assim foi com  All Good Things ( final de A Nova Geração). Você não pode ganhar o coração quando você diz adeus, porque dizer adeus é difícil”.

Falando de almirantes, a Almirante Janeway voltou em Nemesis. Mas ao longo dos anos, houve alguma discussão a cerca de Voyager, você ou o elenco, em possível filme?

“Acho que houve algumas discussões, claro que sempre que há proveito, há conversa, mas parece que não levou a nada. No entanto, penso que é uma conversa no espaço, você sabe o que quero dizer? É uma parte do continuum. [risos] E se  for adiante, ele será realizado. Mas até esse momento, é sempre sobre o valor de mercado. É por isso que este filme atual (Star Trek) voltou, e foi um prequel. Como uma cultura, estamos conectados para encontrar jovens mais interessantes do que pessoas mais velhas. Essa é apenas a maneira como ela é. Mas pode haver um tempo para algum tipo de grande reunião, que seria bastante interessante, não é? Eu gostaria de ver Picard e Janeway e Kirk juntos, seria fabuloso”.

Que Kirk? Há dois agora.

“Estou falando do meu amigo, Bill Shatner”.

Você estaria interessada em se envolver com os filmes de J.J. Abrams também?

“Eu estaria. Odiaria pensar que eu já dei o final e definitivo adeus a Kathryn Janeway. Que foi quase uma década de minha vida. Eu criei meus filhos durante esse período. Eu perdi muito e ganhei muito. Eu me casei e divorciei. Foi enorme em todos os sentidos e formou o resto da minha vida. Você, então, não quer dizer adeus a esse personagem. Você quer manter esse personagem o maior tempo possível, através de tudo. [risos]”

Fora do mundo de Jornada, o que nos pode dizer o que está acontecendo com Kate Mulgrew em 2010?

“Bem, eu estou fazendo essa série chamada Mercy para a NBC. Eu interpreto a mãe do protagonista. Isso é interessante. Eu fiz um filme no verão chamado The Best and the Brightest, que será lançado este ano. E eu estou procurando um grande papel. Equus eu fiz no ano passado, mas agora eu estou procurando um realmente grande. E eu confio que virá. Minha vida foi muito completa e muito rica, nos últimos nove meses. Posso dizer-lhe que, sem entrar em detalhes, para tornar mais misterioso. A vida é boa”.