Planeta de Titãs: O primeiro projeto para o cinema

Após o cancelamento da Série Clássica no fim dos anos 60, Gene Roddenberry enfrentou muitas dificuldades para trazer de volta a franquia. Star Trek: Planet of the Titans foi uma das primeiras tentativas de reviver Jornada no cinema. O projeto começou a tomar forma em 1976, mas foi abandonado um ano depois. No entanto, sua experiência serviu de base para outras versões até sua concretização em 1979. Você verá algumas imagens do livro “A Arte de Ralph McQuarrie”, que recorda as primeiras idéias de design nesse período.

Ralph McQuarrie é conhecido pelo trabalho nas sequências de Star Wars. Seus designs ajudaram a orientar a última aparição de Darth Vader (A Vingança dos Siths), além de criar muitas pinturas de planetas e satélites que apareceram no filme. McQuarrie ganhou um Oscar por seu trabalho em Cocoon. Ele também foi ilustrador em Battlestar Galactica (série original), E.T., Encontros do Terceiro Grau, Os Caçadores da Arca Perdida, Jurassic Park, entre outros.

Em Jornada, McQuarrie trabalhou efetivamente no filme Star Trek IV: A Volta Para Casa, através da ILM, fazendo desenhos conceituais sobre a cidade de São Francisco do século 23, a sede da Frota Estelar, as naves auxiliares, tanques das baleias, e conceitos de storyboard para a seqüência surreal da viagem no tempo.

 O livro “A Arte de Ralph McQuarrie” traz um resumo de toda a sua vida como designer, e seis páginas são dedicadas a arte conceitual de Planet of The Titans, com imagens das primeiras idéias lançadas no projeto.

Este projeto de filme foi desenvolvido na Inglaterra por Jerry Isenburg. Philip Kaufman (Invasores de Corpos e Os Eleitos) havia sido escolhido para a direção. O roteiro ficou por conta da equipe britânica Chris Bryant e Allan Scott.

A história situa-se após a missão de cinco anos retratada na série. Ela envolve a Federação numa competição com os Klingons para reivindicar a suposta posse de um planeta mítico dos chamados Titãs, uma raça tecnologicamente avançada, há muito tempo extinta. À medida que o planeta é puxado para um buraco negro, a USS Enterprise deve também enfrentar os Cygnans, raça alienígena responsável pelo desaparecimento dos habitantes Titãs. O capitão Kirk é forçado a levar a Enterprise para o buraco negro para derrotar os Cygnans, uma decisão que envia a nave e sua tripulação para trás no tempo milhares de anos e em órbita da Terra. Após a introdução ao fogo para os humanos primitivos, Kirk e sua tripulação são revelados aos lendários Titãs.

Na época, o designer chefe de produção contratado foi Ken Adams, e em seguida McQuarrie foi chamado para fazer alguns trabalhos de ilustração. Gene Roddenberry disse, na época, que estava animado sobre as idéias do novo projeto,”O conceito de que só um escritor de ficção científica pode gravar imagens de movimento de ficção científica é ridículo. Olhe para mim. Eu vim com Jornada, e era um escritor dramático. Eu escrevi para a TV”.

Kaufman, em particular, estava entusiasmado com a perspectiva de se envolver nesse projeto.  “George Lucas é um bom amigo meu,” disse a um repórter. “Ele me falou que antes de fazer Star Wars, fez indagações quanto à possibilidade de Jornada estar disponível para ser comprada. Eu pensei que George tinha uma coisa boa acontecendo. Quando me perguntaram se eu estaria interessado em fazer Jornada, bem … eu senti que poderia crescer em alto nível”.

“Meu agente me ligou”, continuou, “e disse: – O que você gostaria de fazer? – Eu disse que gostaria de fazer um filme de ficção científica. E ele opinou: – Bem, tenho certeza de que você não vai querer fazer Jornada –  Eu retruquei: – Espere um minuto, eles estão fazendo um filme de Jornada? – Ele me respondeu que sim, mas que iríamos fazer uma produção rápida de 2 ou 3 milhões de dólares. Eu lhe disse: – Eu acho que eles realmente sabem o que tem lá, se é que eles vão fazer. Vamos explorar isso”. Imediatamente recebi um telefonema de Jerry Eisenberg, que tinha sido colocado no comando. Nós conversamos, e eu encontrei com ele primeiro e depois com Gene Roddenberry. No processo de me envolver com o projeto, mudei-o de um pequeno projeto para uma imagem de 10 milhões de dólares”.

O elenco original tinha essencialmente assinado contrato para reprisar seus papéis da série, com exceção de Leonard Nimoy, que na época havia recusado todas as entrevistas referentes a reprisar o personagem. William Shatner, no entanto, não teve nenhum problema em discutir a situação. ‘Leonard Nimoy tem um conflito, e é algo legítimo”, disse Shatner em 1976.

 “É sobre a comercialização, e isso é algo que me irrita também”, continuou Shatner. “Nossos rostos aparecem nos produtos, em todo o país, em todo o mundo, e nós não temos realmente sido recompensados o bastante por isso. Leonard estava andando em Londres, Inglaterra, quando ele parou e olhou para um outdoor. O painel estava dividido em três seções. A primeira secção tem o rosto de Leonard com as orelhas – Spock – as orelhas estavam caídas. A segunda parte do painel tem Leonard, com as orelhas caídas, segurando uma caneca de cerveja. A terceira seção tem uma caneca de cerveja vazia, e o rosto de Leonard, com orelhas apontadas para cima. Então, Leonard e eu tivemos essa briga com quem possue as licenças de Jornada, por um longo tempo. Quer dizer, as crianças estão andando com meu rosto em suas camisas. De vez em quando eu vejo um postal com a minha cara nele. As pessoas estão nos explorando. Então, de qualquer maneira, Leonard vai voltar ao estúdio e dizer: “Há um outdoor humilhante de mim lá fora. Vocês sabem disso? ” Assim, ele vai para o seu advogado e tentar processar. Agora a Paramount quer Leonard, e Leonard quer recompensa justa. É razoável que a Paramount atenda suas demandas. Algo que aconteceu aqui. Alguém já ganhou um monte de dinheiro na série, e as pessoas que estavam nela viram muito pouco dele. Acho que Leonard está totalmente no direito”.

No entanto, Nimoy acabaria por concordar em fazer esta tentativa de ressurreição de Jornada. Quando o modelo voltou a ser alterado, ele voltou a pular fora. Conforme o tempo passava, parecia que os problemas enfrentados pelo elenco e pela equipe do projeto eram intermináveis. Apesar de tudo, Roddenberry permanecia otimista. “Estou muito satisfeito com a forma como o filme está indo”, disse Gene.

As coisas realmente começaram a mudar quando o estúdio alterou sua base de poder e David Picker assumiu. Eles colocaram Jerry Eisenberg no comando do filme, e Jerry sabe como lidar com linha de frente muito bem. Uma vez que estes homens entraram em cena, as coisas começaram a se mover muito bem.

Pegar um episódio já conhecido como base ou escrever uma nova história?

“A coisa estava tomando mais tempo do que o habitual para chegar a um bom roteiro, porque nós estávamos enfrentando alguns problemas incomuns”, disse o roteirista Allan Scott. “Isto não é apenas mais um filme – isto é Jornada. Um monte de pessoas do ramo têm me dito:  – Ei, deve ser fácil fazer o filme. Basta fazer um episódio de TV prorrogado. Você já fez muitos, precisa apenas fazê-lo novamente” – Bem, eu não queria fazê-lo desse modo. Um filme é diferente de um programa de TV em uma série de maneiras. Por um lado, a platéia fez um investimento no filme. Eles adquiriram o ingresso, assim como para o estacionamento, para a baby-sitter, talvez para um jantar. Eles não querem ver um programa de TV na telona. Eles são um público cativo, e eles querem algo especial. É como comprar um livro e descobrir que é péssimo. Caso tenha sido dado a você como um presente, você calcula: desde que tenha sido de graça, não é grande coisa se for ruim. Mas se você tiver pago por isso, você vai ficar um pouco chateado.

“Com o roteiro de Jornada, nós definimos personalidades e na verdade não poderíamos fazer qualquer coisa contrária aos padrões de comportamento já criados no passado. Estávamos descobrindo que era mais fácil trabalhar do zero em termos de uma história, porque todos os detalhes do filme já são tão bem conhecidos, que está ficando cada vez mais difícil chegar a algo novo. Eu não sei aonde vamos terminar neste ponto, mas eu tenho certeza que será um filme que tem muito valor de entretenimento – ação, aventura e um pouco de comédia. Quero um 2001: Uma Odisséia no Espaço”.

Infelizmente, ele não conseguiu, mas não foi por falta de tentativas. O roteiro de Scott-Bryant abre a cena com a Enterprise investigando um sinal de socorro enviado pela USS DaVinci. Até o momento em que chegam nesse quadrante do espaço, outra nave está desaparecida. De repente, o cérebro de Kirk é atingido por ondas eletromagnéticas, o que resulta em um comportamento errático e no sequestro de uma nave auxiliar. Ele a leva para um planeta invisível e desaparece. Três anos mais tarde, Spock lidera uma expedição de volta para a zona do espaço, e eles descobrem o que acredita ser o planeta dos Titãs, uma raça antiga, mas altamente avançada que se pensava extinta. O problema é que o planeta está sendo atraído para um buraco negro, e isso se torna uma corrida contra o tempo entre a Federação e os Klingons, que estão interessados nesse mundo particular. Quem salvar o planeta receberá os frutos de seu conhecimento.

Na superfície do planeta, Spock descobre Kirk, que está morando como um homem selvagem. No entanto, o capitão é restaurado o seu normal em pouco tempo, e juntos eles descobrem que o planeta é realmente preenchido pelo Cygnans do mal, uma raça que destruíram os Titãs. A história conclui com Kirk, em um esforço para destruir a Cygnans hostil, ordenando a entrada da Enterprise para o buraco negro.

Como Susan Sackett observou no livro Making of Star Trek: The Motion Picture, “Durante a viagem através do buraco negro, o Cygnans são destruídos e surge a Enterprise em órbita ao redor da Terra. Mas é a Terra no tempo dos Cro-Magnos, o alvorecer da humanidade. Os antigos Titãs, ao que parece, foram os homens da Enterprise”.

Jon Povill, que havia sido promovido a assistente de Gene Roddenberry, observou o projeto com interesse, embora ele não estivesse convencido de que era correto para Jornada debutar na tela do cinema. “Foi um roteiro interessante de uma certa forma”, explica Povill. “Não era de Jornada. As pessoas teriam ido para vê-lo, e o filme teriam funcionado, como fizemos com Star Trek: O Filme, mas foi bom que ele não tenha sido feito. Chris e Alan ainda achavam que era algo que não seria bem sucedido. Eles não sentiam que havia criado um script que fosse apropriado. Eles não se sentiam confiantes sobre isso. Então Phil Kaufman decidiu que queria tentar escrever o script. Seu tratamento foi, creio eu, pior do que o script. Em seguida, a coisa toda desmoronou.

Já faz mais de 3 décadas desde que o roteiro de Scott-Bryant havia sido escrito e, embora Allan Scott não se recorde dos detalhes do enredo, ele não teve problemas em lembrar de seu envolvimento com o filme proposto. “Jerry Eisenberg nos trouxe para o projeto”, disse Scott. “Ele seria o produtor, ao mesmo tempo. Nós saímos e nos reunimos com ele e Gene. Conversamos sobre o assunto, e acho que a única coisa que acordamos na época era que, se eles iriam fazer Jornada como um filme, deveríamos tentar e ir em frente como se fosse da série de televisão. Seguir outro rumo, se assim preferir, em uma outra dimensão, e para isso nós falamos muito animadamente sobre um diretor para o filme e o nome de Phil Kaufman chegou. Todos pensávamos que fosse uma idéia maravilhosa, e nos encontramos com ele. Phil é um grande entusiasta e muito bem informado sobre ficção científica, e fizemos uma enorme quantidade de leitura. Devemos ter lido trinta livros de ficção científica de vários tipos. Naquele tempo também tivemos aquele cara da NASA, que foi um dos consultores do projeto, Jesco Von Puttkamer. Ele estava em algumas das reuniões, e Gene estava em todas elas”.

“Não tinham nenhuma negociação com William Shatner, por isso, de fato, o primeiro rascunho da história que fizemos eliminou o capitão Kirk”, continuou Scott. “Passou apenas um mês ou seis semanas depois, quando fomos chamados e informados de que Kirk estaria agora a bordo e que deveria ser um dos personagens principais. Assim, todo o trabalho foi desperdiçado. Naquela época, Chris e eu ficamos sentado em uma sala, falando sobre as idéias e noções de história, e falando com eles ou com Phil ou Gene. Sem qualquer rancor da nossa parte, tornou-se claro para nós que havia uma divergência de pontos de vista entre Gene e Phil, de como o filme deveria ser feito. Acho que Gene estava certo em aderir, não tanto pelas especificidades de Jornada, mas pela ética geral do mesmo. Acho que Phil estava mais interessado em explorar uma ampla gama de histórias de ficção científica, e ainda, no entanto permanecer fiel a Jornada. Havia definitivamente uma queda de braço entre eles. Uma das razões que nos levaram a passar tanto tempo para chegar a uma história foi porque essas coisas mudaram. Se vinhamos com alguns aspectos que agradavam Gene, muitas vezes não agradavam Phil e vice-versa. Nós estávamos como que no meio de dois fogos”.

 Scott observou que, em muitos casos, houve uma situação semelhante entre Roddenberry e o diretor Robert Wise em Star Trek: O Filme. “Eu imagino”, respondeu Scott sinceramente. “que eventualmente, chegamos a um estágio em que estávamos mais ou menos, não havia uma história em que todo mundo pudesse concordar, e tínhamos um tempo muito curto para nossa data de entrega. Chris e eu decidimos que a melhor coisa que podíamos fazer era tomar todas as informações que tínhamos absorvido de todos, sentar e martelar algo. Na verdade, nós fizemos umas quinze ou vinte páginas da história em um período de tempo de três dias. Eu acho que as alterações foram feitas à luz do Gene e recomendações de Phil, mas já estávamos em uma fase em que a coisa estava desesperada, se quiséssemos fazer o filme de acordo com o cronograma que nos foi dado. Fizemos várias alterações, fomos para o estúdio com o roteiro, e eles o recusaram”.

“Nós nunca soubemos as razões de ter sido recusado. Acho que entre outras coisas a política interveio, e eu acho que a gestão da Paramount também mudou. Tenho quase certeza de que, naquela época, Michael Eisner entrou e David Picker saiu, e eu acho que pode ter sido tão importante quanto qualquer outra coisa que tenha acontecido. Nosso relacionamento de trabalho com Gene foi muito bom e uma similaridade amigável com Phil. A única coisa que posso lembrar sobre a história em si é o fim, e eu realmente não me lembro de mais nada, mas o final. Ela envolveu o homem primitivo na Terra, e acho que Spock ou a tripulação da Enterprise, inadvertidamente, introduziu ao homem primitivo o conceito de fogo. Quando eles aceleraram o caminho, percebemos que eles estavam, portanto, dando luz à civilização, como a conhecemos. Essa foi a única coisa que posso lembrar. Eu sei que um buraco negro foi muito importante para a história. Eu acho que foi através de um buraco negro que acabaram distorcendo o tempo”.

Apesar de ter havido uma ligeira sensação de intimidação no início, esta desvaneceu rapidamente pela dupla que começou a escrever ainda mais. “Eu penso que conforme o tempo passava, nos tornávamos menos intimidados e muito mais absorvidos na ética de Jornada”, concorda Scott. “Você não pode trabalhar nesse projeto com Gene e não se envolver com ele. A dificuldade para nós, estava em tentar fazer como se fosse um episódio explosivo de Jornada, que teve suas próprias justificações nos termos da nova escala que estava disponível para ele, pois muito do encanto da série veio do fato de que tratavam-se de grandes e idéias arrojadas em um orçamento pequeno e, claro, que a primeira coisa que um filme faria, potencialmente, era coincidir o orçamento e a escala da produção para a ousadia e o vigor das idéias. Claro que passei semanas procurando em cada episódio de Jornada, e eu acho que mais ou menos, cada membro do elenco conseguia algo e nos encontrava”.

“Ficamos surpresos que não tenha funcionado, porque parecia que iria dar certo. Não foi absolutamente uma campanha pro filme. Mas era um projeto muito emocionante para estar envolvido. Lamento que não tenha funcionado, porque teríamos gostado dele. Nós tivemos muita diversão, e foi realmente um momento agradável. Eu não me sinto triste com tudo isto. Foi apenas um desses negócios que acontece nos estúdios de tempos em tempos”.

A reação de Phil Kaufman ao cancelamento do filme não foi tão idealista. “Nós estávamos lidando com coisas importantes”, disse ele. ‘Coisas que George (Lucas) tinha um conhecimento limitado em Star Wars. Estávamos lidando muito com Olaf Stapledon (escritor britânico de scifi). Havia capítulos em Last And First Men (obra de Stapledon que fala da humanidade e dos primeiros homens) que eu estava baseando em Jornada. Essa foi minha principal coisa. Gene e eu discordávamos sobre o que a natureza de um filme realmente é. Ele ainda estava vinculado as coisas que tinha sido forçado a fazer por falta de dinheiro e pelo fato de que aqueles tempos não eram de ficção científica, do modo como estão agora. Gene tem uma maneira muito conservadora de olhar as coisas. O meu sentimento sempre foi que ele estava ancorado em uma série de TV de 10 anos atrás, que não se traduzia para uma audiência de dez anos depois, por tudo o que tinha sido feito e poderia ser feito. Durante anos eu andei em San Francisco com George Lucas falando sobre o que ele estava fazendo. Eu sabia do potencial deste tipo de material”. Talvez o mais chocante para ele tenha sido a sensação de que a Paramount cancelou o filme por causa do sucesso de Star Wars, que foi lançado em maio de 1977, e a crença de que eles haviam esgotado sua oportunidade na bilheteria. “Eles nem sequer esperaram para ver o que Star Wars”, disse Kaufman, “Eu não acho que eles tentavam entender o que o fenômeno de Jornada foi”.

“Nós consideramos o projeto para anos”, resumiu o então presidente da Paramount, Barry Diller. Nós fizemos uma série de abordagens, scripts e cada vez diziam: – “Isso não está bom o suficiente” – Se tivéssemos apenas ido em frente e feito isso, poderíamos ter produzido muito bem. No caso (de Scott-Bryant e Kaufman), foi o roteiro. Sentimos que, francamente, era um pouco pretensioso. Fomos para Gene Roddenberry, e dissemos: ‘Olha, você é a pessoa que realmente entende Jornada. Nós não. Mas o que provavelmente deveria fazer é retornar ao contexto original, para uma série de televisão”. Se você forçá-lo como um grande filme de 70 milímetros widescreen, você vai diretamente contra o conceito. Se você jogar Jornada fora, você vai falhar, porque as pessoas que gostam de Jornada, elas apenas não só gostam. Elas adoram isso”.

O projeto de Bryant e Scoot  foi rejeitado pela Paramount em abril de 1977, quando ocorreu a reescrita de Kaufman em maio (antes de Star Wars sair). Então, a Paramount decidiu produzir uma série de TV chamada Star Trek Phase II, ao vez do filme. A idéia para Star Trek: Phase II era colocar a tripulação original de novo a bordo da Enterprise para uma segunda missão de cinco anos, exceto por Nimoy. Foram escritos doze episódios e chegaram a iniciar as filmagens do primeiro, In Thy Image. Mas quando tudo estava se encaminhando para o lançamento, o negócio caiu completamente. Influenciado pelo sucesso de Star Wars e Contatos Imediatos do Terceiro Grau, a Paramount optou por transformar o piloto em um longametragem, dando origem a  Jornada nas Estrelas: O Filme.

Mas nem todo o trabalho foi desperdiçado, dois episódios foram reaproveitados para a série A Nova Geração (The Child e Devil’s Due).

Agradecimentos ao nosso amigo Gustavo Leão, editor do TrekWeb e autor do texto.

Fonte: TrekWeb e Memory Alpha