Morre Robert McCall, a arte em Star Trek: O Filme

Jornada e a exploração do espaço tiveram uma outra perda neste final de semana. O artista Robert McCall faleceu nesta sexta-feira, aos 90 anos, no Arizona (EUA). McCall passou sua carreira com uma visão de futuro não só para a NASA, como também para Hollywood, inclusive tendo pintado quadros para Star Trek: O Filme.

Robert McCall serviu as forças armadas durante a Segunda Guerra Mundial, em seguida, trabalhou como artista de publicidade antes de se tornar um ilustrador de revistas como Life, Popular Science e outras.

Ele começou a pintar o futuro no início do programa espacial, e desde então seu trabalho tem sido visto em selos postais americanos, logotipos de missões da NASA e murais (incluindo as paredes do Instituto Smithsoniano). Isaac Asimov disse uma vez que ele era “a coisa mais próxima de um artist in residence (trabalha para um determinado lugar e num período de tempo) do espaço exterior”.  

McCall também fez pinturas para Hollywood, incluindo os famosos cartazes de publicidade de 2001: Uma Odisséia no Espaço, The Black Hole, Tora! Tora! Tora!, bem como algumas pinturas conceituais para o primeiro longa de Jornada, Star Trek: O Filme (ver abaixo).

Fonte: Trek Movie e TrekToday.