Alterações em Bashir não agradaram Siddig

Em uma entrevista para promover seu novo filme Cairo Time, o ator Alexander Siddig falou sobre seu tempo como o Dr. Julian Bashir na série Deep Space Nine, revelando  inclusive que não ficou muito feliz com as mudanças feitas em seu personagem ao longo dos anos. Saiba mais a seguir.

A entrevista foi concedida ao site UGO, durante o Tribeca Film Festival em Nova York, onde Siddig promovia seu mais recente trabalho, o drama romântico Cairo Time. No bate papo Siddig comentou a respeito de seu tempo em Deep Space Nine. O ator revelou que imediatamente após terminar a produção de Deep Space Nine ele entrou em uma “fase serena”, onde procurou se distanciar da franquia, mas “superou isso” e agora está feliz por voltar ao gênero numa série britânica Primeval.

Veja alguns trechos importantes da entrevista.

Houve algum episódio onde você leu o script e disse: “Me desculpe, mas não sei o que diabos eles estão fazendo”?

Siddig: “Sim. Foi no episódio onde eles me deram uma modificação genética”.

Nota: o episódio foi “Dr. Bashir, Eu Presumo?“, da quinta temporada, 14º episódio.

Não foi o episódio em que houve a maior mudança no seu personagem?

Siddig: “Eu não sabia sobre isso na terça-feira, e na quinta-feira o roteiro chegou – começaram as filmagens na sexta-feira. Fiquei muito chocado. Eu fiquei com a impressão de que talvez os produtores sentassem comigo e conversassem sobre as estratégias e os arcos do personagem com os atores, mas isso veio do nada e me deixaram chateado. Foi uma reação pelo fato de que o personagem era genuinamente impopular nos primeiros dias. Porque ele não era elegante, quero dizer, era um momento onde 90210 (série de temática adolescente) estava no topo das paradas na TV americana, e esse cara não era assim o galã, ele era o anti-galã”.

“Ele era um homem de ciência, ele era meio atraente, fútil para a atração das meninas. Quero dizer, foi todo o tipo errado de arquétipo. E assim eles continuaram tentando fazer as coisas para que isso acontecesse. Eventualmente, eles fizeram a coisa do Bond (referência a Bashir, Agente Secreto – 4ª temporada). Esse foi o chute inicial. Eu digo que ainda estou muito irritado. Bem, não com raiva”.

Você foi para os produtores e mostrou o seu desagrado ou apenas deixou rolar?

Siddig: “Eu fiz a única coisa que um ator pode fazer. Eu sabotei totalmente as linhas que eles me deram. Quer dizer, não podia fugir da verdade – eu pensei que estava sendo um Data, e é o que eles queriam fazer, queriam mudar os personagens de todas as séries, o qual acabaram fazendo com Voyager”.

O que pode ter sido um problema para a série. . .

Siddig: “Bem, foi um pouco negativo no fim do dia. Mas eu apenas errava as linhas (do texto), bem, eu não errava completamente, eu literalmente alfinetava as linhas por trás dos ombros de alguém, lendo-as. Eu detonava-as em torno do escritório, como se fossem linhas necessárias para a alteração. E eles entenderam a mensagem e isso caiu”.

O que os outros membros do elenco acharam? Eles ficaram do seu lado?

Siddig: “Eu tinha a reputação de ser um pouco excêntrico. Eles pensavam que eu estava sendo excêntrico. Eu tive essa reputação. Houve um tempo em que fiquei furioso, porque não estavam sendo pagos royalties a nenhum de nós – isso é bobagem, não é importante para o mundo real – mas, royalties, no entanto, não estavam sendo pagos por nossas imagens. Então eu mudei meu nome (Siddig El Fadil) por uma série de razões, e essa foi uma delas. Assim eles teriam que refazer todas as fotografias, toda a propaganda com todos os direitos sobre o nome”.

“E eu não compareci à chamada para a foto da temporada. Portanto, há uma foto da temporada (4ª) de Deep Space Nine – do elenco, sem eu estar nela, que é a única em que eu não apareci. Sendo um ingênuo de vinte e poucos anos, eu não percebi que eles imediatamente mudaram de opinião e demitiram o diretor de marketing. Então, houve um impacto real significativo para mim ser tão infantil”.

Então, isso fez acordá-lo um pouco?

Siddig: “Isso me acordou, sim, me despertou de ser ingênuo e estúpido e que as pessoas se envolveram nessas coisas”.

Quem dos velhos tempos você não mais viu e que gostava de se divertir nas convenções?

Siddig: “Você sabe que eu adoro me divertir com a Nicky deBoer (Ezri Dax). Ela é simplesmente divertida; grande menina. E se eu visse o Colm Meaney (Miles O’Brien) nós tomaríamos uma bebida e queixaríamos um do outro. Isso é tudo o que fazemos. Sei que olhando para trás a minha história com ele, eu saía com ele duas vezes por semana durante sete anos – para beber”. 

Alguma vez você realmente jogou dardos?

Siddig: “Não. Não. Isso seria muito estranho”.

É preciso haver uma separação entre arte e vida.

Siddig: “Sim, porque essa era a única separação, o jogo de dardo”.

Fonte: Trek Movie