CBS fala sobre o futuro dos produtos de Jornada

O site Trek Movie publicou uma entrevista com o chefe do Licensed Publishing para a CBS Consumer Products, John Van Citters, que fez breves comentários sobre a situação do licenciamento de Jornada nas Estrelas, e o que os consumidores da franquia podem esperar para os futuros produtos, incluindo livros, brinquedos, jogos de vídeo e muito mais.

2009 foi um grande ano para Jornada, o que significa que foi um grande ano para a CBS Consumer Products. A CBS é responsável por todas as licenças da marca Jornada nas Estrelas, incluindo todos os filmes e séries clássicos e qualquer coisa relacionada ao novo filme. Essa licença vai desde livros, história em quadrinhos, brinquedos, jogos, atrações, eventos, e muito mais. Nos últimos dois anos vimos um grande aumento no licenciamento da franquia com um monte de novas empresas licenciadas, incluindo a Playmates e a Mattel. Pela primeira vez em anos os produtos da franquia podem ser encontrados em grandes varejistas nos EUA como Wal-Mart, Toys R Us e Target. Este ressurgimento ainda deu a Jornada o premio Best Comeback Entertainment Property of 2009 pela Licença Global Magazine, que afirma que os produtos da CBS Consumidor “aproveitaram” o novo filme Star Trek com “uma ampla e bem planejada linha de merchandising”.

E muito desse sucesso deve-se ao executivo John Van Citters. Como fã de Jornada, Van Citters tem ajudado a guiar a marca na CBS Paramount por muitos anos. Veja agora o que a CBS planeja para os fãs da franquia ao longo de 2010 e além.

Novels e enciclopédias.

Há algumas semanas atrás, a Pocket Books anunciou que estava adiando o lançamento de quatro livros previstos para 2010, que seriam baseados em Star Trek. Todas são histórias autônomas definidas após o filme. E parece que foi o tempo de ambientação desses livros o problema. Van Citters explica a razão do adiamento e o planejamento da CBS para os próximos novels.

 
Foi decidido que a próxima sequência será melhor servida tendo J.J. Abrams e sua equipe contando histórias do que acontece em seguida com esses personagens. Isso não significa que nós não queremos histórias que ocorram neste espaço temporal, o que não significa necessariamente que nós não teremos histórias que ocorrem na linha de tempo alternativa antes do próximo filme ser lançado.

De acordo com Van Citters, a CBS, a Pocket Books e a Bad Robot estão atualmente trabalhando em conjunto num plano para ter livros ligados ao universo do filme. Quanto aos quatro livros que já foram escritos, Van Citters observa que seu estado encontra-se “em espera” e não houve ainda nenhuma decisão sobre quando é que vamos vê-los.

Outra área de livros da franquia que os fãs têm pedido refere-se ao estilo não-ficção dos manuais técnicos e enciclopédias de referência. O “Star Trek Encyclopedia” continua sendo um dos mais populares produtos de Jornada de todos os tempos. Mas nos últimos anos, novos livros de não-ficção tornaram-se mais raros, e Van Citters diz que o futuro “é uma ficção brilhante” para esse gênero, com muitos projetos atualmente em desenvolvimento. Ele confirmou que o já anunciado “Haynes Guide to the Enterprise” ainda está em desenvolvimento, e também revelou alguma informação sobre ele:

Estou muito animado sobre o Manual Haynes. Mike e Denise Okuda estão trabalhando nisso, o que me excita ainda mais a respeito do que o conteúdo terá.

Nota: O Manual Haynes é um manual técnico para carros publicado pela editora inglesa Haynes Workshop Manual que ensina os motoristas a cuidarem de suas máquinas, oferecendo detalhes de seu funcionamento.

O livro  “Haynes Guide to the Enterprise” será escrito como os guias Haynes para carros, só que direcionado para as naves USS Enterprise. Com a assessoria do casal Mike e Denise Okuda espera-se um trabalho de alta qualidade. A data de publicação não está definida ainda.

Ainda há planos para atualização da popular “Star Trek Encyclopedia“, disse Van Citters, que observou ser essa uma das perguntas mais freqüentes que ele recebe dos fãs:

Gostaríamos muito de ver a “Star Trek Encyclopedia” atualizada. É um dos meus livros favoritos, e eu mal posso esperar por uma atualização. Dito isto, é uma tremenda quantidade de trabalho. Eu não acho que os fãs podem imaginar quanto tempo, esforço e cuidados que Mike e Denise põe ao criarem esse livro e atualizar esse livro. Neste momento, eles não estão dispostos a mergulhar de volta nele, mas é uma coisa que gostaria de ver acontecer em algum momento no tempo.

Já para quem gosta de saber detalhes dos bastidores das séries e filmes, um novo livro de não-ficção está sendo produzido: “Star Trek 365″. Um livro álbum da série original, cheio de imagens de bastidores e informações. “Star Trek 365″ fará parte de uma série de livros da editora Abrams. Van Citters explica:

Os livros “Star Trek 365”  são grossos e cheios de todos os tipos de grandes fotografias. Estamos fazendo um livro que seja focado na série original. Isso vai ser um livro muito legal para se ter. Depois de ler o manuscrito agora e ver o nível do material que contem, vi que vai ser um livro muito emocionante para os fãs de Jornada. Foi escrito por Paula Block (co-autora de “Deep Space Nine Companion”) e ela acaba de fazer um trabalho fabuloso com o livro.

Star Trek 365” vai ser lançado em setembro de 2010 e já estará disponível para pré-encomenda na Amazon.

Star Trek The Experience e ST: The Exhibition & ST: Live!

Foi dito recentemente, que a CBS estaria leiloando peças do Star Trek: The Experience,  um parque temático da franquia alojado no Las Vegas Hilton Hotel. Van Citters comentou:

Estamos animados para deixar alguns destes itens à disposição dos fãs. Sabemos que não vamos usar uma grande parte dos elementos que foram utilizados na experiência original, então nós iremos torná-los disponíveis para venda direta ou leilão.

E quanto ao futuro do parque temático, Van Citters disse que não poderia dar detalhes sobre o calendário para o seu retorno, mas informou que a CBS estava atualmente trabalhando no desenvolvimento de uma nova Experience e que fazer a coisa certa é mais importante do que conseguir alguma coisa rapidamente:

 É muito importante para nós fazermos o melhor para Experience. Houve muita especulação dos fãs apenas tomando em linha sobre o que estava no Hilton e apenas deslocá-lo pela estrada, sabemos que não seria a abordagem correta. Nós não queremos fazer algo que não dê certo para Jornada e não é certo para os fãs. Então tudo o que queremos é termos certeza de que será bem feito e corretamente, e às vezes isso leva tempo.

Quanto a situação do Star Trek: The Exhibition, uma exposição de adereços de Jornada, mostrando réplicas de naves, vestuário e assessórios em museus está, agora no Tech Museum, em San Jose, CA até abril. Van Citters diz que a exposição (que esteve recentemente em Hollywood) está atualmente em fase de renovação. Van Citters disse que deveria haver um anúncio de novas datas cidades.

Star Trek Live é um espetáculo interativo de turismo que está sendo exibido em parques temáticos, centros de artes, escolas, com o objetivo de fazer demonstrações de ciência utilizando Jornada. A CBS, atualmente, está trabalhando com a empresa educacional Mad Science. Van Citters, deu um pouco mais detalhadamente sobre o que a Mad Science vai fazer para a franquia:

O que eles fazem é um show de muita energia, muito divertido e educativo para crianças, com muitas aplicações no mundo real da ciência, que faz um ajuste perfeito com Jornada.

Um anúncio sobre onde e quando Star Trek Live! será feito, ocorrerá “num futuro próximo”.

Brinquedos e Games.

Quanto aos brinquedos, em 2009 vimos os lançamentos pela Diamond Select, Funko, Mattel e Playmates Toys. Claro que no ano passado foi um ano da franquia no cinema e por isso teve muito maior vendagem. Van Citters apontou para a Diamond Select, que mostrou na Toy Fair, uma atualização mais recente deles. Quanto a Playmates, ele disse: “Eu não acho que veremos nada de novo dela em 2010”. Quanto a Mattel, Van Citters disse que eles ainda aguardam uma atividade do licenciado e mesmo que não vejamos muito produto deles como no ano passado (com SceneIt, 20Q, Barbies, e outros), deve ainda haver novos produtos, incluindo mais um “grande sucesso” de naves da linha Hot Wheels.

Em relação a novos licenciados para 2010 ou 2011, como os rumores de uma linha da Lego, Van Citters não foi específico, mas disse que as empresas estão mais abertas a Jornada:

Eu realmente não posso comentar sobre todos os negócios de licenças que não estão anunciados no momento. Mas estamos constantemente falando com as pessoas sobre o desenvolvimento de novas linhas de produtos e movendo-se para novas áreas. Há um grande interesse em Jornada, e estamos muito animados sobre o que o futuro trará para os brinquedos da franquia.

Mudando para jogos, Van Citters deu uma avaliação de como as coisas estão indo com o lançamento do Atari Star Trek Online, o mais recente jogo de video game lançado pela franquia e que continua sendo atualizado constantemente, acrescentando novos elementos do universo de Jornada. Star Trek Online foi lançado oficialmente no início deste ano, e segundo o executivo, promete ser um dos mais inovadores nesta área:

O lançamento do jogo foi um sucesso fenomenal. Tudo, desde o open beta ao lançamento, na primeira semana, tivemos sucesso em nossas projeções sobre ele. A Atari e a Cryptic já mais do que duplicaram a capacidade do servidor, adicionando mais o tempo todo. O número um para PC será lançado em 2010. A resposta dos adeptos tem sido grande, e todo mundo está aprendendo sobre o que é uma grande experiência que tem feito fãs de Jornada. O que eu estou mais animado com relação ao game, é que os jogadores ainda não viram nada. Esta é apenas a ponta do iceberg. Eles já tiveram a primeira grande expansão do jogo, que traz Borgs a frente. Há uma galáxia inteira para explorar, e uma tonelada de histórias para contar. Você vai ver coisas como Rura Penthe, os “Q” e um monte de coisas novas para explorar. Eles fizeram, do jeito que está configurada, para os fãs de Jornada, como mini-temporadas de uma série, com missões jogando como episódios.

Van Citters também está muito animado quanto a produção de um novel baseado no Star Trek Online, chamado de “A necessidade de Muitos”:

Não é o seu novel comum de Jornada, é contado na forma de um livro Studs Turkel ou semelhante a Max Brooks “World War Z”, escrito por Michael Martin e feito como uma série de entrevistas com figuras-chave do universo de Jornada. É uma maneira realmente nova e interessante de contar sobre Jornada e realmente ajuda a levá-lo para o mundo de Star Trek Online de maneira experimental. Isso realmente ajuda a explicar os dois acontecimentos políticos que estão acontecendo dentro do game. É realmente um grande companheiro para o jogo.

Embora, as coisas estejam calmas em 2010, provavelmente tomarão impulso em 2012 com a continuação de Star Trek. Van Citters explicou que os planos estão agora sob a forma de garantir o ‘universo J.J.’ uma atenção especial:

Não pode haver uma grande quantidade (de produtos) no mercado agora. Estamos em comunicação constante com a Paramount e a Bad Robot sobre os planos para o próximo filme, e os planos futuros para a mercadoria. Vocês definitivamente vão ver mais coisas, mas agora não estamos prontos para falar sobre o que serão essas coisas.

Fonte: Trek Movie