Ícones de Jornada fazem aniversário em março

Março é o mês de aniversário de dois ícones do universo de Jornada nas Estrelas. Os atores William Shatner (Kirk) e Leonard Nimoy (Spock) completam curiosamente a mesma idade, 79 anos. O TrekBrasilis faz uma pequena homenagem a esses dois grandes ídolos da televisão, desejando uma vida longa e próspera.

O polêmico ator canadense William Shatner, nascido em 22 de março de 1931, veio a bordo da Enterprise em 1966, na segunda tentativa de Gene Roddenberry, de colocar um piloto de sua série na TV. No episódio Where No Man Has Gone Before, Shatner surgiu com o personagem capitão Kirk, substituindo o ator Jeffrey Hunter (Pike), que atuou no primeiro piloto e preferiu não continuar na série por conselho da família, que o projetava como futuro astro do cinema. Hunter, após problemas de bebida e colecionado fracassos em sua carreira, morreu uma semana antes da exibição do último episódio da série original, Turnabout Intruder (mais detalhes sobre Hunter no artigo de Salvador Nogueira Jeffrey Hunter: Capitão dos capitães?).

O piloto conseguiu ir ao ar pela NBC e dar continuação a série por três anos, fazendo o sucesso que todos conhecem. Shatner ganhou a fama de ator que usava sua posição como personagem principal para roubar cenas dos outros do elenco. Além disso também ganhou fama de mulherengo, status que sempre dividiu com o próprio personagem, contracenando com várias atrizes seminuas que fizeram a alegria do figurinista da época, Bill Theiss.

Canastrão ou não, controvertido ou não, Shatner estabeleceu seu lugar na história da franquia representando aquele que, para muitos, é um dos elementos principais deste fabuloso universo da ficção científica. Mesmo após o encerramento de sua atuação em Jornada, William Shatner continuou a entreter-nos com seus trabalhos através da TV, da literatura, da música e com participações em convenções de fãs. Quem sabe ainda o veremos no universo de J. J.Abrams?

O ator Leonard Nimoy deu uma contribuição inquestionável para a saga de Jornada e logicamente o TrekBrasilis presta-lhe essa merecida homenagem. Nascido em 26 de março de 1931, Nimoy foi o segundo ator que mais atuou na franquia (o primeiro foi Michael Dorn, o Worf). Desde o primeiro piloto The Cage até o recente filme de J. J. Abrams, Star Trek, ele interpretou o personagem, considerado o mais conhecido de toda a ficção científica, o vulcano Spock.

Ator, diretor, produtor, autor, e fotógrafo, Nimoy foi indicado ao Emmy três vezes (de 1967 a 1969) por seu papel em Jornada. Curiosamente, durante as filmagens da série original, tornou-se alcóolatra, caindo em profunda depressão. Mas, com muito esforço, ele conseguiu superar esse problema e seguir com sua carreira, mesmo após o cancelamento da série. Ganhou notoriedade na Calçada da Fama de Hollywood em 1987. Entre as suas muitas contribuições em Jornada temos a idéia para o toque neural e a saudação Vulcana.

Feliz Aniversário!

Fonte: Omelete e Trek Movie