Roteiristas falam um pouco sobre próximo filme

Durante um painel na cerimônia da Writer’s Guild of America, os roteiristas Roberto Orci e Alex Kurtzman fizeram alguns comentários a respeito do próximo filme. Aqui apresentamos um resumo do que foi falado de mais importante, incluindo uma entrevista concedida a Orci pelo site TrekMovie.

“Nada de novo no front!”, diriam os mais ansiosos por notícias, mas a verdade é que a equipe de produção continua mantendo a linha de não revelar nada ao público, método esse usado no filme anterior. O que vem sendo apresentado pelos roteiristas e Abrams, no momento, são leves dicas de como estão direcionando a nova história. Abaixo temos mais algumas dessas informações.

Orci: Nós nunca faremos um remake …. Vai ser em algum tempo na missão de cinco anos. Mas essa é a questão. Devemos buscá-la imediatamente no dia seguinte, ou deveríamos situá-la mais tarde? Ainda estamos discutindo isso.

Os vilões são mais importantes nos segundos filmes do que nos primeiros da franquia.

Kurtzman: Eu acho que nossa idéia sobre isso é que o primeiro filme de uma série é sobre como se reuniram ou a formação. Eu realmente não poderia dizer o que estava fazendo Jeff Bridges em Homem de Ferro, mas não importa afinal, porque é tudo sobre o Homem de Ferro se tornar Homem de Ferro. Considerando que eu acho que sequências são mais sobre o vilão. Porque enquanto no primeiro o vilão serve para fazer a tripulação se reunir, no segundo eu acho que tem que ser um verdadeiro desafio daquilo que a família é capaz. É por isso que A Ira de Khan foi tão surpreendente. Khan testou cada um deles e finalmente pediu o sacrifício, em última análise, e é por isso que o filme foi tão bem.

A pressão é maior para produzir um segundo filme melhor do que o primeiro.

Orci: “Francamente, eu me sinto mais sobre pressão, porque estávamos tão confiantes em surgir com a idéia de como fazer ponte no cânon, e ainda libertar-nos do cânon. Agora não temos desculpas para nada, agora somos livres. Agora nós não temos o benefício de baixas expectativas.

Kurtzman: “É verdade, eu me sinto com muito mais pressão.

Em outra ocasião, Roberto Orci concedeu uma entrevista em vídeo para TrekMovie. Aqui um resumo do que foi dito.

• Orci sentou-se com Walter Koenig (Chekov) na TV Hall da Fama de Gene Roddenberry e “pegou informações” dele e teve “um monte de grandes histórias de Jornada”;
• A “Suprema Corte” (Abrams, Damon Lindelof, Burk, Kurtzman e Orci) “tem uma área” onde estão “conversando” sobre a sequência de Star Trek, e os pareceres “estão começando a se formar”;
• Orci espera (como no primeiro) que o processo de produzir a história leve mais tempo do que escrever o roteiro: “tudo se resume a descobrir a primeira história, a escrita será rápida”. Durante o painel de discussão Orci disse que no primeiro filme levaram quatro meses para chegar a uma história e dois meses para fazer o roteiro;
• Ainda consideram que estão em “fases iniciais do desenvolvimento da história”, mas acredita que o filme poderá entrar em pré-produção em 2010;
• Considera a sequência mais “assustadora”, porque o segundo filme tem menos restrições, observando “Agora que temos liberdade absoluta, ele vem com absoluta responsabilidade e isso é assustador.”
• Orci voltou a afirmar que irá continuar com um “mix” de idéias na nova história, usando elementos do clássico que irá “harmonizar com o cânon”, mas “ainda está aberto para algo totalmente original e não vamos fazer um remake”;
• Orci sobre interagir com os fãs do site TrekMovie: “As opiniões tornaram-se parte do meu grupo de foco interno”;
• Orci usa suas interações para avaliar as respostas e ter uma noção de onde os fãs estão, notando “Sabendo onde os fãs estão é tão importante para nós quanto agradar ao novo público”.

Quanto a notícia que circulou pela internet dando conta de que a estréia de Star Trek 2 ocorreria no Brasil com um intervalo de vinte dias, em resposta ao TrekBrasilis, a Assessoria de Imprensa da Paramount do Brasil não confirmou e nem negou tal boato com um “não temos nada confirmado oficialmente”. Então, à princípio, podemos considerar como um rumor.